Inscrições abertas para o Prouni

Enem — Escrito por

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal que disponibiliza bolsas de estudos para estudantes de baixa condição socioeconômica ingressarem em instituições privadas de ensino superior. A seleção é feita utilizando como critério de classificação a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Existem duas opções de bolsas. As bolsas integrais, que custeiam 100% do valor da mensalidade, nesse caso é exigido que o estudante comprove renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; e as bolsas parciais, que custeiam 50% do valor da mensalidade, que requer que o estudante comprove renda bruta familiar per capita de até 3 salários mínimos; nesse último caso é ainda possível utilizar em conjunto o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Podem participar deste processo de seleção os estudantes que realizaram a prova do ENEM em 2012 e conseguiram nota superior a zero na redação e ter atingido nota igual ou superior a 450 pontos na média das notas da prova.

Além disso é preciso que o estudante satisfaça algum desses critérios, são eles: ser egresso do ensino médio por escola da rede pública ou bolsista integral da rede privada; ser estudante com deficiência; ser professor da rede pública e que deseje concorrer a algum curso de licenciatura (nesse caso a comprovação da renda é desnecessária).

Calendário

21/06 a 25/06: Período para realizar as inscrições.
28/06: Divulgação do resultado da primeira chamada.
28/06 a 05/07: Período para comprovar as informações na respectiva instituição em que foi aprovado.
13/07: Divulgação do resultado da segunda chamada.
15/07 a 19/07: Período para comprovar as informações na respectiva instituição em que foi aprovado.
26/07 a 29/07: Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera.
02/08 a 07/08: Divulgação do resultado da primeira chamada da lista de espera e período para comprovar as informações na respectiva instituição em que foi aprovado.
12/08 a 15/08: Divulgação do resultado da segunda chamada da lista de espera e período para comprovar as informações na respectiva instituição em que foi aprovado.

Vagas

Para esta edição do Prouni são oferecidas, ao todo, 90.010 bolsas de estudos. Dessas, 55.658 são integrais e as outras 34.352 são parciais.

Inscrições

Para realizar a inscrição no Prouni o estudante precisa acessar o site do programa, inserir o número de inscrição no ENEM de 2012 e a respectiva senha. Após isso é dado ao candidato a possibilidade de escolher até dois cursos dentre os cadastrados. Essa opção pode ser alterada até a data limite de inscrições, sendo a última opção a válida.

Chamadas

Ao todo são realizadas, primeiramente, duas chamadas. Após essas duas chamadas inicia o período para manifestar o interesse na lista de espera e após esse período acontecem mais duas chamadas.

Inscritos

Até esta segunda-feira, dia 24, o Prouni já havia registrado mais de 192 mil inscritos. As inscrições já atingiram pouco mais de 370 mil.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , ,

Comente