Como conseguir o FIES

Fies — Escrito por

Para quem deseja fazer um curso de ensino superior, mas não tem condições financeiras para pagá-lo, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma excelente alternativa.

O programa do Ministério da Educação (MEC) ajuda a pagar a faculdade e o estudante só começa a pagar depois de terminar o curso. Tudo isso parece excelente, não é? Mas você sabe como poderia participar do programa?

Quem pode se candidatar ao FIES?

Para participar do FIES é obrigatório ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa. Além disso, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

 

Cursos financiados pelo FIES

O FIES acontece duas vezes por ano e a cada edição a oferta de vagas muda. O MEC faz a distribuição de acordo com o orçamento disponível, priorizando algumas áreas do conhecimento (Saúde, Engenharia e Formação de Professores) e regiões mais necessitadas.

O melhor jeito de saber se o curso que você pretende financiar está disponível no FIES é acessar o site do FIES Seleção durante o período de inscrições divulgado pelo MEC.

Fases do FIES

Quem for selecionado para o FIES deve ficar atento aos prazos e procedimentos para concluir seu contrato. O candidato terá alguns dias para fazer o cadastro em outro sistema, o SisFIES, depois comprovar documentação na faculdade e finalmente contratar o financiamento no banco.

Em seguida, começam as três fases do FIES:

  • Utilização: enquanto durar o curso, o estudante só paga parcelas trimestrais referentes aos juros do financiamento.
  • Carência: após se formar, o estudante tem alguns meses para se reorganizar financeiramente. Durante esse período, só precisa pagar os boletos trimestrais referentes aos juros.
  • Amortização: somente depois de encerrada a fase de carência é que o estudante vai começar a quitar a dívida do FIES, que pode ser parcelada em vários anos.

 

Necessidade de fiador

Para assinar o contrato de financiamento, é exigida a apresentação de um ou mais fiadores, a depender da modalidade de fiança ajustada. Se houver dificuldade em conseguir um fiador, o estudante ainda poderá recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), desde que atenda aos requisitos exigidos por esta iniciativa.

 

Universidades que participam do FIES

Todas as faculdades participantes do FIES são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. A lista completa, com todas as instituições onde há vagas disponíveis para financiamento, só é divulgada quando abrem as inscrições e muda a cada edição.

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Descubra quantos pontos você precisa ter tirado no Enem para obter o FIES

Vai pedir o FIES?  Conte para a gente nos comentários!

Tags: , , ,

Comente