Veja exercícios de Genética

Questões — Escrito por

Para você que está estudando ou revisando o conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Vestibular Tradicional, a equipe do Enem Virtual preparou uma seleção com 10 exercícios de Genética.

Resolva os exercícios a seguir para avaliar seu nível de conhecimento sobre o tema e saber onde estão suas principais dificuldades. Confira:

Exercícios de Ciências da Natureza:

    1. (UEPB PB) – Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
      I. genótipo;
      II. fenótipo;
      III. gene;
      IV. heredograma.A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
      B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
      C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
      D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.Assinale a alternativa correta:
      a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
      b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
      c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C
      d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
      e) I-D ; II-B ; III-A ; IV-C
    2. (UFC CE) – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:
      a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
      b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas.
      c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras.
      d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras.
      e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.
    3. (UFC CE) – Alguns estudos com gêmeos idênticos mostraram que o QI, a altura e os talentos artísticos podem ser diferentes entre esses indivíduos. A melhor explicação para essas diferenças é que:
      a) a hereditariedade e o ambiente não possuem influência sobre a expressão dos fenótipos.
      b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
      c) o genótipo dos gêmeos depende da interação da dieta e do controle hormonal.
      d) as características QI, altura e talentos artísticos dependem apenas do ambiente.
      e) os alelos responsáveis por essas características possuem efeito fenotípico múltiplo.
    4. (UFPI/PI) – As células musculares são diferentes das células nervosas porque:
      a) contêm genes diferentes.
      b) possuem maior número de genes.
      c) usam códigos genéticos diferentes.
      d) possuem menor número de genes.
      e) expressam genes diferentes.
    5. (Unifor/CE/C.Específicos/Janeiro) – Em ervilhas, a cor dos cotilédones de sementes é determinada por um par de alelos. O alelo que determina sementes amarelas V é dominante sobre o que determina sementes verdes v. Um pé de ervilha formou uma vagem com sementes amarelas e sementes verdes. Isso significa que a flor que formou essa vagem apresentava oosferas
      a) VV – pólen vv
      b) VV e vv – pólen vv
      c) Vv – pólen Vv e vv
      d) V e v – pólen V e v
      e) V – pólen v
    6. (Ufrn RN) – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.
      a) 360
      b) 540
      c) 180
      d) 720
    7. (Unifor CE/CG/Janeiro) – Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:
      I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par.
      II. Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide só recebe um alelo do par.
      III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes.A primeira lei de Mendel está expressa em:
      a) I, somente.
      b) II, somente.
      c) I e II, somente.
      d) II e III, somente.
      e) I, II e III.
    8. (Ufrn RN) – Tanto o indivíduo homozigoto para genes dominantes quanto o heterozigoto exibem a mesma característica fenotípica, sendo, portanto, fenotipicamente indistinguíveis. Para determinar seus genótipos, utiliza-se:
      a) Cruzamento com indivíduos homozigotos dominantes
      b) Estudo do cariótipo
      c) Exame de sangue
      d) “Crossing- Over”
      e) Cruzamento teste

(Unimes SP) – A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha. Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
a) 50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
b) 25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
c) 75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
d) 100% cajus vermelhos.
e) 100% cajus amarelos.

  1. (PUC PR) – Quando duas populações da espécie vegetal ‘Zea mays’ (milho), uma homozigota para o alelo dominante (AA) e uma homozigota para um alelo recessivo (aa), são cruzadas, toda a descendência da primeira geração (F1) assemelha-se ao tipo parental dominante (Aa), embora seja heterozigota. Porém, quando a geração F1 se intercruza, a proporção fenotípica mendeliana 3:1 aparecerá na geração F2, pois os genótipos serão:
    a) 1/2 AA e 1/2 aa
    b) 1/4 AA, 1/2 Aa e 1/4 aa
    c) 1/3 AA e 1/4 aa
    d) 1/4 Aa, 1/2 AA e 1/4 aa
    e) É impossível determinar os genótipos utilizando os dados acima.

 

Gabarito:

  1. B
  2. A
  3. B
  4. E
  5. D
  6. B
  7. C
  8. E
  9. C
  10. B

 

Está se preparando para o Enem ou Vestibular e precisa de uma forcinha? Confira alguns cursinhos:

 

Veja também:

10+ dicas preciosas para estudar para o Enem

O que achou dos exercícios? Conte para a gente aqui nos comentários!

Tags: , ,

Comente