70 assuntos que sempre caem na Fuvest

Vestibular — Escrito por

A Fuvest não é apenas um dos vestibulares mais concorridos do Brasil. É também um dos mais difíceis.

Dividido em duas fases, o concurso seleciona alunos para uma das instituições mais bem conceituadas do mundo – a Universidade de São Paulo (USP) – e também para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

A prova da primeira fase é objetiva, tem 90 questões e aborda conhecimentos gerais (de todas as disciplinas do ensino médio). A segunda é um conjunto de provas dissertativas, mais focadas e ainda mais complicadas – aqui o aluno tem que provar que sabe mesmo, não tem como contar com o quesito sorte ou acertar no chute.

Para encarar essa pedreira, é preciso focar nos estudos. Mas não só isso: saber o que estudar também é importante para fazer uma boa prova. E é aqui que a história e a estatística dão uma forcinha, apresentando aqueles assuntos que sempre caem na Fuvest e que provavelmente não devem ficar de fora da próxima edição.

Separamos a seguir 70 assuntos que sempre caem na Fuvest para você colocar na sua lista de prioridades. Vamos lá?

 

Os assuntos que sempre caem na Fuvest

Na lista que preparamos a seguir contamos 70 assuntos divididos em 8 disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física e Língua Inglesa.

Parece muito, mas você vai ver a partir de agora que dominá-los é menos complicado do que se imagina.

Vamos dividir em disciplinas para ficar mais fácil:

 

Língua Portuguesa e Literatura

  1. Classes de palavras
  2. Ortografia
  3. Regência
  4. Concordância
  5. Tempos verbais e não verbais
  6. Romantismo
  7. Realismo-Naturalismo
  8. Modernismo
  9. Os livros obrigatórios (que sempre caem!):
  • A cidade e as serras – Eça de Queirós
  • Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade
  • Iracema – José de Alencar
  • Mayombe – Pepetela
  • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
  • Minha vida de menina – Helena Morley
  • O cortiço – Aluísio Azevedo
  • Sagarana – João Guimarães Rosa
  • Vidas secas – Graciliano Ramos

 

Matemática

  1. Triângulos
  2. Teorema de Pitágoras
  3. Seno e cosseno
  4. Geometria
  5. Geometria
  6. Porcentagem
  7. Logaritmos
  8. Progressão Aritmética
  9. Progressão Geométrica
  10. Polinômios
  11. Análise combinatória
  12. Números complexos

 

Geografia

  1. Petróleo e pré-sal
  2. A questão urbana e social
  3. Urbanização
  4. Cartografia
  5. Situação dos refugiados no mundo
  6. Climas
  7. Demografia
  8. Globalização
  9. Problemas ambientais
  10. Disparidades socioeconômicas mundiais
  11. Agronegócio no brasil
  12. Bacias hidrográficas
  13. Fontes alternativas de energia
  14. Ecossistemas brasileiros
  15. Situação política brasileira

 

História

  1. Guerras mundiais
  2. Globalização
  3. Período Vargas
  4. Golpe militar

Química

  1. Cinética química
  2. Ligações intermoleculares
  3. Eletroquímica
  4. Ligações químicas
  5. Cálculos estequiométricos
  6. Termoquímica
  7. Atomística
  8. Funções inorgânicas
  9. Equilíbrio químico
  10. Soluções
  11. Propriedades coligativas
  12. Química orgânica

 

Física

  1. Hidrostática
  2. Magnetismo
  3. Eletrodinâmica
  4. Cinemática
  5. Dinâmica
  6. Trabalho e energia
  7. Eletrostática
  8. Termodinâmica
  9. Ondulatória

 

Biologia

  1. Ecologia
  2. Zoologia
  3. Biologia celular e Bioquímica
  4. Fotossíntese
  5. Genética e Evolução
  6. Embriologia
  7. Sistema circulatório
  8. Vírus, Grupo Monera, Protistas e Fungos

 

Inglês

  1. Leitura e interpretação de textos

 

A lista é longa, mas não se afobe. Com organização e dedicação você consegue dar conta de tudo.

E para arredondar ainda mais sua programação de estudos, a gente vai explicar como esses conteúdos aparecem nas provas. Veja a seguir!

 

Como estudar os assuntos que sempre caem na Fuvest

Vamos agora investigar a melhor forma de estudar os assuntos mais frequentes em cada uma das disciplinas listadas acima.

