Exercícios de Evolução

Questões — Escrito por

Confira os exercícios de Evolução e prepare-se para os vestibulares mais concorridos do Brasil.

01) Os fósseis são o testemunho concreto da transformação das espécies no tempo. Algumas espécies desapareceram e outras, suas descendentes, se desenvolveram em tempos subseqüentes. Este fenômeno é chamado evolução. Acerca do tema, assinale o que for correto.
01. As idéias fixistas começaram a ser questionadas no século XVIII, depois dos avanços da geologia. Nesse século, na Inglaterra, o desenvolvimento industrial havia estimulado a pesquisa e a extração de minérios. Com a construção de canais, estradas e minas, inúmeros achados fósseis foram escavados.
02. A maneira de conceber as espécies, fixas e imutáveis, foi definida como fixismo por Stanley Miller. Como os fixistas se referem com freqüência à tradição da Bíblia, ao fixismo associa-se o criacionismo.
04. Os biólogos costumam organizar as relações de parentesco entre espécies mais ou menos estreitas em um esquema ramificado chamado árvore genealógica. Os organismos atualmente vivos encontram-se na parte superior dos ramos de árvore, todos no mesmo nível. Os ramos que terminam mais abaixo representam espécies extintas que não deixaram descendentes.
08. Charles Darwin, estimulado pela coleta e estudo dos seres vivos e fósseis que realizara durante uma viagem ao redor do mundo, publicou o livro A origem das espécies, no qual expôs a sua teoria da evolução. Em poucas palavras ela afirma que “as espécies atuais descendem de outras que viveram no passado e com as quais estão aparentados por ancestrais comuns.”
16. Um exemplo impressionante de fóssil é o do Archaeopteryx, uma ave muito primitiva. Esse animal, já extinto, tinha asas e penas como as aves atuais, mas também possuía um rabo como o de um lagarto, porém recoberto de penas e um bico com dentes de um réptil. Ele comprovou a ligação entre os répteis e as aves.

2) Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido por:
a) Louis Pasteur (1822-1895)
b) Louis Jablot (1645-1723)
c) John Needlham (1713-1781)
d) Lazarro Spallanzani (1729-1799)
e) Thomas Huxley (1825-1895)

03) O autor da obra “Philosophie zoologique” (1809), propôs uma teoria evolutiva na qual, segundo ele – A transformação das espécies ocorre porque o meio ambiente sofre alterações e os seres vivos têm que se modificar para se adaptar às novas condições e, com o passar do tempo, essas modificações se tornariam hereditárias. Os ancestrais da girafa, por exemplo, apresentavam pescoço curto; devido a necessidade de alcançar as folhas das árvores cada vez mais altas, eram obrigadas a esticar o pescoço, o que teria, com o tempo, determinado o aumento gradual de tamanho, até atingir o observado atualmente.
Esta Teoria foi proposta por:
a) Lamarck
b) Weismann
c) Mendel
d) Malthus
e) Darwin

04) O emprego maciço dos inseticidas sintéticos tem provocado o aparecimento de indivíduos resistentes ao veneno. Em 1964, havia pelo menos 140 espécies que tinham adquirido resistência aos vários inseticidas, das quais 80 eram vetores de doenças, como os anófeles.
Essa resistência ocorre porque os inseticidas:
a) provocam mutações nas células somáticas, quando incorporados pelo ser vivo.
b) selecionam os indivíduos, preservando os mais resistentes, que irão originar outras gerações resistentes.
c) provocam uma adaptação dos indivíduos, por meio do desenvolvimento de defesa imunológica contra o inseticida.
d) somente são absorvidos por indivíduos geneticamente modificados em laboratório.
e) provocam a morte apenas dos machos, favorecendo o desenvolvimento de resistência nas fêmeas.

05) Lamarck foi o primeiro a propor uma hipótese consistente para explicar o mecanismo da evolução. Nela, salientava:
a) a importância das mutações para a formação de novas espécies.
b) o papel da seleção natural na modificação das espécies.
c) a relevância dos híbridos na especiação.
d) as adaptações dos seres vivos ao ambiente.
e) a existência de alelos recessivos.

