Temas de redação que já caíram no ENEM

Redação — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova composta por 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas do conhecimento, e uma redação. Ao contrário do que muitos alunos pensam, a redação é uma das partes mais importantes do exame, pois sua nota equivale a 50% da nota do candidato na prova.

Na redação do ENEM o estudante deve propor uma solução para o tema apresentado, sempre respeitando os direitos humanos. Ter uma boa preparação é essencial para fazer uma redação de qualidade. Uma dica de estudo é verificar quais são os temas antigos e  discorrer sobre eles. Confira quais foram os temas e as propostas das redações do ENEM desde o ano de 1998:

Ano Tema Proposta
1998 Viver e Aprender O estudante deveria analisar o sentido da vida, com base na letra da música “O que é, o que é” , de Gonzaguinha.
1999 Cidadania e Participação Social Como este tema era ampliado, o aluno deveria escolher para qual assunto iria se direcionar, escolher seus argumentos e apresentar uma proposta de ação social.
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional A proposta cobrava que o aluno se expressasse sobre como lidar com situações onde a infância não é respeitada.
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito? O aluno deveria desenvolver seu texto com base nos textos apresentados, sem deixar de respeitar os direitos humanos.
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita? Tendo a política como assunto da redação, a proposta da banca era resgatar a importância do voto, não somente dos jovens, mas de todos os cidadãos brasileiros.
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? O aluno deveria considerar as causas e as consequências da violência no país, e apresentar possíveis soluções para o problema.
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação Neste tema o aluno deveria ser cuidadoso ao expor suas propostas, pois poderiam ser consideradas abusos ou sensacionalismo.
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira O aluno deveria mostrar a realidade brasileira e sua relação direta com o trabalho infantil.
2006 O poder de transformação da leitura O candidato deveria identificar a importância da leitura na formação dos seres humanos, tendo como única restrição o respeito aos direitos humanos.
2007 O desafio de se conviver com as diferenças O candidato deveria considerar todos os tipos de diferenças existentes, mostrando os benefícios que elas trazem para a sociedade.
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar O aluno deveria escolher uma das três opções e mostrar os pontos positivos e negativos de sua escolha, além de apresentar argumentos para mostrar porque esta opção era a mais viável entre as três opções propostas.
2009 O indivíduo frente à ética nacional Neste tema de redação, o aluno deveria apresentar uma proposta de ação social, sem desrespeitar os direitos humanos.
2010 O trabalho na construção da dignidade humana Como os textos de apoio fornecidos aos alunos eram completamente diferentes, os candidatos deveriam selecionar somente um deles para fazer sua redação.
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado A proposta de redação sugeria que o candidato estabelecesse os limites entre o privado e o público. Além disso, deveria apresentar uma proposta de solução.
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21 O estudante deveria fazer uma reflexão sobre o crescimento do Brasil na economia mundial, mostrando o porquê de as pessoas optarem por se mudar para o nosso país.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , ,

Comente