Quem pode participar do FIES

Fies — Escrito por

Assim como em outras iniciativas do governo que incentivam as pessoas a continuarem os estudos após sair da escola, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é uma grande ajuda para quem quer fazer um curso superior em universidade paga, mas  não tem condições financeiras.

O FIES é um programa do Ministério da Educação que financia o pagamento do seu curso em universidade particular. Durante o período que você estiver estudando, são pagas apenas parcelas muito pequenas, a cada três meses, referentes à taxa de juros. A quitação do financiamento só começa a ser feita depois da formatura.

Mas para aderir ao programa é necessário preencher determinados requisitos. Conheça a seguir as especificações e confira se você também pode se beneficiar desse recurso!

Quem pode pedir o FIES?

Pode pedir o FIES quem:

  • Tiver participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação.
  • Tiver renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Todo mundo que se encaixar nos requisitos ganha o FIES?

Não. O FIES passou por uma série de mudanças e agora as vagas são limitadas. A cada semestre, o MEC define o orçamento para conceder novos financiamentos, estabelece o número e a distribuição de vagas disponíveis para aquela edição e abre as inscrições para um processo seletivo.

Para se inscrever no processo seletivo do FIES, você deve acessar o FIES Seleção durante o período determinado pelo MEC. As inscrições são gratuitas.

As vagas são para faculdades particulares de todo o Brasil. Recentemente, o MEC vem priorizando algumas áreas do conhecimento (Saúde, Engenharia e Formação de Professores) e regiões mais necessitadas.

Faculdades que participam do FIES

Somente universidades privadas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar do FIES. A lista completa, com todas as instituições onde há vagas disponíveis para financiamento, só é divulgada quando abrem as inscrições e muda a cada edição.

Confira algumas faculdades que costumam participar do FIES:

Veja também:

Descubra quantos pontos você precisa ter tirado no Enem para obter o FIES

Você se encaixa nos requisitos para pedir o FIES?  Conte para a gente nos comentários!

Tags: , , , ,

Comente