Grécia Antiga – Exercícios Para o ENEM

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Para você que está estudando ou revisando o conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Vestibular Tradicional, a equipe do Enem Virtual preparou uma seleção com 10 exercícios relacionados ao tema Antiga Grécia.

Resolva os exercícios a seguir para avaliar seu nível de conhecimento sobre o tema e saber onde estão suas principais dificuldades. Confira:

  1. (Prof. Alfredo) Na Grécia Antiga a invasão dos dórios provocou:a) A primeira Diáspora.
    b) A formação da burguesia grega.
    c) A invasão dos macedônios
    d) A cultura helenística.
    e) A cultura cretense.
  2. (UNITAU) As cidades-estados, base da organização política que caracterizou o povo grego, …a) mantinham política comum.
    b) eram politicamente autônomas.
    c) possuíam princípios religiosos antagônicos.
    d) possuíam uma organização econômica solidária.
    e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
  3. (Prof. Alfredo) A Guerra do Peloponeso era um conflito entre duas cidades Estado e suas respectivas aliadas, que cidades foram essas?a) Atenas e Tebas.
    b) Atenas e Beócia.
    c) Corinto e Tebas.
    d) Dórios e Aqueus.
    e) Esparta e Atenas.
  4. (PUCCAMP) “É precisamente para assegurar o reino da igualdade, para permitir que os mais humildes cidadãos assumam uma parte legítima na vida política, que o Estado concede uma remuneração àqueles que se colocam ao seu serviço participação das Assembleias.” O texto referente à Atenas, no século V, expressa:

    a) o interesse do Estado em criar uma sociedade igualitária, remunerando melhor os funcionários públicos.
    b) a necessidade de estimular os desinteressados habitantes da das Assembleias políticas.
    c) a fragilidade da democracia ateniense, uma vez que aos cidadãos não correspondiam direitos políticos, apenas obrigações.
    d) a preocupação do regime democrático em garantir o direito de igualdade política aos cidadãos atenienses mais pobres.
    e) a determinação dos tribunais atenienses em banir a escravidão no vasto território grego sob o seu domínio.

  5. A respeito das Diásporas gregas é verdadeiro afirmar que:01) A primeira foi causada pela invasão dos dórios.
    02) A segunda foi causada pela desintegração dos genos ou núcleos familiares.
    04) Os dórios acabaram pegando para eles as melhores terras.
    08) Na segunda diáspora, os povos acabaram por colonizar o litoral sul da E norte da África.
    16) Na África os gregos foram expulsos pelos medas.

    Soma: ____.

  6. (UEPG) O escravismo antigo foi uma invenção do mundo greco-romano que forneceu a base última tanto das suas realizações como do seu eclipse. Sobre esse sistema, assinale o que for correto.01. Nas duas grandes épocas clássicas da Antiguidade, a Grécia dos séculos V e IV a.C. e Roma do século II a.C. ao II d.C., a escravatura foi massiva.
    02. A liberdade e a escravatura helênicas eram indivisíveis: cada uma delas era condição estrutural da outra.
    04. As cidades-estados gregas tornaram a escravatura pela primeira vez absoluta na forma e dominante na extensão, transformando-a de recurso subsidiário em modo de produção sistemático.
    08. Instituição solidamente enraizada na abolição: mesmo nas grandes rebeliões de escravos, os revoltosos em geral almejavam a liberdade individual e não a supressão do sistema.
    16. A manumissão, concessão de liberdade ao escravo, foi uma prática generalizada na Roma escravista.

    Soma: ____.

  7. (UFPEL) “A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre diferentes. O escravo tem corpo forte, adaptado para a atividade servil, o homem livre tem corpo ereto, inadequado para tais trabalhos, porém apto para a vida do cidadão. Na cidade bem constituída, os cidadãos devem viver executando trabalhos braçais (artesãos) ou fazendo negócios (comerciantes). Estes tipos de vida são ignóbeis e incompatíveis com as qualidades morais. Tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania. Isso porque o ócio é indispensável ao desenvolvimento das
    qualidades morais e à prática das atividades políticas.”

    (ARISTÓTELES (384–322 a.C.). “Política” [Adapt.])
     

