Como a UFRGS calcula a nota do Vestibular?

Prouni — Escrito por

No vestibular da UFRGS, gabaritar uma prova não é garantia de aprovação. Isso porque a instituição, ao calcular a nota final, valoriza o candidato que mantém um bom desempenho em todas as disciplinas, por meio da fórmula da média harmônica ponderada. Coordenador de informática do processo seletivo da universidade, Roberto Macedo explica que, na média aritmética, basta somar as notas e dividir pelo número de provas.

Na harmônica, entretanto, leva-se em consideração os pesos de cada prova e os escores padronizados. – Se o aluno vai muito mal em algumas matérias, a média baixa bastante.

A universidade busca estudantes bem preparados em todas as áreas do conhecimento – afirma. Enquanto a harmônica é a média calculada com as notas de todas as disciplinas, o escore padronizado é o desempenho do candidato em cada uma das provas. Segundo Macedo, a padronização do escore serve para fugir do número bruto de acertos – dizer que uma pessoa fez 20 acertos não significa nada sem especificar o número de questões.

Outras informações necessárias são a média geral e o desvio padrão (o quanto os candidatos se afastaram da média).

Por: Zero Hora

Tags: , ,

Comente