Como Conseguir uma Bolsa de Estudos

Bolsas de Estudo — Escrito por

Conseguir uma bolsa de estudos é um sonho cultivado por milhões de estudantes que estão na luta para pagar as mensalidades do curso superior. A gente sabe que fazer uma graduação não custa barato!

O bom é que existem algumas opções para quem deseja uma bolsa integral ou até um desconto nas mensalidades – o que já ajuda bastante no orçamento. As formas de conseguir uma bolsa ou abatimento vão variar de faculdade para faculdade, mas algumas são comuns à maioria – como os programas do Governo Federal, por exemplo.

Veja como conseguir uma bolsa de estudos e fazer seu curso superior sem apertos! Conheça também algumas universidades que oferecem este benefício aos seus atuais e futuros alunos.

 

Bolsa de estudos do Governo Federal

O Governo Federal tem o maior programa de bolsas de estudos do Brasil, o Programa Universidade para Todos – ou ProUni, como é mais conhecido.

Com o ProUni, são distribuídas todos os anos milhares de bolsas integrais e parciais para estudantes de todo o País. O alvo são aqueles que têm bom nível de conhecimento mas não conseguem bancar uma faculdade privada.

Muitas das principais universidades privadas com boa avaliação junto ao MEC participam do ProUni.

O ProUni usa o desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de classificação.

Veja os principais requisitos para conseguir sua bolsa do ProUni:

  • Ter feito o Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação.
  • Comprovar renda familiar bruta de até 3 salários mínimos.
  • Não ter diploma de curso superior.

Dependendo da renda, o candidato pode receber uma bolsa integral (que paga toda a mensalidade) ou uma parcial, que paga metade. O MEC oferece o benefício em praticamente todos os cursos, mesmo aqueles mais caros, como Medicina, Odontologia e Engenharia.

O sistema de seleção de bolsas é automatizado e acontece duas vezes ao ano, sempre nos meses de janeiro e junho. Muitas vezes, para conseguir o benefício é preciso apresentar um desempenho acima do mínimo exigido. As notas para entrar em Medicina, por exemplo, podem chegar a 800.

O ProUni também oferece bolsas em cursos a distância (EAD).

 

Bolsas oferecidas por faculdades privadas

Aqui o céu é o limite. Existem muitas formas diferentes de conseguir uma bolsa de estudos numa faculdade privada. A maioria tem programas próprios e os descontos podem chegar a 80% da mensalidade. Em outros casos, o aluno não paga um centavo sequer para estudar.

Para saber exatamente como é a sistemática de concessão de bolsas, o candidato deve consultar diretamente o site da faculdade desejada. Os benefícios mais comuns são:

  • Nota do Enem – a fim de atrair novos talentos, muitas faculdades privadas oferecem bolsas parciais a alunos com bom desempenho nas provas. Os descontos podem chegar a 50% em alguns casos, ou permitir que o candidato estude um semestre inteiro sem pagar nada, por exemplo.
  • Mérito acadêmico – alunos já matriculados e com desempenho excepcional podem ganhar bolsas de estudo. É uma forma de estimular esses talentos a continuarem estudando. As bolsas podem ser parciais ou totais.
  • Convênio com empresa – quem trabalha em empresa de médio ou grande porte provavelmente vai encontrar convênios com várias universidades. A ideia é investir na formação do quadro funcional. As bolsas nesse caso podem ir de 20 a 50%. O desconto dura enquanto o estudante mantém vínculo empregatício. Consulte sua empresa para saber mais detalhes.
  • Programa de indicação – quem já estuda em determinada instituição e indica amigos pode ganhar bolsa de até 100% das mensalidades por um determinado período, caso o indicado se inscreva na faculdade.
  • Segunda graduação – muitas instituições oferecem descontos permanentes àqueles que desejam voltar a fazer um curso superior. O valor pode chegar a 30% do valor da mensalidade.
  • Transferência – quem está pensando em mudar de faculdade deve ficar de olho no programa de descontos da instituição desejada. Muitas oferecem bolsas de até 40% durante todo o curso.
  • Desconto familiar – quem tem várias pessoas da mesma família estudando numa mesma faculdade pode ter direito a bolsas de estudos parciais. Os descontos variam de acordo com a instituição, mas normalmente são de 20% para cada estudante!
  • Bolsas de pesquisa – muitas universidades oferecem bolsas integrais aos alunos interessados em desenvolver alguma atividade de iniciação científica. Além de ampliar ainda mais os conhecimentos, ele ainda estuda sem pagar nada! Algumas faculdades possuem programas próprios e outras são conveniadas com órgãos públicos de fomento à pesquisa. Informe-se na instituição de seu interesse.
  • Bolsa-trabalho – muitos alunos conseguem abater o valor da mensalidade prestando serviços à faculdade onde estuda. Um trabalho de meio período pode render um belo desconto. Os trabalhos são os mais diversos: ajudar na biblioteca, auxiliar professores, fazer monitoria de laboratórios, prestar serviços administrativos, etc.
  • Bolsa para funcionários de faculdades – quem trabalha em uma faculdade pode conseguir um abatimento da mensalidade caso tenha interesse em entrar no ensino superior ou fazer uma pós-graduação. Os descontos para funcionários podem chegar a 80%!

Atenção: nos casos acima, a oferta de bolsas varia de acordo com o curso, unidade e modalidade de ensino. As instituições são livres para definir seus programas.

 

Instituições que oferecem bolsa de estudos

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que possuem diversas modalidades de bolsas de estudos:

 

Veja também:

Que nota preciso tirar no Enem para conseguir bolsa do ProUni?

 

Está a fim de uma bolsa de estudos? Qual das opções apresentadas parece mais interessante para você? Conte para a gente nos comentários!

Tags:

Comente