Melhores faculdades de Medicina Veterinária

Carreiras — Escrito por

O curso de Veterinária

O Médico Veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias, trabalhando com animais de variados portes. Outra função importante é o controle de alimentos de origem animal, atuando na vigilância sanitária.

As áreas de maior demanda em Medicina Veterinária referem-se aos cuidados com a saúde dos animais e às indústrias que manejam alimentos de origem animal. O médico veterinário pode também se envolver em projetos de aperfeiçoamento genético de diferentes espécies, bem como com a pesquisa de determinações genéticas de anomalias e doenças.

Melhores faculdades do curso de Medicina Veterinária

A importância do prestígio da faculdade no seu currículo profissional é fundamental. Em um primeiro momento, o nome da universidade pesa muito, já que o recém-formado não conta com – quase – nenhuma experiência profissional que possa defini-lo como bom ou ruim no mercado de trabalho. Confira agora o ranking das melhores faculdades de Medicina Veterinária:

ENADE: 5; CPC: 5 e CC: –

ENADE: 5; CPC: 4 e CC: 4

ENADE: 4; CPC: 4 e CC: 4

ENADE: 4; CPC: 4 e CC: 4

ENADE: 4; CPC: 4 e CC: 4

Como o MEC classifica as melhores universidades

Os cursos são avaliados pelos critérios do Ministério da Educação para medir a qualidade do ensino tanto em faculdades públicas quanto privadas, por meio de provas no início e no fim do curso. São essas as três formas de avaliação do MEC: ENADE, CPC e CC.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC), cuja nota varia de 1 a 5, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores fazem visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

Por último, o Conceito do Curso (CC) trata da avaliação presencial do Ministério da Educação (MEC) nas instituições de ensino, sendo que as instituições de ensino superior que possuírem notas 3, 4 e 5 no CPC podem optar por não receberem a visita do MEC.

A carreira do curso de Medicina Veterinária

Além da prática clínica aos animais, o profissional trabalha com produção animal, saúde pública (como no controle de zoonoses), melhoramento genético, bem-estar animal, entre outras áreas. Outras atribuições são o planejamento, a execução e a avaliação de programas que envolvam a saúde animal, tais como saneamento ambiental e erradicação de doenças parasitárias.

Atualmente existem 79.339 médicos veterinários no mercado de trabalho, que se torna cada vez mais exigente e abrange como as principais áreas de trabalho as seguintes atividades:

  • Clínica de animais domésticos;
  • Clínica de grandes animais (cavalos, bois, etc) em fazendas e propriedades rurais;
  • Clínica de animais silvestres;
  • Controle do beneficiamento de produtos de origem animal em agroindústrias;
  • Defesa sanitária;
  • Saúde pública;
  • Desenvolvimento e produção de medicamentos e produtos biológicos de uso veterinário;
  • Desenvolvimento de biotecnologia;
  • Melhoramento genético.

Principais disciplinas do curso de Medicina Veterinária

As áreas de maior demanda em Medicina Veterinária referem-se aos cuidados com a saúde dos animais e às indústrias que manejam alimentos de origem animal, ou seja, com as disciplinas de bioquímica e biologia em destaque. Confira outras disciplinas presentes no curso:

  • Citologia;
  • Histologia;
  • Ecologia;
  • Genética Veterinária;
  • Estágio Supervisionado;
  • Trabalho Final de Conclusão de Curso.

Você sabia da qualidade do curso de Medicina Veterinária oferecido por essas faculdades em São Paulo? E das informações sobre o mercado de trabalho atualmente?
Conte para nós, nos comentários, tudo que você conhece sobre esse assunto.

Tags: , , , ,

Comente