Como usar a nota do Enem 2013

Carreiras — Escrito por

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é extremamente importante para os estudantes. Através dela é possível concorrer a vagas em cursos de nível superior, cursos técnicos, certificado do ensino médio e bolsas de estudos.

Mas, como posso usar a nota do Enem 2013?

Sistema de Seleção Unificada

O cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ainda não foi divulgado, mas acredita-se que as inscrições ocorrerão no início do mês de janeiro de 2014. Para usar a nota do ENEM 2013 é preciso aguardar o início das inscrições do SiSU, acessar a página de inscrição e escolher o curso desejado. Se a sua nota for superior aos demais concorrentes, você estará classificado e poderá ocupar uma vaga em um curso de uma instituição de ensino superior pública.

Programa Universidade para Todos

Assim como o SiSU, o Programa Universidade para Todos (Prouni) também não têm datas definidas para iniciar as inscrições. Mas assim que estas forem abertas, o estudante deve proceder da mesma forma que as inscrições para o SiSU. A única diferença entre os processos seletivos é que as vagas destinadas ao Prouni são em instituições privadas, com direito a bolsas de estudos de 50% e 100%.

Fundo de Financiamento Estudantil

A utilização do ENEM no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um pouco diferente, nesse caso é preciso que estudante já esteja cursando ou matriculado em um curso superior de uma instituição de ensino privada que seja conveniada com o programa. Após isso, basta solicitar o financiamento e aguardar o resultado.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Existe também a possibilidade de ingressar no ensino técnico, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para se inscrever utilizando a nota do ENEM, é preciso aguardar o início do período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (SiSUTEC).

Conclusão do Ensino Médio

Com a nota do ENEM 2013 ainda é possível solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para isso é necessário que o estudante tivesse marcado a opção referente no momento da inscrição no exame e ainda satisfazer algumas condições, como: ter mais de 18 anos no momento da aplicação da primeira prova; e atingir no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento da prova e nota igual ou superior a 500 pontos na redação. Para conseguir o certificado basta procurar a Secretaria de Educação da sua cidade para saber como proceder.

Primeira Fase Vestibulares Tradicionais

Alguns vestibulares utilizam a nota do ENEM para selecionar os estudantes que estão aptos a participar da segunda fase de seu vestibular. Nesse caso, cada instituição utiliza um critério e uma forma de utilização, cabe a você pesquisar essas informações no site respectivo da sua universidade.

Vestibular

É possível ainda utilizar a nota do ENEM 2013 para classificar os estudantes em instituições de ensino que não estão inseridas nem no SiSU e nem no Prouni. Substituindo assim o próprio vestibular de determinada universidade, poupando o estudante de ter que realizar diversas provas.

Ciência sem Fronteiras

A nota do ENEM 2013 também pode ser utilizada como critério de seleção para os estudantes matriculados em cursos superiores que desejam concorrer a bolsas de estudo de intercâmbio no exterior.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , , ,

Comente