Como Se Dar Bem no ENEM

Enem, Notícias — Escrito por

Muitos candidatos ao ENEM possuem um certo ressentimento com o exame, muitas vezes por não terem conseguido a nota que precisavam para o Prouni ou na meioria dos casos, para poder ingressar na faculdade escolhida. O ENem preparou um guia sobre Como se Dar bem no ENEM com conselhos práticos sobre como se preparar para o ENEM para que você obtenha sua meta de pontuação.

Como se Dar Bem no ENEM

1 – Estude Apenas o Necessário.

Por se tratar de um exame que avalia o desempenho do aluno no ensino médio é natural que as matérias exigidas sejam justamente as cobertas durante o ensino médio. Contudo, o conteúdo é bastante amplo e abrangente e seria impossível criar uma prova que cobrisse cada assunto tratado durante tantos anos de estudo. Desta forma o ENEM possui um conteúdo programático que deve ser estudado para se dar bem no ENEM. Veja os tópicos do conteúdo programático do ENEM e estude somente o necessário.

2 – Aprenda com seus Erros

Não existe problema algum em cometer erros, o problema é se você continuar a cometer os mesmos erros. O que você precisa fazer é corrigi-los. Procure descobrir quais eram suas fraquezas durante o ensino médio e caso já tenha feito o ENEM anteriormente, procure descobrir onde você errou ou poderia ter sido melhor em exames passados.

3 – Pratique, Pratique e Pratique mais um pouco.

Como se dar bem no ENEM sem praticar para a prova? Atualmente é fácil encontrar simulados do ENEM online. pratique o máximo possível com questões dos exames anteriores.

4 -Treino é Treino, Jogo é Jogo.

Como você se prepara para a prova e como você faz a prova do ENEM são duas coisas diferentes. No exame, deve haver apenas uma coisa na sua cabeça: ler as perguntas atentamente e respondê-las. Se você está pensando em algo além disso, então você não está se concentrando o suficiente para sua prova do ENEM. Durante os estudos e simulados você tem tempo para responder com calma e não possui a pressão de estar fazendo efetivamente a prova do ENEM. Saiba da pressão que você vai encontrar no exame e prepare-se pra enfrentá-la.

5 – Aprenda.

O mais importante em seus estudos é realmente aprender a matéria estudada. Não apenas memorize para o exame, mas procure aprender o máximo possível. Quando você busca entender a matéria seu cérebro assimila com mais rapidez e guarda a informação por muito mais tempo.

Lembre-se. Enem acontece todo ano, não coloque tanta pressão sobre você.

Tags:

Comente