Passo a passo do FIES

Fies — Escrito por

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que ajuda a pagar o ensino superior de estudantes de instituições privadas de ensino.

O FIES é destinado a estudantes de baixa renda que tiveram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Veja como fazer para se candidatar a um financiamento do FIES!

Primeiro passo: Requisitos

O primeiro passo para quem vai pedir o FIES é descobrir se atende aos requisitos do Programa. Pode se inscrever no FIES quem:

  • Tem renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa.
  • Fez alguma edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Segundo passo: Inscrição

Se você atende aos requisitos do FIES, deve ficar de olho no período de inscrições. O MEC abre dois processos seletivos do FIES por ano, no primeiro e no segundo semestre.

Durante o prazo determinado pelo MEC, os candidatos devem se inscrever no site do FIES Seleção. As inscrições são gratuitas.

Terceiro passo: Cadastro no SisFIES

Quem for selecionado para ganhar o financiamento terá um prazo para se cadastrar em outro sistema, o SisFIES.

Quarto passo: Validação das informações cadastradas

Depois de completar o cadastro no SisFIES, é necessário validar as informações na CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da faculdade para a qual foi selecionado. O MEC exige que essa etapa seja feita dentro de um prazo, divulgado a cada edição do FIES.

 

Quinto passo: Contratação do financiamento

Assim que a inscrição for validada junto à CPSA, o estudante deve ir até o banco e realizar a contratação do financiamento. Novamente, ele terá um prazo para cumprir essa etapa. Outro detalhe importante é que a agência deve ser a mesma informada no ato da inscrição.

Sexto passo: Pagamento

O pagamento do FIES é dividido em três fases:

  • Fase de utilização –  Ao longo do curso, o estudante pagará um boleto a cada três meses. Esse valor é referente aos juros do financiamento.

  • Fase de carência – Depois da conclusão do curso superior, o estudante terá alguns meses para se estruturar e recompor o seu orçamento. Nessa fase ele continuará pagando os boletos trimestrais referentes aos juros.

  • Fase de amortização – Passado o período de carência, o saldo devedor poderá ser parcelado em vários anos.

Faculdades que participam do FIES

Todas as faculdades participantes do FIES são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. A lista completa, com todas as instituições onde há vagas disponíveis para financiamento, só é divulgada quando abrem as inscrições e muda a cada edição.

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Descubra quantos pontos você precisa ter tirado no Enem para obter o FIES

Vai pedir o FIES?  Conte para a gente nos comentários!

Tags: , , ,

Comente