Diferenças entre Fotossíntese e Respiração

Biologia — Escrito por

Os vegetais verdes possuem, nas suas células, organoides chamados cloroplastos, onde se processa o fenômeno da fotossíntese. Os cloroplastos transformam a energia luminosa em energia química através da equação:

12H2O + 6CO2 —> C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2

Fotossíntese

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, algumas bactérias e alguns protistas usam a energia da luz solar para produzir açúcar, que a respiração celular converte em ATP, o “combustível” usado por todos os organismos vivos. A conversão de energia solar em energia química é associada às ações da clorofila. Na maioria das vezes, o processo fotossintético utiliza água e libera o oxigênio.

A fotossíntese pode ser subdividida em duas etapas: fotoquímica ou luminosa e química ou escura.

Fotoquímica (ou Luminosa)

Na fase fotoquímica, a energia luminosa, absorvida pelas clorofilas, será utilizada na síntese de dois compostos energéticos, o ATP e o NADPH2. A síntese de ATP se faz a partir do ADP e fosfato e é chamada foto fosforilação. O NADPH2 se forma quando a molécula da água é quebrada nos seus componentes, isto é, oxigênio e hidrogênio. O oxigênio é liberado como subproduto da fotossíntese, e o hidrogênio é utilizado na redução do NADP a NADPH2.

Química (ou Escura)

Na fase química ocorre: absorção e fixação de CO2; redução do CO2 pelo NADPH2, consumindo a energia do ATP e produzindo a glicose, rica em energia.

Os vegetais, os animais e os decompositores liberam a energia dos compostos, sintetizados, na fotossíntese, durante a respiração. A respiração aeróbia ocorre nas mitocôndrias dos eucariontes e pode ser expressa através da equação:

C6H12O6 + 6H2O + 6O2 12H2O + 6CO2 + Energia

A energia liberada é utilizada na manutenção dos fenômenos vitais.

Respiração

A respiração aeróbica degrada a glicose em três etapas:

Glicólise

Ocorre no hialoplasma da célula, e a glicose é decomposta em duas moléculas de ácido pirúvico, produzindo 2 ATP.

Ciclo de Krebs

Acontece na matriz mitocondrial; ocorrem descarboxilação e desidrogenação dos compostos orgânicos e há síntese de 2 ATP.

Cadeia respiratória

Dá-se nas cristas mitocondriais onde existem as substâncias transportadoras de elétrons. Nesta fase há síntese de 32 ATP.

Por: Luiz Carlos Bellinello, coordenador de biologia do Curso Objetivo.

Tags: , , , ,

Comente