Como Acordar Cedo

Enem 2011 — Escrito por

Acordar cedo não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, principalmente os estudantes, pois eles raramente conseguem dormir logo, já que estão acostumados com uma rotina agitada e seu corpo demora mais para descansar. Estatisticamente as pessoas com os melhores desempenhos no trabalho e na escola, são aquelas que acordam cedo e dispostas, pois tem uma boa e tranquila noite de sono.

Como Acordam os Estudantes?

Segundo o preparador físico Nuno Cobra as pessoas precisam dormir de 7 a 9 horas por noite. Dormir pouco prejudica o desempenho, mas o oposto também não é de grande ajuda. Se ilude quem pensa que dormir 8 horas por dia significa ir para cama às 2 da manhã e acordar às 10. É preciso dormir em horários regulares, para que o corpo possa descansar, se recuperar e o cérebro processar as informações adquiridas no dia anterior. Desta forma não só dormir bem, como acordar cedo é fundamental para um corpo disposto e um aprendizado eficiente.

Uma noite de sono desequilibrada ou mal dormida pode:

  • Reduzir drasticamente o seu sistema imunológico.
  • Prejudicar gravemente a sua memória. Uma noite de sono de 4 a 6 horas, ou uma noite interrompida (acordando várias vezes), pode ter impacto na sua capacidade de pensar claramente no dia seguinte
  • Prejudicar o seu desempenho em tarefas físicas ou mentais e diminuir sua capacidade de resolução de problemas
  • Deixar-lhe indisposto para tarefas simples.

Como Acordar Cedo:

O Enem Virtual preparou uma lista com dicas que lhe ajudarão a descobrir como acordar cedo e aproveitar o máximo de sua noite de sono para conseguir o melhor desempenho em seus estudos e atividades.

As dicas abaixo foram elaboradas baseadas em estudos científicos comprovados que ajudam pessoas em todo mundo a obter o melhor retorno pela sua noite de sono.

  • Durma em completa escuridão: mesmo com pouca luz no quarto, o seu relógio interno pode ficar perturbado e a produção, em sua glândula pineal, de melatonina e serotonina pode ser reduzida.
  • Mantenha a temperatura em seu quarto abaixo de 21 graus: estudos mostram que a temperatura ambiente ideal para o sono é geralmente mais baixa.
  • Coloque despertadores e outros dispositivos elétricos longe de sua cama: eles podem atrapalhar seu sono
  • Evite o uso de despertadores barulhentos: é muito estressante para seu corpo ser acordado de repente. Se você estiver dormindo o suficiente, um alarme pode até mesmo ser desnecessário.
  • Reserve sua cama para dormir: se você está acostumado a ver televisão ou fazer um trabalho na cama, você pode achar mais difícil relaxar e cair no sono, por isso evite fazer essas atividades na cama.
  • Defina uma hora regular de ir para cama: vá para a cama no mesmo horário todas as noites. Escolha um horário em que você normalmente se sente cansado, de modo que você não fique se virando na cama até dormir. Tente não quebrar esta rotina nos fins de semana, quando pode ser tentador ficar acordado até tarde. Afinal, como acordar cedo se você não vai cedo pra cama?
  • Não beba qualquer líquido até 2 horas antes de ir para a cama: isto irá reduzir a probabilidade de ir ao banheiro durante a noite.
  • Coma proteína algumas horas antes de dormir: isto pode aumentar a ingestão do L-triptofano, necessário para a produção de melatonina e serotonina.
  • Coma um pequeno pedaço de fruta: isso pode ajudar o triptofano atravessar a barreira hemato-encefálica.
  • Evite comer lanches e salgadinhos antes de dormir: especialmente grãos e açúcares. Estes irão elevar o açúcar no sangue e adiarão a chegada do sono. Mais tarde, quando a taxa de açúcar no sangue cair, você pode acordar e ter dificuldade de voltar a dormir.
  • Não exerça atividades estimulantes até 1 hora antes de ir pra cama: isso significa sair do computador, parar de conferir o Facebook, desligar o telefone, desligar a tv e relaxar uma hora antes de ir dormir.

Estas dicas lhe ajudarão a descobrir não apenas como acordar cedo, mas a ter uma excelente noite de sono que irá lhe ajudar a ter um melhor desempenho maior no dia seguinte.

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