    Esta ideologia foi produzida na (o):

    a) Período Homérico e manifesta o pensamento burguês em relação a todas as classes sociais.
    b) Império Romano e apresenta resquícios nas discriminações étnicas vigentes nos Estados Unidos da América.
    c) Antiga Grécia e reflete o preconceito presente ao longo da história da sociedade brasileira.
    d) Período Arcaico, em Atenas, quando era necessário estabelecer legitimações para as expansões colonialistas modernas.
    e) Idade Antiga, mas foi eliminada, após a Revolução Francesa, pela filosofia Liberal.

  8. (UEL) Leia o texto a seguir. “[…] Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania, ou junta
    conspiradores, ou se alguém atenta contra o povo de Atenas ou contra a Democracia em Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre de processo. […] Se alguém, quando o Povo ou a Democracia, em Atenas, tiver sido deposto, dirigir-se-á ao Areópago, reunindo-se em conselho e deliberando sobre qualquer assunto, perderá sua cidadania, pessoalmente e seus descendentes, seus
    bens confiscados, cabendo à Deusa o dízimo […].”

    (Lei Ateniense contra a Tirania, 337 representando a Democracia Apud FUNARI, P. P. A. “Antigüidade Clássica. A história e a cultura a partir dos documentos”. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. 2 ed. p. 90.)

    A lei Ateniense contra a tirania de 337 a.C. insere-se na passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico.
    Neste contexto, analise as afirmações a seguir:

    I. As póleis gregas encontraram–se, no decorrer do século IV a.C., crescentemente marcadas pelas disputas internas e externas.
    II. Esse documento retrata os conflitos em Atenas, uma vez que sua leitura evidencia a necessidade de instrumentos legais para a defesa interna da democracia.
    III. As póleis gregas encontravam-se em um momento de paz, no decorrer do século IV a.C., sem que houvesse o risco de atentados contra a democracia.
    IV. Em um momento em que as cidades gregas perdiam sua autonomia, procurava-se preservar as relações de poder no interior da polis.

    Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.


    a) I e III.
    b) I e IV.
    c) II e III.
    d) I, II e IV.
    e) II, III e IV.

  9. (UFPR) “Xerxes não enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submissão dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lançado no Báratro enquanto que os lacedemônios atiraram-se nos num poço, dizendo-lhes que dali tirassem terra e água para levarem ao rei. Espértias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceram-se para sofrer castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse impor-lhe pela morte dos arautos enviados a Esparta. […] Partindo para Susa, foram ter à casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa marítima da Ásia. […] Depois de convidá-los a participar da sua mesa, assim lhes falou: ‘Lacedemônios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situação privilegiada que desfruto, que ele sabe premiar o mérito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria também, a cada um de vós, um governo na Grécia, se quisésseis reconhecê-lo como soberano’. ‘Senhor – responderam os jovens – sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas doçuras. Se já a tivésseis algum dia conhecido, estimular-nos-ei a lutar por ela, não somente com lanças, mas até com machados’.”
    (“HERÓDOTO”. História. São Paulo: Tecnoprint, s/d, p. 340)
     

    Com base no texto de Heródoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir:

    1. A narrativa de Heródoto concebe o tempo como cíclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da história permite a correção dos erros do passado.
    2. Em seu texto, Heródoto atribui às Guerras Greco-Pérsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos.
    3. Heródoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume político compartilhado por gregos e persas.
    4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Heródoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de “os bárbaros da Antiguidade Clássica”.

    Assinale a alternativa correta.

    a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
    b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
    c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
    d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
    e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  10. (UFRS) Leia o excerto a seguir: “Quem quer que, por ignorância, vá ter às Sereias,
    [e o canto
    delas ouvir, nunca mais a mulher nem os tenros
    [filhinhos
    hão de saudá-lo contentes, por não mais voltar
    [para casa.
    Enfeitiçado será pela voz das Sereias maviosas.”

    Este excerto faz parte da obra escrita por um importante poeta grego, por volta do século VIII a. C. O nome do autor do poema e o título da respectiva obra são:

    a) Homero, “A Ilíada”.
    b) Hesíodo, “Os Trabalhos e os Dias”.
    c) Hesíodo, “Teogonia”.
    d) Homero, “A Odisséia”.
    e) Heródoto, “História”.

Gabarito

Confira as respostas dos exercícios propostos acima:

  1. A
  2. B
  3. E
  4. D
  5. 01 + 02 + 04 + 08 = 15
  6. 01 + 02 + 04 + 08 +16 = 31
  7. C
  8. D
  9. C
  10. D

Por: Vestibular BR Cursinho

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