Veja a nota de corte de Engenharia Civil no Enem

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne todos os anos milhões de estudantes interessados em entrar na universidade.

É importante deixar claro que a prova do Enem, por si só, não é um processo seletivo. Ela não aprova ou reprova ninguém. Porém, o desempenho no Exame é critério de classificação em diversos programas do Governo Federal que facilitam o acesso ao ensino superior.

O curso de Engenharia Civil, por exemplo, é um dos mais procurados em inúmeras universidades de todo o País. Dependendo da instituição, é preciso ter uma média acima de 800 pontos para ser aprovado.

Se você deseja estudar Engenharia Civil, veja como entrar na faculdade com a nota do Enem e que pontuação pode garantir uma vaga!

 

Como entrar em Engenharia Civil com a nota do Enem

Assim que o resultado do Enem é divulgado, começa a corrida por uma vaga em universidades públicas e privadas de todo o País.

Conheça as principais formas de entrar no curso de Engenharia Civil com a nota do Enem:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): classifica candidatos para universidades públicas.
  • Programa Universidade para Todos (ProUni): distribui bolsas de estudo em faculdades particulares para pessoas de baixa renda.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): concede financiamentos a juros baixos para ajudar pessoas de baixa renda a pagarem a faculdade particular.
  • Ingresso direto em universidades particulares sem fazer o vestibular.

 

Como funciona a nota de corte do Enem para Engenharia Civil

A nota de corte é a nota mínima que o candidato deve ter para ser aprovado em um processo seletivo. Funciona da seguinte forma:

  • Durante o período de inscrição, os candidatos escolhem em qual vaga desejam concorrer, informando o curso, turno, universidade, campus e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
  • A disputa só acontece entre os candidatos inscritos exatamente na mesma vaga.
  • Quando as inscrições são encerradas, o sistema de seleção distribui as vagas para os candidatos com as maiores notas no Enem.
  • A nota do último candidato que conseguiu passar é chamada de nota de corte.

Por esta razão é comum vermos notas de corte distintas de Engenharia Civil até na mesma universidade. Isso acontece quando se trata de turnos, cidades ou modalidades de concorrência diferentes.

Como a nota de corte depende muito do desempenho dos candidatos inscritos, só é possível saber com exatidão qual será esta nota após encerrado o período de inscrição.

No entanto, ao observarmos as edições recentes destes processos seletivos temos uma boa ideia da pontuação necessária para conseguir uma vaga.

Veja a seguir alguns exemplos de notas de corte do curso de Engenharia Civil.

 

Notas de corte de Engenharia Civil para passar no Sisu

O Sisu é o primeiro processo seletivo que acontece depois da divulgação dos resultados do Enem e a concorrência costuma ser acirrada. São duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre.

O curso de Engenharia Civil apresenta notas de corte bem elevadas em algumas instituições, quase tão altas quanto nos cursos de Medicina e Direito, chegando a mais de 800 pontos em alguns casos. Mas dá pra entrar em Engenharia Civil com menos que isso.

Veja algumas notas de corte recentes do Sisu:

 

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil acima de 800 pontos:

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil entre 750 e 800 pontos:

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil entre 700 e 750 pontos:

 

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil até 700 pontos:

 

Notas de corte de Engenharia Civil para passar no ProUni

Para se inscrever no ProUni é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com no mínimo 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Os candidatos devem atender a alguns critérios de renda e escolaridade.

Algumas universidades aprovam candidatos com uma pontuação pouco acima do mínimo exigido. Mas para a maioria das vagas de Engenharia Civil é preciso ter nota acima de 600 pontos.

Confira alguns exemplos de notas de corte recentes para ser aprovado em Engenharia Civil pelo ProUni:

 

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil acima de 650 pontos:

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil entre 600 e 650 pontos:

 

Universidades com notas de corte para Engenharia Civil até 600 pontos:

 

Notas de corte de Engenharia Civil para passar no FIES

Quem deseja um financiamento estudantil pelo FIES tem uma vantagem: pode usar a nota de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

O programa também exige uma nota mínima para se inscrever: 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

As regras do FIES mudam a cada semestre e está ficando cada vez mais difícil conseguir uma vaga. A boa notícia é que os cursos de Engenharia são prioritários para o Governo Federal e por isso recebem um número maior de financiamentos.

Uma das novidades do FIES é que o sistema agora libera as notas de corte parciais. Essa é uma forma de verificar suas reais chances de ser aprovado. A consulta pode ser feita durante o período de inscrição – diariamente, o sistema vai calcular a nota de corte parcial considerando os candidatos inscritos até o momento.

 

Notas de corte de Engenharia Civil para ingresso direto em universidades particulares

Muitas universidades particulares oferecem vantagens a estudantes com boas notas no Enem. Uma delas é fazer a matrícula sem precisar fazer vestibular, basta apresentar o boletim de desempenho individual e pronto!

Descontos nas mensalidades e parcelamentos facilitados são outros benefícios oferecidos aos participantes do Enem.

Neste caso não existe um processo seletivo único. Cada universidade define as regras de como isso vai ocorrer, quantas vagas serão disponibilizadas e qual a nota mínima para ser aprovado. Para saber mais detalhes, informe-se na instituição de seu interesse.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Civil que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

 

Veja também:

Quem pode participar do FIES?

 

Vai tentar uma vaga em Engenharia Civil? Conte para a gente em qual universidade você deseja estudar!

Comente