06) Assinale o que for correto.
01. A recombinação gênica é conseqüência da substituição de um par de bases do DNA por outro par de bases diferente.
02. A evolução de todas as espécies vivas e extintas ocorreu exclusivamente por alterações em características hereditárias.
04. Um alpinista que vive ao nível do mar não tem glóbulos vermelhos suficientes para suportar o ar rarefeito das grandes altitudes. Na primeira fase da escalada de uma montanha muito alta, o alpinista deve passar por uma adaptação em altitudes intermediárias. Nesse período, ocorrem mutações gênicas favoráveis ao aumento da quantidade de glóbulos vermelhos.
08. Muitos cientistas não consideram os vírus como seres vivos porque as partículas virais não possuem genes.
16. Considere uma espécie de planta e um locus com os alelos codominantes a1 e a2. Em uma população, 250 indivíduos são homozigotos a1a1, 450 são homozigotos a2a2 e 300 são heterozigotos a1a2. Nessa população, a freqüência do alelo a1 é 0,4.
32. Suponha que, em uma grande população, a freqüência do alelo a diminui a cada geração porque, em média, um indivíduo aa deixa menos descendentes do que um indivíduo AA ou um indivíduo Aa. Portanto, nessa população, as mudanças nas freqüências dos alelos A e a, ao longo das gerações, é explicada pela seleção natural.
64. A presença de órgão análogo em duas espécies diferentes sugere parentesco evolutivo, isto é, o órgão estava presente em um ancestral que deu origem às duas espécies.

07) Quanto às Teorias Evolutivas conhecidas, analise as proposições e assinale o que for correto.
01. Uma condição fundamental para que a seleção natural ocorra é existir diversidade genética.
02. A mutação é um fator da evolução que diminuiu a variedade genética.
04. Um dos pontos básicos das idéias de Darwin é que os seres vivos se empenham constantemente numa luta pela vida.
08. Contaminações ambientais com material radioativo, como aconteceu em Chernobyl (Ucrânia) em 1986, são perigosas para os seres vivos porque estimulam muito o crescimento celular.
16. A alteração no código do DNA não constitui fator casual de mutação cromossômica.

08) O conhecimento sobre a vida passada resulta de um minucioso trabalho de estudiosos, que, como pesquisadores ¨detetives¨, analisam e interpretam vestígios e pistas deixados por seres que viveram em épocas antigas, os fósseis. Atualmente, a hipótese mais aceita é a de que a vida surgiu há pelos menos 3,5 bilhões de anos, a partir de substâncias químicas que foram se combinando, tornando-se cada vez mais complexas. Para um melhor entendimento da evolução biológica, processo que continua até hoje e que levou à grande variedade de formas de vida atuais, dividiu-se o tempo geológico e os fatos marcantes, principalmente, os biológicos. Considerando estas informações, numere as frases de I a IV preenchendo cada espaço com o número correspondente a cada Era, assinalando em seguida a alternativa que contêm a correta seqüência de numeração.

1. Era Pré-Cambriana
2. Era Paleozóica
3. Era Mesozóica
4. Era Cenozóica

I. Aparecimento das primeiras plantas vasculares, dos anfíbios e dos insetos (……….).
II. Origem das primeiras células (……….).
III. Aparecimento da espécie humana moderna (…………).
IV. Extinção dos dinossauros e de diversas espécies de plantas e animais (………..).

a) 1,2,3,4
b) 1,3,4,2
c) 2,1,4,3
d) 3,1,4,2
e) 4,1,2,3

09) “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais… As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultado de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável…”

O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.
Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a idéia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.
a) Seleção natural – Charles Darwin.
b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.
c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.
d) Seleção artificial – Charles Darwin.
e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

10) Identifique o que for correto sobre a teoria da evolução e sobre os fatores evolutivos.
01. A teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, rejeita a idéia de que cada ambiente induz, seletivamente, as mutações necessárias para a adaptação dos organismos.
02. No milho, os zigotos da base da espiga são formados antes dos zigotos da ponta da espiga. O conhecimento desse fato tem possibilitado aos cientistas a obtenção de variedades com ciclo mais curto pela seleção de plantas derivadas de grãos da base da espiga.
04. Embora raros, ocorrem erros na replicação e na transcrição de genes eucarióticos, alterando a seqüência de bases do produto. Entretanto, os erros de transcrição não constituem fonte de variabilidade genética para a seleção natural e para a evolução.
08. De acordo com a teoria da evolução e com os registros fósseis, o Homo sapiens não é descendente direto do chimpanzé africano.
16. A adaptação de algumas plantas à alternância de condições de seca e de alagamento é decorrência de reversões de mutações, em genes específicos, induzidas pelas mudanças de ambiente.
32. Para que a seleção natural aconteça em uma população, basta a existência de indivíduos distintos, portadores de diferentes genótipos, com probabilidades diferentes de deixar descendentes para a geração seguinte.
64. Uma população de soja se reproduz por autofecundação e é formada por indivíduos geneticamente iguais entre si e homozigóticos para todos os loci. Por seleção natural, essa população tornar-se-á tolerante a um elemento químico tóxico se for cultivada, por algumas gerações, em terreno com o elemento tóxico presente.


Gabarito

01 Gab: 25
02 Gab: A
03 Gab: A
04 Gab: B
05 Gab: D
06 Gab: 50
07 Gab: 05
08 Gab: C
09 Gab: C
10 Gab: 45

Comente