Acompanhe:

1. Língua Portuguesa e Literatura

Boa parte da prova de Português pode ser feita com uma interpretação apurada do texto apresentado. Como se estuda para isso? Com muita leitura e análise crítica. Lembre-se de que essa habilidade é vital para quem quer se dar bem nos exames – e será especialmente útil na segunda fase, que tem questões dissertativas pesadas e ainda uma redação.

As questões de Literatura também são traiçoeiras. A maioria delas vai exigir que o aluno tenha lido todos os livros obrigatórios, encontrado um vínculo comum entre eles e entendido o contexto histórico, econômico, social e político da época a que se referem. Não caia na tentação de ler apenas o resumo das obras. Ah, e também não deixe de acompanhar as análises críticas sobre cada um deles.

 

2. Matemática

A prova de Matemática da Fuvest é de queimar os miolos. Raramente aparecem questões fáceis de resolver, como aquelas que às vezes pintam no Enem. Aqui os organizadores estão interessados em testar seu conhecimento real a respeito da disciplina. Por isso é bom chegar à prova com tudo na ponta da língua – invista muito mais no fundamento do raciocínio matemático do que necessariamente em decorar fórmulas.

 

3. Geografia

A Fuvest adora trabalhar com pequenos detalhes de uma certa área do conhecimento – e na prova de Geografia a gente consegue identificar isso com bastante clareza. Eles querem que você ponha seu conhecimento técnico em ação, muito mais do que aquela visão geral-interpretativa. Aqui é menos geopolítica e mais geografia clássica.

 

4. História

A Fuvest gosta de muito de História Contemporânea e do Brasil República. Você não pode perder esses dois de vista de jeito nenhum. Durante a prova, vai ser testado em relação ao seu conhecimento geral dos fatos, por isso não precisa perder tempo decorando datas e nomes.

 

5. Química Geral

Na real, temos que confessar: a prova de Química não tem muitos assuntos recorrentes. Os avaliadores estão mirando uma variedade de temas edição após edição. Aposte, portanto, em formar uma base sólida de conhecimentos na área. Isso vai garantir um bom desempenho, já que boa parte das questões se revolvem articulando conhecimentos básicos.

 

6. Física

Nas últimas edições, Mecânica, Óptica e Eletricidade têm aparecido com frequência na Fuvest. Só que os organizadores resolveram dar uma embaralhada na prova, e estão incluindo cada vez mais temas que não eram tão comuns, como Ondulatória. A dica aqui, portanto, é a mesma da Química: trate de ampliar seu conhecimento fundamental na área.

Ah, a Fuvest costuma incluir valores de referência nas questões. Assim, você não precisa decorar exatamente todos os dados. Repita com a gente: foco nos fundamentos!

 

7. Biologia

Outra disciplina que está sendo bem distribuída é a Biologia. Embora a gente ainda consiga elencar os assuntos que mais caem, cada vez mais os elaboradores das provas estão distribuindo os temas. Portanto, olho vivo: nada de deixar conteúdos de fora.

 

8. Inglês

Para se dar bem na prova de Inglês você só precisa ser bom em leitura e interpretação de textos na língua estrangeira. Um bom vocabulário ajuda e muito. Questões de gramática são raríssimas!

 

Dicas que valem para todas as disciplinas

  • Ainda não inventaram fórmula melhor de estudar para as provas da Fuvest do que fazer as edições anteriores. Isso ajuda a sentir o formato e o grau de dificuldade das questões. Você pode encontrá-las com facilidade na internet, no site do concurso.
  • Sempre que estiver estudando algo, pergunte a si mesmo qual é o aspecto histórico, econômico e cultural daquele assunto. Isso é especialmente útil para se dar bem em provas com pegada social, como Geografia, Biologia, Química, História e Língua Portuguesa.
  • Invista na interpretação de gráficos e tabelas.
  • Se tiver começando a estudar com bastante antecedência, priorize as disciplinas em que você tem mais dificuldade.
  • Se tiver um tempo apenas razoável, priorize os assuntos em que você tem dificuldade média.
  • Faltando poucas semanas para a prova, deixe de lado o que ainda não aprendeu e invista na revisão de todos os demais conteúdos.

 

Outras faculdades para ter em mente

Se não der para garantir vaga na Fuvest, não se preocupe. Com certeza você pode encontrar um curso similar em faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação, cujo diploma será muito bem visto no mercado de trabalho.

Separamos algumas para você. Ah, e todas elas participam de programas do Governo Federal, como o ProUni, de bolsas de estudos, e o FIES, de financiamento estudantil.

Conheça:

 

Veja também:

50+ assuntos que sempre caem no ENEM

 

Como anda sua rotina de estudos para a Fuvest? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Comente