Mitose

Biologia — Escrito por

Mitose é a etapa do cíclo celular que permite que os núcleos das células se dividam para fornecer a cada célula filha com um conjunto completo de cromossomos durante a divisão celular. Isso, juntamente com citocinese (divisão do citoplasma), ocorre em todas as plantas e animais multicelulares para permitir o crescimento do organismo.

A Mitose

Mitose

Durante a mitose a célula se duplica originando  duas novas células. As novas células são conhecidas como células filhas e foram geradas a partir da divisão celular. Estas novas céluas são idênticas entre si. Através da Mitose os rganismos crescem, se regeneram e renovam suas células continuamente.

Estágios da Mitose

Interfase: As células parecem inativas durante este estágio da mitose, mas elas estão bastantes ativas durante a interfase. Este é o período do ciclo celular  em que os centríolos se dividem, e as proteínas são produzidas ativamente. Nesta fase os cromossomos estão distendidos (ou cromatina) e são apenas constituídos por 1 cromatídeo (molécula de DNA). Na Inferfase a célula tem seu volume aumentado. É o período entre o final da divisão de uma célula e a origem de outra.

Prófase: Durante esta fase mitótica  o nucléolo desaparece e cromatina (DNA replicado e proteínas associadas) se condensa em cromossomos. Cada cromossomo replicado compreende duas cromátides, ambos com a mesma informação genética. Microtúbulos do citoesqueleto, responsável pela forma da célula, motilidade e apego a outras células durante a interfase, desmontar. E os blocos de construção destes microtúbulos são usados ​​para aumentar o fuso mitótico da região dos centrossomas.

Metáfase: Nesta fase a tensão aplicada pelo fibras do fuso alinha todos os cromossomos no centro da célula. Os cromossomos atingem o seu máximo encurtamento e alinham-se no plano médio célula, ligando-se pelo centrómeros aos feixes de microtúbulos (fuso acromático).

Anáfase: as fibras do fuso encurtam, os cinetócoros separados, e os cromatídeos (cromossomos) são separados e começam a se mover para os pólos da célula.

Telófase: Conhecido como fase final. Os cromossomos filhos chegam aos pólos e as fibras do fuso desaparecem, eles aproximam-se dos pólos e são agregados.

Citocinese: Na Citocinese ocorre a individualização das  células-filhas. Em seguida microtúbulos reorganizam-se em um citoesqueleto novo para o regresso ao interfase.

Tags:

Comente