Exercícos de Geografia

Questões — Escrito por

01. (Ufpe) Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto sobre a Amazônia brasileira.
“A Amazônia brasileira, uma das principais regiões  do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados.”
Esse pesquisador está defendendo idéias que podem ser consideradas como nitidamente:

a) marxistas.
b) possibilistas.
c) neo-liberais.
d) neo-malthusianas.
e) deterministas.

02. (Prof. Henrique) Sobre a ciência geográfica é correto afirmar:
a) A paisagem geográfica é formada pelo conjunto de elementos naturais e culturais e suas relações.
b) Muitos progressos, que dariam início à ciência geográfica, surgiram somente após a Era Cristã.
c) Em nosso mundo ocorrem poucas mudanças que são estudadas pela Geografia.
d) A paisagem natural é composta apenas de elementos culturais.

03. (EXT) Sobre o conceito geográfico é correto afirmar:
a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento menos determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.
b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.
c) o estudo da Geografia não deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.
d) a Geografia tem, na paisagem, a mera aparência:  a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.
e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.

04. (Prof. Henrique) A partir da citação de E. Huntington : “Os climas temperados são excelentes para a civilização… o calor excessivo, debilita… e o frio excessivo, estupidifica”, pode-se  ter idéia da concepção do pensamento geográfico:

a) geopolítico
b) crítico
c) possibilista
d) determinista

05. (U.Católica-GO, modificada) Estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo é ir além da simples descrição da paisagem, pois esta não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.
Quanto à colocação acima, assinale a afirmação INCORRETA:

a) Por trás de toda paisagem existe uma dinâmica particular que a determina, que a constrói, que a mantém com determinada aparência.
b) Qualquer investigação, de fato geográfica, acerca do mundo, deve propor-se a investigar, principalmente, o modo pelo qual a sociedade produz o espaço geográfico.
c) É na idéia que os homens fazem das coisas, nas suas formas de viver, de morar, de se divertir e nos seus movimentos ou nos de seus produtos, que encontramos o sentido conferido pelas dinâmicas sociais aos espaços geográficos.
d) Em cada período da história da humanidade, em cada canto do mundo, encontram-se diversas sociedades produzindo espaços geográficos  iguais, devido às semelhantes formas de produzir, consumir e pensar que tais sociedades estruturaram para sobreviver.
e) Hoje, é possível perceber a presença do mundo quase inteiro em cada recanto da Terra, já que as fronteiras dos países não são limites intransponíveis para a imposição de idéias e ritmos da moderna sociedade industrial.

06. (Prof. Henrique) “Não há nada mais difícil de realizar nem mais perigoso de controlar do que o início de uma nova ordem de coisas”

Niccolo Machiavelll (1469-1527) filosofo italiano Fonte: “O GLOBO”- 01/06/95 – p. 33.
Se transposto para a atualidade, o raciocínio acima nos permite entender por que a estrutura de uma nova ordem internacional requer alterações nas formas e objetivos de atuação dos grandes organismos políticos e econômicos mundiais fundados no pós- guerra, a exemplo do FMI e da ONU. No caso da ONU, sua reformulação se justifica pela necessidade de: a) elaborar novos acordos diplomáticos que permitam a inclusão dos países socialistas, agora comandados pela China.
b) reduzir o excessivo poder dos países do Terceiro Mundo, através do fim do seu direito a veto na Assembléia Geral.
c) ampliar seu poder militar com a definitiva incorporação à Força de Paz dos exércitos do COMECON.
d) fortalecer a atuação de organizações de não governamentais (ONG’S) de modo a enfraquecer os países do Primeiro Mundo.
e) incluir, entre os membros permanentes do Conselho de Segurança, o Japão e a Alemanha, além de potências regionais como o Brasil e a Índia.

07. (Ufpel) Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se uma “nova ordem mundial” que substituiu o conflito “Leste-Oeste” do sistema bipolar por uma nova divisão dos países do mundo. Uma das formas de organização dessa nova ordem apresenta o mundo dividido entre países do Norte, desenvolvidos (ricos), e do  Sul, subdesenvolvidos (pobres).O mapa, a seguir, mostra a divisão do mundo sob a ordem “Norte – Sul”.

Com base nas informações anteriores e em seus  conhecimentos, é correto afirmar que:
a) existe, nos países do Norte, desenvolvidos, uma  distribuição equitativa entre as populações rural e urbana, sendo a sociedade de consumo altamente expressiva.
b) a desigualdade entre algumas regiões é cada vez  maior. A África subsaariana, por exemplo, está cada vez mais afastada da economia global, apesar de despertar interesse como região consumidora e opção de investimento de capital especulativo.
c) o chamado conflito “Norte x Sul” é de natureza econômica; portanto, diferente do extinto conflito “Leste x Oeste”, de natureza geopolítica.
d) governos de países em desenvolvimento, com finalidade de aumentar a sua capacidade de negociação com os países do Norte, nos organismos internacionais, têm buscado ampliar a cooperação Sul-Sul, através da constituição de associações, como a ALCA e o NAFTA.
e) a demarcação Norte-Sul, apesar de ser de natureza essencialmente geopolítica e econômica, estabelece também uma divisão entre duas áreas ecológicas: a temperada e a tropical.

08. (Cesgranrio) No pós-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros inconvenientes, em virtude da:
a) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.
b) incapacidade de criar agrupamentos para países que tenham características híbridas.
c) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.
d) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns países para o Segundo Mundo. e) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo.

09. (Ufpel) Teoria Neoliberal – O subdesenvolvimento como fase “Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do liberalismo: crescimento e progresso. (…) Assim, diante da crescente concentração de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e ilimitado e introduziram a idéia de que o desenvolvimento é um  processo gradual, que obedece a diferentes etapas e estratégias.” Seus defensores definem o subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento. (Scalzaretto Reinaldo – “Geografia Geral
– Nova Geopolítica” – Editora Scipione – 1999 – SP)

De acordo com o conhecimento que você acumulou a respeito desse assunto, a teoria acima está correta?
a) Sim, porque subdesenvolvimento significa um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
b) Não, porque subdesenvolvimento não é um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
c) Não, porque há contradição entre a realidade do  desenvolvimento e a do subdesenvolvimento. O país subdesenvolvido é o oposto do desenvolvido.
d) Não, porque toda humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou “processo” é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.
e) Sim, porque toda a humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou “processo” é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.

10. (Prof. Henrique) A seca, no sertão nordestino, é um problema climático, mas a agricultura pode ser desenvolvida através da transposição de águas de rios, perfurações de poços e construção de canais. Essa visão corresponde a idéia de qual corrente?

a) Geografia da Percepção
b) Possibilismo
c) Geografia Quantitativa
d) Determinismo
e) Crític

 

Gabarito:
1.  – E
2.  – A
3.  – B
4.  – D
5.  – D
6.  – E
7.  – C
8.  – B
9.  – B
10. – B

Por: Vestibular BR Cursinho

Tags:

Comente