O que é a Nota de Corte?

Dicas do Vestibular — Escrito por

A nota de corte é a nota mínima necessária pra conseguir a aprovação em um processo seletivo. Em alguns vestibulares tradicionais, esta nota serve também para selecionar os candidatos que passarão para a segunda fase do processo de seleção. Ela é a nota mais baixa dentre o número de vagas oferecidas, ou seja, é a nota do último candidato aprovado.

Saber a nota de corte é útil também para determinar o mínimo de pontos que pode significar a classificação. Porém, essa informação não permite saber se você vai conseguir de fato a vaga, pois as notas variam muito entre as universidades e processos seletivos,  podendo subir ou descer consideravelmente a cada edição.

O ideal é se concentrar nos estudos e mirar bem alto: tentar uma pontuação maior do que a nota de corte, com folga, para garantir seu lugar ao sol.

Confira como funcionam as principais notas de corte para entrar na faculdade!

Nota de corte do Sisu

Atualmente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o processo seletivo mais concorrido do Brasil. O Sisu oferece vagas em universidades públicas de todo o País e classifica os estudantes a partir  da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante o período de inscrições o sistema é atualizado diariamente, exibindo a nota de corte para cada vaga.

No Sisu o participante concorre apenas com aqueles candidatos que fizeram as mesmas opções de instituição, campus, curso, turno e modalidade de concorrência.

A nota de corte do Sisu mostra como está a procura por determinada vaga e qual a possibilidade do candidato ser classificado com seu desempenho no Enem. Mas, como explicamos anteriormente, isso não significa que o candidato com nota superior à nota de corte será classificado:  a cada dia a nota é alterada e apenas depois do encerramento das inscrições é possível conhecer a nota de corte final.

O que se sabe é que há sempre aqueles cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e algumas Engenharias, que exigem uma pontuação acima de 700 no Enem, principalmente em universidades mais renomadas. No entanto, com cerca de 650 pontos é possível entrar em boa parte das vagas disponíveis.

O processo seletivo do Sisu acontece duas vezes por ano: em janeiro (logo depois da divulgação do resultado do Enem) e em junho ou julho. Para participar, é obrigatório ter feito o Enem do ano imediatamente anterior e não ter zerado na redação.

Nota de corte do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos a pessoas de baixa renda em faculdades particulares de todo o Brasil.

Para concorrer a uma bolsa do ProUni é obrigatório cumprir requisitos de escolaridade e renda, além de ter feito a edição mais recente do Enem, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.

A nota de corte do ProUni é a menor pontuação possível para entrar em uma vaga. Em alguns casos, como Medicina, o desempenho no Enem precisa ser de cerca de 800 pontos! Em cursos menos procurados, é possível passar com a nota mínima exigida. Uma pontuação de 600 pode garantir vaga em diversos cursos.

As inscrições para o ProUni são gratuitas, devem ser feitas pela internet, e acontecem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre (logo após a divulgação dos resultados do Sisu).

Nota de corte do Vestibular

Cada instituição que usa o vestibular tradicional para selecionar seus estudantes faz um concurso diferente. O número e o tipo de questões variam muito. Há também vestibulares que acontecem em duas etapas e estipulam uma nota de corte para seguir na disputa da segunda fase. Se você está interessado em fazer o vestibular tradicional de alguma faculdade, o melhor mesmo é pesquisar o edital do concurso e consultar notas de corte de anos anteriores para a unidade (campus), curso, turno e modalidade de concorrência da vaga que você pretende ocupar.

Nota de corte para ingresso direto

O Enem facilitou a vida de muita gente e um dos benefícios que você pode aproveitar é o ingresso direto em faculdades privadas. Cada instituição é livre para definir seus próprios critérios (nota mínima, peso de cada prova, etc.). Em comum, elas apresentam a facilidade de permitir que o aluno faça a matrícula diretamente, sem vestibular, caso atinja a pontuação exigida.

Conheça algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que usam a nota do Enem como forma de ingresso direto:

Veja também:

Como funciona a nota do Enem?

O que achou da nota de corte? Está confiante que vai conseguir atingir (ou superar) essa pontuação para o processo seletivo que você pretende fazer?

Tags: , , , ,

Comente