O que é o Fies Técnico do Pronatec?

Carreiras — Escrito por

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma ação pública, criada em 2011 e com várias iniciativas envolvidas, para que houvesse amparo e fomento na oferta de cursos profissionais e tecnológicos no país. Uma das vertentes do programa é o FIES Técnico. Você sabe o que é isso? Se você é um estudante ou já é um trabalhador empregado, mas que tenha interesse em cursar o ensino técnico ou profissional, não perca a chance de ler as linhas a seguir.

O que é o FIES Técnico e quando serão abertas as inscrições?

Se você já ouviu falar no FIES, que é o programa básico de financiamento estudantil do governo federal, vai ser fácil de entender o FIES Técnico. O programa original é destinado ao financiamento de cursos superiores, os quais sejam oferecidos na modalidade presencial e que tenham avaliação positiva nos exames de qualidade conduzidos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), para aqueles alunos regularmente matriculados e que obedeceram as fases de seleção e matrícula.

Pois o FIES Técnico nada mais é do que uma ampliação natural do FIES, agora oferecendo linhas de crédito para o setor técnico-profissionalizante. Mas como o novo programa pretende atender não somente aos estudantes recém-formados no ensino médio e que fizeram o Enem, existirão duas categorias de FIES Técnico.

Quais são as categorias de FIES Técnico?

A primeira variedade será o FIES Técnico-Estudante, cujos empréstimos serão voltados para os candidatos que tenham o ensino médio completo e planejam estudar em cursos técnicos ministrados por instituições privadas ou nos Serviços Nacionais de Aprendizagem. E haverá também o FIES Técnico-Empresa, cujo financiamento será destinado aos empresários que desejarem oferecer melhor capacitação e formação aos funcionários que trabalham em sua empresa.

O programa já está na pauta no governo, porém ainda não foi totalmente regulamentado. Por isso, as inscrições ainda não estão abertas. Acredita-se que em breve tudo estará ajustado, e seja possível ver divulgado o correto procedimento de inscrição. Mesmo assim, as instituições de ensino já estão se movimentando para participar do Pronatec.

Quais instituições farão parte do FIES Técnico?

As instituições públicas e do Sistema S (organizações como o SENAC, SESC, SENAI, SESI, SEBRAE e outras) já integram o planejamento do Pronatec como um todo. Mas para o FIES Técnico, as instituições privadas de ensino superior e as escolas técnicas da rede particular que estiverem interessadas no programa deverão se habilitar, obedecendo a condições determinadas pelo MEC.

Então, a proposta do governo segue esse esquema: o candidato deve procurar uma das escolas ou instituições, verificar se ela é parceira do programa e se inscrever no curso técnico desejado. Já matriculado, deve procurar o sistema do FIES Técnico (SisFIES) na Internet para solicitar o empréstimo. A carência será de 18 meses, e para se amortizar o valor financiado o estudante terá três vezes o período de duração do curso mais 12 meses, com juros de 3,4% ao ano.

E então, você já pensou qual curso técnico seria relevante para dar uma guinada em sua carreira? Talvez já seja a hora de imaginar, para já estar preparado quando o FIES Técnico abrir as vagas e inscrições.

Tags: , , ,

Comente