Veja 11 faculdades que aceitam a nota do Enem 2016

Enem — Escrito por

A informação não é nova para os enemzeiros: o Exame Nacional do Ensino Médio é um verdadeiro passaporte para o ensino superior.

Com a nota do Enem é possível participar dos principais programas de acesso ao ensino superior promovidos pelo Governo Federal: o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Todos eles abrem processos seletivos duas vezes por ano e usam a nota do Enem como critério de classificação dos candidatos.

Quanto maior a sua pontuação, maiores as chances de ganhar uma bolsa de estudos pelo ProUni, passar na universidade pública pelo Sisu e conseguir financiar uma faculdade privada com o FIES.

Para quem pretende usar a nota do Enem 2016 para entrar na faculdade em 2017, uma boa notícia: o número de faculdades que aceitam o Exame não para de crescer!

O que muita gente ainda não sabe é que o desempenho no Enem 2016 pode ser usado não só para participar dos programas do Governo Federal, mas também para entrar direto na universidade. Isso mesmo! Há instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que aceitam a nota do Enem para ingresso direto. Ou seja, você nem vai precisar fazer vestibular!

Confira a seguir 11 faculdades que aceitam a nota do Enem 2016 como forma de ingresso.

 

Faculdades aceitam a nota do Enem 2016

Assim que sair o resultado do Enem 2016, em janeiro de 2017, você já pode se inscrever nos processos seletivos e concorrer a uma vaga na universidade. Dependendo do seu perfil e interesse, você pode optar por:

  • Programa Universidade para Todos (ProUni) – distribui bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) a quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Os candidatos não podem ter diploma de nível superior e devem preencher alguns requisitos de escolaridade e renda. Pode participar do ProUni em 2017 quem tiver feito o Enem 2016 e obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) – concede financiamento estudantil a juros baixos e prazo longo para pagar a dívida. É destinado a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos e exige a participação em qualquer edição do Enem a partir de 2010. O desempenho mínimo deve ser de 450 pontos na média das provas e maior que zero na redação. Quem já tem um diploma de nível superior também pode participar.
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – oferece vagas em universidades públicas. Não há requisitos de renda e para participar do Sisu 2017 é obrigatório ter feito o Enem 2016 sem ter zerado na redação. Cada universidade pode determinar uma nota mínima para concorrer a uma de suas vagas.
  • Ingresso direto – o mais simples de todos. Aqui não se trata de um programa do Governo Federal, mas de uma facilidade oferecida principalmente por faculdades privadas. Dependendo da nota obtida no Enem, o aluno já pode efetuar a matrícula no curso desejado e ingressar direto na universidade.

Conheça algumas universidades autorizadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto e também costumam participar do ProUni e do FIES:

1. Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

A Anhanguera tem unidades em mais de 20 estados brasileiros e está entre os maiores grupos educacionais do País. Oferece cursos presenciais e a distância de bacharelado, licenciatura e tecnológico em todas as áreas do conhecimento. As graduações vão desde Administração até Turismo, passando por Direito, Engenharia, Odontologia e Química, só para citarmos algumas das quase 100 opções.

 

2. Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)

Com quase 50 anos de tradição, o UDF está localizado em Brasília e oferece cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Bastante reconhecido pelo curso de Direito, tem uma ampla gama de graduações em Ciências Administrativas e de Negócios, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais.

 

3. Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Credenciado pelo MEC em 1998, o UNISEB oferece cursos presenciais e a distância. Conta com duas unidades para cursos presenciais, ambas na cidade de Ribeirão Preto (SP). Já para os cursos a distância, tem uma infraestrutura com mais de 250 polos de apoio espalhados por quase todos os estados brasileiros.

 

4. Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife

Localizada em Recife (PE), a FBV iniciou suas atividades em 1999 e hoje oferece mais de 40 cursos presenciais em áreas que vão de Arquitetura a Sistemas de Informação, passando pela Saúde e Engenharia.

 

5. Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza

Desde 2001, a FANOR oferece cursos de graduação e pós-graduação na cidade de Fortaleza (CE). São mais de 40 formações de nível superior em áreas como: Gastronomia, Saúde, Direito e Engenharia.

 

6. Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador

A Ruy Barbosa está localizada em Salvador (BA) e iniciou suas atividades em 2009. Oferece mais de 30 cursos de graduação em Arquitetura, Redes de Computadores, Direito, Gestão e Negócios, Gastronomia e muito mais.

 

7. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

A Unicid iniciou suas atividades há mais de 40 anos, em 1972. De lá para cá, ampliou sua atuação e hoje oferece mais de 60 cursos de graduação e pós. Conta com duas unidades na cidade de São Paulo (SP) e também possui cursos semipresenciais e a distância em mais de 100 polos espalhados pelo País.

8. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Com quatro unidades na cidade de São Paulo (SP), a Cruzeiro do Sul também oferece cursos presenciais e a distância. São mais de 100 polos de apoio em todo o Brasil. Nasceu em 1965, como Colégio Cruzeiro do Sul, e atua no ensino superior desde 1972 com o reconhecimento do MEC.

9. Universidade de Franca (UNIFRAN)

Sediada no município de Franca (SP), a Unifran nasceu em 1970. Hoje oferece cursos superiores presenciais, semipresenciais e a distância e está presente em quase todo o País por meio de mais de 100 polos de apoio.

 

10. Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Fundada em 1970, no Rio de Janeiro, a Estácio está entre os maiores grupos educacionais do País. Está presente em todos os estados brasileiros, oferecendo cursos presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento.

 

11. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

A Unopar foi fundada em 1972, em Londrina (PR), oferecendo o curso de Educação Física. De lá para cá,  ampliou enormemente sua gama de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia, presenciais e a distância. É a maior universidade EAD do Brasil. São mais de 450 polos de apoio espalhados por todo o País.

 

Veja também:

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

 

O que achou dessas faculdades que aceitam a nota do Enem 2016? Vai tentar vaga em alguma delas? Conte para a gente aqui nos comentários!

Comente