Bolsas remanescentes do Prouni: entenda como funciona

Prouni — Escrito por

Nem tudo está perdido! Os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada, na segunda chamada nem na lista de espera do ProUni podem sim conseguir uma bolsa de estudos pelo programa.

É que, depois de encerrado o processo seletivo regular, o ProUni abre as inscrições para os interessados em ocupar as bolsas remanescentes.

Quer saber o que são essas bolsas, qual o processo e os requisitos para consegui-las? Então fique aqui com a gente. Vamos explicar tudo e ainda dar exemplos de boas faculdades que oferecem bolsas pelo Programa!

O que são bolsas remanescentes do ProUni?

As bolsas remanescentes são as vagas que não foram ocupadas ao longo do processo regular do ProUni. Podem concorrer a essas vagas os candidatos que tenham realizado a inscrição em cursos que não formaram turma. Além disso, professores da rede pública e estudantes que tenham participado do Enem a partir de 2010 também podem se inscrever para tentar conseguir a bolsa remanescente.

Vale acrescentar que no caso dos professores, é necessário integrar o quadro permanente da escola, além das vagas serem exclusivas para os cursos de licenciatura. Já em relação ao Enem, é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

Como conseguir bolsa do ProUni?

Para conseguir uma bolsa integral, que cobre 100% da mensalidade, o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.

Candidatos com renda familiar bruta mensal entre um 1,5 e 3 salários mínimos podem se candidatar a uma bolsa parcial, que cobre 50% da mensalidade (o restante deve ser pago pelo estudante).

Além dos requisitos da renda familiar e desempenho no Enem, é necessário se enquadrar em alguma das seguintes situações:

  • Ter cursado o ensino médio em escolas públicas ou na rede particular de ensino na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino, concorrendo a uma bolsa de licenciatura. Nesse caso, não é preciso comprovar renda.

Qual o período de inscrições para bolsas remanescentes do ProUni?

A inscrição para concorrer às bolsas remanescentes só abre após o encerramento da matrícula dos candidatos que foram selecionados pela lista de espera.

O calendário do ProUni costuma obedecer às seguintes etapas:

  1. Abertura das inscrições (geralmente numa terça-feira)
  2. Encerramento das inscrições (geralmente na sexta-feira da mesma semana)
  3. Resultado da primeira chamada (na segunda-feira seguinte ao encerramento das inscrições)
  4. Período de alguns dias para os candidatos da primeira chamada comprovarem as informações e fazerem a matrícula
  5. Resultado da segunda chamada
  6. Comprovação de informação e matrícula dos candidatos convocados em segunda chamada
  7. Abertura das inscrições para participar da lista de espera
  8. Comprovação e matrícula de quem passou em lista de espera
  9. Abertura do processo de inscrição para ocupar vagas remanescentes

O ProUni acontece duas vezes por ano, normalmente em janeiro e em junho. A cada edição, as datas de inscrição para concorrer às bolsas remanescentes variam.

Como se inscrever para concorrer a uma bolsa remanescente do ProUni?

A inscrição pode ser efetuada somente pela internet, diretamente no site oficial do ProUni. Antes de efetivar a candidatura, é necessário se cadastrar no sistema destinado às bolsas remanescentes. Nesse cadastro, o candidato precisa informar o CPF e a data de nascimento. Feito isso, o próprio sistema automaticamente irá verificar se o candidato participou do Enem e se atingiu a pontuação necessária.

Em algumas situações, não é necessário apresentar o desempenho no Enem para concorrer a uma bolsa remanescente. Nesse caso, é só marcar a opção correspondente e avançar com a inscrição. O site é autoexplicativo e basta ir completando o cadastro até concluir o processo.

Onde estudar com bolsa do ProUni

Confira algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que costumam oferecer bolsas de estudos parciais e integrais pelo ProUni:

 

 

Está se preparando para o Enem ou Vestibular e precisa de uma forcinha? Confira alguns cursinhos:

Veja também:

Saiba como funcionam as cotas do ProUni

E aí, você já sabia da existência das bolsas remanescentes? O que achou dessa oportunidade do ProUni? Compartilhe conosco as suas opiniões e dúvidas através dos comentários!

 

Tags: ,

Comente