ENEM: O que mais cai na prova de Biologia

Enem — Escrito por

A Biologia no Exame Nacional do Ensino Médio aparece na prova de Ciências da natureza e suas tecnologias e como toda a prova do ENEM exige atenção, interpretação e raciocínio por parte do participante.

O exame tem como objetivo analisar o conhecimento que um aluno que conclui o Ensino Médio carrega de bagagem, e sendo assim as matérias e biologia aparecem em questões que meçam o conhecimento do participante e de modo interdisciplinar e fazem referências a outros assuntos de outras disciplinas ou contextos.

A interpretação é cobrada em toda a prova do Enem e na prova de Biologia não ficaria para trás. Ela aparece em gráficos, imagens, resumos, histogramas e outros e o participante precisa interpretar os dados e qualquer informação disponível e transformá-la em uma conclusão.

Alguns assuntos são costumeiros e favoritos no exame. Em várias edições apareceram como a Fisiologia Humana e a tendência é que caiam assuntos sobre sustentabilidade e energia devido a acontecimentos recentes de caráter mundial como o Rio +20.
Veja as matérias que podem aparecem no ENEM 2012:

 

Ecologia e Meio Ambiente

Costuma-se cair questões que fazem referencias aos ecossistemas, nichos ecológicos e cadeias alimentares. Outro ponto relevante é a forma como os organismos que formam todo o ecossistema se mantem e se nutrem como o ciclo do nitrogênio e o ciclo do carbono.

Um assunto que foi bastante discutido nas mídias é a questão da novo código florestal e pode ser uma questão garantida. O Rio +20, o evento mundial sediado no Brasil com a finalidade de discutir sobre a sustentabilidade e as soluções de problemas causados por ação humana e poluição.

É relevante que o participante tenha em mente o que eutrofização, desertificação, exploração e outros assuntos que estejam relacionados.

As questões que remetem a sustentabilidade podem cair com o objetivo de o participante refletir sobre todas alternativas de conduta e a melhor escolha de atitude e do comportamento mediante o uso dos recursos disponíveis em um problema ambiental.

O ENEM avalia o participante de forma a verificar seu conhecimento socioambiental que é inserido desde a educação básica.

 

Fisiologia

A Fisiologia aparece em sua maioria sobre o Corpo Humano e o autocuidado. Os sistemas que compõe o Corpo Humano com o sistema digestivo e todas as condições que o corpo possa apresentar sobre equilíbrio como a alimentação saudável são questões costumeiras. A saúde pública também é uma forte candidata a aparecer no exame.

 

Genética e Evolução das espécies

A genética aparece com o intuito de testar os conhecimentos do participante sobre a hereditariedade. O exame cobra uma genética básica e as questões são mais simples e objetivas. Além da genética, o participante precisa estar afiados nos assuntos que fazem referencia a evolução das espécies no planeta como todas as teorias evolutivas de Lamarck, Darwin e Mendel.

As questões sobre a evolução das espécies podem ser resolvidas utilizando as teorias evolutivas misturada com o conhecimento da genética de Mendel.

 

Energia

As questões sobre energia podem envolver várias outras disciplinas como a química e a física dificultando a resolução da prova. O participante precisa saber todas a fontes de energia renováveis e não renováveis, as consequências do uso das fontes, as energias alternativas como os biocombustíveis e as fontes de energia que o Brasil tem dominado nos últimos anos: biogás e etanol.

O pré-sal é um forte candidato a aparecer na prova e é relevante saber a localização, o que é, qual a finalidade da exploração e a rentabilidade para o país.

 

Água

A água ja vem aparecendo em muitas edições no exame e é um tema bastante discutido com o objetivo de conscientização da polução mas sem muito sucesso nos resultados. O participante precisa saber coisas básicas sobre a água como as mudanças de estados e o ciclo completo da água, as formas de contribuição para que não haja contaminação e degradação das fontes de água doce e as atitudes que os homens precisam tomar para economizar e perceber o valor da água na sobrevivência de todos os seres vivos.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente