Diferenças entre a mitose e meiose

Biologia — Escrito por

Saber diferenciar a Mitose da Meiose é fundamental em provas de vestibulares. Para isso fizemos uma tabela que pode facilitar seu aprendizado e também a fixação dessa matéria, essencial para se sair bem em provas de Biologia.

Para contextualizar o estudo, podemos citar que algumas doenças resultam de alterações nesses tipos básicos de divisão celular, como exemplo podemos tomar como exemplo a Síndrome de Down, que é provocada por erros na divisão celular que podem ocorrer durante a formação dos gametas ou na divisão do zigoto.

O que é Mitose?

A Mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente idênticas à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.

O que é Meiose?

Já a Meiose só ocorre em células germinativas, com duas divisões sucessivas. A célula-mãe se divide em duas, que se dividem de novo, originando quatro células filhas com metade dos cromossomos da célula inicial: são os gametas, geneticamente diferentes entre si. Dessa forma, a meiose tem papel fundamental na reprodução sexuada. Durante a meiose normalmente há troca de genes entre cromossomos homólogos, o que aumenta a variabilidade gênita da espécie

As fases

Vale ainda lembrar que a mitose e a meiose apresentam quatro fases características: prófase, metáfase, anáfase e telófase; com formação de fuso proteico e condensação dos cromossomos. Nos dois casos, a duplicação do DNA antecede as divisões celulares.

Na Meiose as fases acontecem duas vezes, sendo denominadas de: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I; e prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II; sendo a prófase I dividida em: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.

Tabela Comparativa

A tabela abaixo faz algumas comparações importantes, que diferenciam a Mitose da Meiose, que são cobradas constantemente nos vestibulares e na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), confira:

Mitose Meiose

– Resulta em duas células geneticamente iguais

– Resulta em quatro células geneticamente diferentes

– Não há redução do número de cromossomos

– Há redução do número de cromossomos

– Não há permuta gênica entre cromossomos homólogos

– Normalmente ocorre permuta gênica entre os cromossomos homólogos

– Ocorre em células somáticas – Ocorre em células germinativas

– A duplicação do DNA antecede apenas uma divisão celular

– A duplicação do DNA antecede duas divisões celulares

– Uma célula produzida por mitose, em geral, pode sofrer nova mitose

– Uma célula produzida por meiose não pode sofrer meiose

– É importante na reprodução assexuada de organismos unicelulares e na regeneração das células somáticas dos multicelulares

– É um processo demorado (podendo, em certos casos, levar anos para se completar)

– Não há redução do número de cromossomos

– Há redução do número de cromossomos

 

Está se preparando para o Enem ou Vestibular e precisa de uma forcinha? Confira alguns cursinhos:

Veja também:

10+ dicas preciosas para estudar para o Enem

 

Tags: , , , ,

Comente