Como funciona o FIES

Fies — Escrito por

Para quem não conseguiu uma vaga nas Universidades Federais e não tem condições de arcar com os custos do ensino superior privado, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma excelente forma de ajudar a tornar realidade o sonho do diploma.

A linha de crédito oferecida pelo Governo Federal ajuda a pagar os custos da mensalidade do estudante em instituições privadas de ensino de todo o País.

Para entender melhor como funciona o FIES, os critérios para solicitá-lo e as fases do financiamento, acompanhe o guia que preparamos:

Quem pode solicitar o FIES?

O FIES é destinado a pessoas com renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

Quem não pode tentar o benefício do FIES

Não pode pedir o FIES quem:

  • Tem renda familiar bruta mensal acima de 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Já foi beneficiado pelo FIES alguma vez.
  • Está inadimplente como Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Como funciona o FIES?

A partir de 2015, com a limitação de vagas, o FIES passou a ter uma etapa de seleção. Os candidatos que cumprirem os requisitos podem se inscrever duas vezes por ano (no primeiro e/ou no segundo semestre) e são classificados a partir de sua nota do ENEM.

Caso consiga o benefício, o selecionado tem um prazo para se cadastrar no SisFIES, comprovar documentação na faculdade e assinar o contrato do financiamento no banco.

O financiamento do FIES possui três fases:

1. Fase da utilização

Durante o curso, o aluno deverá pagar, a cada três meses, um boleto referente aos juros que incidem sobre o FIES.

2. Fase de carência

Quando concluir o curso, o estudante continuará os boletos trimestrais por alguns meses. Esse período é indicado para ele se organizar financeiramente e assumir com tranquilidade a próxima fase.

3. Fase de amortização

Nesta fase, encerra-se o período de carência e o saldo devedor será parcelado. A dívida é diluída em vários anos, em parcelas mensais.

Universidades que participam do FIES

Todas as faculdades participantes do FIES são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. A lista completa, com todas as instituições onde há vagas disponíveis para financiamento, só é divulgada quando abrem as inscrições e muda a cada edição.

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Descubra quantos pontos você precisa ter tirado no Enem para obter o FIES

Vai pedir o FIES?  Conte para a gente nos comentários!

Tags: , , ,

Comente