Precisa mudar seus dados do ENEM? Podemos te ajudar

Enem — Escrito por

O processo de inscrição do Enem é bastante simples. O que talvez dê um trabalhinho maior é preencher o cadastro com informações pessoais, questionário socioeconômico, opção de língua estrangeira, números de documentos, etc.

Nesse mar de informações, pode ser que alguma coisa escape. Aconteceu com você? Precisa mudar ou corrigir algum dado que preencheu na inscrição do Enem?

Vamos ajudar a entender quais dados precisam ser preenchidos na inscrição do Enem e o que fazer para alterar as informações. Confira!

 

Quais são os dados pedidos pelo Enem?

Assim que for divulgado o período de inscrição do Enem, a primeira providência a tomar é ler com atenção o edital do exame. Ali estão todas as instruções (todas mesmo!) sobre como se inscrever, quanto custa, quando serão as provas, como elas vão ser corrigidas, quando sai o cartão de confirmação, em que cidades o Enem vai acontecer, etc.

Entre elas, estão também todos os dados que você vai precisar informar no momento da inscrição. De maneira geral, são:

  • Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, etc.
  • Dados de contato: além do endereço, é obrigatório informar um e-mail pessoal válido (somente um por inscrição, não é permitido usar o mesmo e-mail para mais de um participante) e um número de telefone celular
  • Documentos: CPF e RG
  • Opção de língua estrangeira: Inglês ou Espanhol
  • Município onde vai fazer a prova: você deve selecionar a cidade onde mora. Caso ela não esteja na lista, escolha a mais próxima. A confirmação do local de prova vem só depois e alguns participantes podem ser remanejados para municípios vizinhos.
  • Necessidade de atendimento específico ou especial: guardadores de sábado, mães que estarão amamentando no dia da prova, pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção, etc. devem marcar a opção correta para receber o atendimento. Os casos estão todos descritos no edital.
  • Opção de usar o Enem para obter o certificado do ensino médio: quem não cursou uma escola regular e tem mais de 18 anos pode usar a nota do Enem para receber o certificado.

 

Quais dados da inscrição do Enem podem ser mudados?

Lembra o que a gente falou sobre ler o edital com atenção? O tempo que você investir nisso pode evitar várias dores de cabeça mais adiante.

O ideal é preencher corretamente todos os dados da primeira vez, mas erros acontecem, né? Se lá pelas tantas você perceber que se enganou na hora de marcar o idioma, tem um número de documento errado ou esqueceu de selecionar uma informação importante, não tem problema.

Você vai poder alterar todos os dados informados, desde que dentro do prazo determinado pela organização do Enem (veja a seguir).

 

Quando pode mudar os dados do Enem?

O prazo para fazer alterações nos dados que você preencheu no Enem varia a cada edição e sempre é informado no edital.

Normalmente, só é possível alterar os dados enquanto estiverem abertas as inscrições. É que, uma vez encerrada essa etapa, começa toda a logística de preparação do Enem – distribuição dos participantes entre os locais de prova, planejamento da quantidade necessária de fiscais de sala, determinação de quantas provas serão impressas e para onde serão enviadas, etc.

O que a gente recomenda é o seguinte:

  • Leia o edital (todinho!)
  • Faça sua inscrição logo nos primeiros dias
  • Confirme todos os dados antes de enviar o formulário
  • Revise em seguida e, caso precise alterar alguma coisa, fique de olho no prazo

 

Onde e como mudar os dados do Enem?

Alterar seus dados do Enem é fácil e não tem burocracia. Dentro do período estabelecido pelo edital, faça o seguinte:

  1. Acesse a Página do Participante do Enem.
  2. Informe os dados de acesso: número de inscrição ou CPF e senha.
  3. Localize o que precisa mudar, faça as alterações e envie. Aguarde para ver se os dados foram salvos pelo sistema.

 

Como recuperar a senha do Enem?

Caso não se lembre mais da senha de acesso do Enem, não tem problema. O sistema permite fazer a recuperação de forma rápida. Basta seguir as orientações da tela.

 

Posso alterar meu endereço depois do prazo?

Não. O edital do Enem não permite fazer alterações após o encerramento das inscrições. Se você precisou se mudar e tem medo de não poder receber os comunicados do Enem, pode ficar tranquilo.

O Enem não envia mais nada pelo correio! Os resultados podem ser consultados pela internet e a partir da edição de 2015 o MEC parou de enviar os cartões de confirmação de inscrição para a casa dos candidatos. Agora ele deve ser acessado na página do participante.

 

Quero usar meu nome social no Enem, como faço?

Todas as regras sobre o uso do nome social no Enem estão no edital. Os prazos e procedimentos podem mudar a cada edição. Em 2016, por exemplo, as inscrições aconteceram em maio e a solicitação de uso de nome social foi feita em junho, por meio de um formulário eletrônico específico.

 

Faculdades que aceitam a nota do Enem

Cada vez mais universidades públicas e privadas usam a nota do Enem como forma de classificar seus alunos, seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ou ingresso direto.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também:

Qual a nota mínima para passar no Enem?

 

Conseguiu alterar seus dados? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente