Descubra quando sai a lista de aprovados do FIES 2016

Fies — Escrito por

A disputa por um financiamento estudantil do FIES no segundo semestre de 2016 acontece entre os dias 24 e 29 de junho.

O FIES usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos a um financiamento da faculdade privada. A dívida só precisa ser quitada mais tarde, depois da formatura, a taxa de juros é mais baixa do que as praticadas no mercado e o prazo de pagamento é longo.

É uma oportunidade e tanto para que pessoas de baixa renda realizem o sonho de fazer um curso superior e melhorar de vida!

Se você está na concorrência por um financiamento, descubra a seguir quando sai a lista dos aprovados do FIES 2106, quantas chances você tem de passar e o que é preciso fazer caso seja chamado!

 

Lista dos aprovados no FIES 2016

A lista com os nomes dos aprovados na primeira chamada do FIES 2016 sai no dia 30 de junho.

Você pode consultar a relação pelo site oficial do FIES Seleção ou entrando em contato com a faculdade onde pediu o financiamento.

O FIES não avisa sobre a lista de aprovados por e-mail ou telefone. É de inteira responsabilidade do candidato checar o resultado. Caso perca alguma data ou procedimento, o financiamento é cancelado. Por isso é bom redobrar a atenção.

 

Chances de entrar no FIES 2016

O FIES 2016 só tem uma chamada. Se seu nome não aparecer na primeira lista, não perca as esperanças ainda.

Quem ficar em lista de espera ainda tem boas chances de conseguir o financiamento. Basta ficar atento a todo o processo.

 

Lista da primeira chamada do FIES 2016

A lista dos aprovados em primeira chamada sai no dia 30 de junho e logo no dia seguinte é preciso estar atento aos procedimentos para dar continuidade à inscrição.

Antes de mais nada, é preciso inscrever-se no SisFIES, um outro sistema do FIES. O candidato terá somente cinco dias úteis para fornecer todas as informações necessárias ao financiamento.

Depois do cadastro no SisFies, é hora de providenciar  a documentação necessária para apresentar na faculdade e dar entrada no processo de financiamento.  O MEC dá um prazo para que o pré-selecionado faça todos esses procedimentos. Confira na faculdade onde você ganhou financiamento o que é preciso levar.

Quem não obedecer os prazos ou não conseguir levar a documentação exigida perde o benefício. Por isso é bom antecipar-se e já correr atrás de tudo que é preciso para garantir sua faculdade no segundo semestre de 2016.

 

Lista de espera do FIES 2016

Quem ficar em lista de espera deve redobrar a atenção. Embora o candidato ainda tenha boas chances de conseguir o FIES 2016, ele terá que verificar diariamente a sua movimentação na lista.

Isso acontece porque às vezes os aprovados em primeira chamada são desclassificados ou desistem do financiamento. Assim, quem está em lista de espera pode ser chamado a qualquer momento.

Essa informação só aparece no site do FIES Seleção. O MEC não avisa caso o candidato seja pré-selecionado! É importante checar o site todo dia.

O pré-selecionado na lista de espera terá somente cinco dias úteis para efetuar todos os procedimentos de inscrição no SisFIES e entregar a documentação na faculdade e no banco que fará seu financiamento, que pode ser o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Quem não ficar atento às datas terá a inscrição cancelada.

 

Entenda o processo seletivo do FIES

O FIES escolhe os aprovados a partir da nota do Enem. Quanto mais alta for a pontuação, maiores as chances de ganhar o financiamento estudantil.

Para entrar na disputa é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com no mínimo 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

O FIES é destinado a estudantes de baixa renda. Por isso, o processo seletivo leva em conta outros critérios, como renda e formação.

Por exemplo: quem ainda não tem diploma de curso superior ganha preferência na obtenção do  benefício. Só pode participar da seleção quem tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

 

Quando será o próximo FIES?

O FIES acontece no início de cada semestre letivo. Duas vezes por ano, portanto, os candidatos têm chances de conseguir o financiamento estudantil.

As datas para 2017 ainda não foram definidas. Assim que o MEC divulgar o cronograma, você ficará sabendo por aqui!

 

Faculdades que aceitam FIES

Só podem participar do FIES faculdades privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. A lista completa com todas as instituições onde há vagas disponíveis para financiamento é divulgada durante o período de inscrições e muda a cada edição.

Confira algumas universidades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Saiba por quanto tempo vale o Enem

 

Está concorrendo ao FIES? Conte para a gente qual foi sua escolha!

Comente