Como Estudar para o Vestibular

Dicas do Vestibular, Enem 2011 — Escrito por

Como Estudar para o Vestibular

Estudar para o vestibular e Enem não é fácil. Há uma quantia enorme de fórmulas que você precisa se lembrar e há uma quantia grande de matéria que você precisa aprender. Estudar para as faculdades mais concorridas é mais difícil ainda, você estará disputando uma vaga com os alunos mais preparados do país, vindo de diversos cursos e escolas e alguns já estão há mais de 3 anos se preparando. Ser aprovado nessas faculdades é estar acima da média, e para conseguir um resultado melhor que a maioria, é preciso ter uma preparação diferenciada.

Você é diferente de todos os outros estudantes que estão prestando vestibular. Existem diversos tipos de estudantes, alguns estudaram muito a vida inteira, outros não deram muita atenção aos estudos, alguns estudaram apenas o suficiente para “passar de ano”, e você, que tipo de estudante você é?

A resposta a essa pergunta é o ponto inicial do seu plano de estudo, se você sempre foi um aluno dedicado, veio de um colégio exigente e estudou bastante, ser aprovado nos melhores cursos não será tarefa difícil, esse ano de estudos servirá apenas como uma revisão.

Mas se você foi um aluno relapso não se desespere, nem tudo está perdido, você pode mudar essa situação. Com muita dedicação e força de vontade você poderá estar preparado para os mais difíceis e concorridos vestibulares.

Esse guia é muito útil para qualquer tipo de aluno que esteja disposto a dedicar esse ano para o vestibular. Muitas vezes você será tentado a desistir, se sentirá cansado, exausto e sem ânimo, mas lembre-se que se você persistir até o fim, o resultado será recompensador.

Uma pergunta que eu frequentemente ouço é: “Como eu posso estudar para o vestibular das melhores faculdades?”. Esta é uma pergunta difícil de responder, mas espero que os conselhos a seguir sejam de grande ajuda. Lembre-se que cada um tem seu próprio estilo de aprendizagem e necessidades. O segredo é se tornar um aluno ativo e dedicado, que sabe gerenciar bem seu tempo.

Como Estudar para o Vestibular

Crie uma agenda

A primeira coisa que você precisa pensar é como planejar e organizar seu tempo. Determine um tempo de estudo diário, levando em conta suas outras atividades da semana. Digamos que você se dispôs a estudar 5 horas por dia após as aulas.

Desse modo você está estudando aproximadamente onze horas por dia (dependendo de quanto tempo você passa na escola, cursinho, etc.), isto significa que você estará passando aproximadamente 11 horas por dia se preparando para o vestibular.

Isto lhe deixa com 13 horas livres. É o suficiente, lembre-se que dessas 13 horas que lhe restam você deverá separar 8 horas para dormir, com isso lhe sobram 5 horas, dessas 5 horas, separe pelo menos uma hora e meia para fazer as refeições e ir e voltar do cursinho (escola, etc.). Sendo assim, lhe restam 3 horas e meia livres por dia.

Cronometre Seu Tempo de Estudo

Agora cronometre seu estudo. Não pare de estudar antes de acabar o tempo de estudo que você determinou. Cronometre também suas outras atividades como ver TV, conversar com os amigos, praticar esportes. Cronometrando também suas outras atividades você se disciplina a manter sempre os mesmos horários.

Cumpra seu horário

Agora vem a parte mais difícil: CUMPRA SEU HORÁRIO!! NÃO IMPORTA O QUÃO DIFÍCIL ISSO SEJA. Isto envolverá muita disciplina, mas a perseverança será recompensada.

Quantidade contra qualidade de estudo

Não confunda quantidade (horas) de estudo com qualidade de estudo. Concentre-se em um estudo de qualidade que significa estar atento e envolvido todos os minutos que estiver estudando com a matéria estudada, prestando muita atenção, fazendo anotações, reescrevendo passagens importantes, resolvendo os exercícios e tirando suas dúvidas.

Durma bem

Como estudar para o vestibular se você está morto de cansado no dia seguinte? Não passe a noite inteira estudando, nem durma menos para poder passar mais tempo lendo a matéria e fazendo os exercícios. Um cérebro cansado não pode assimilar o conhecimento de forma eficiente. Tenha certeza que você terá uma noite de sono tranquila e regular e lembre-se que dormir em excesso também é prejudicial.

Se alimente corretamente

Faça uma dieta adequada com muitas frutas, grãos e legumes. Salgadinhos, frituras e refrigerantes não fazem parte de uma dieta adequada para quem está prestando vestibular.

Não estude em seu quarto

Evite estudar em seu quarto ou em qualquer outro cômodo de sua casa. Há muitas distrações, como o telefone, a televisão, internet, rádio, roupa suja, pratos que empilham em cima da pia, as bagunças que você fez, revistas, sua/seu namorada(o) que aparece sem avisar, o seu amigo que vem lhe pedir um conselho, etc. Escolha um lugar quieto como a biblioteca ou a sala de estudos.

Não há como estudar para o vestibular em grupos muito grandes. Estude por conta própria ou em um grupo de não mais que 3 pessoas.

Faça rotina de estudo por conta própria. Porém, eu conheci vários casos em que os estudantes que estudaram em um grupo pequeno tiveram um bom desempenho. Discutir a informação pode ajudar a identificar suas áreas fracas e fortes. Porém, um estudo em grupo eficiente muito dependerá de seu companheiro de estudo. Mas lembre-se, o estudo em grupo não substituirá o estudo individual.

Não falte às aulas

Estatísticas indicam que alunos regulares que raramente faltam às aulas tem um melhor desempenho. Estude bastante e frequentemente, para que seu cérebro acostume a trabalhar bastante.

Geralmente os primeiros dias de estudo são os mais difíceis, seu cérebro está ainda preguiçoso e muito descansado por causa das férias. Acostume seu cérebro a trabalhar. Isto significa que você deve ser realista sobre a quantia de material que você pode assimilar a cada sessão de estudo. É recomendado estudar em blocos de 40-50 minutos com 5-10 min de intervalo.

Não exagere, porque você provavelmente ficará deprimido quando não conseguir assimilar toda a matéria. É melhor estudar frequentemente em pequenos espaços de tempo à uma maratona de estudo irregular. Isto dá ao seu cérebro um intervalo, e também lhe permite consolidar a informação da sessão de estudo prévia (esta é uma estratégia de aprendizagem muito importante).

 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

 

Tags: , , , ,

Comente