Como é corrigida a Redação do Enem

Redação — Escrito por

Cada redação do Enem é corrigida por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro.

 A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 300 pontos ou mais na nota atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1000), a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor.

A nota atribuída pelo supervisor substitui a nota dos demais corretores. De acordo com o edital, o Inep considera que a metodologia empregada na correção das redações contempla recurso de ofício.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada “em branco”; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “texto insuficiente”; Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “anulada”.

O que vale nota

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Será desconsiderada a redação que:

Não atender à proposta solicitada (fuga ao tema)
Não se caracterizar como dissertação
Textos assinados pelo participante
Folha em branco ou com menos de sete linhas escritas
Redação com impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação

Como será calculada a nota da redação?

Cada competência é avaliada como insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis são representados por pontos, respectivamente, 2,5, 5,0, 7,5 e 10. A nota global da redação é dada pela média aritmética simples das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.
A redação será desconsiderada se você fugir ao tema ou à estrutura definidos previamente. Também será desconsiderada se você identificar a redação com a sua assinatura.

Tags:

Comente