Resultado Fuvest 2018: Saiba tudo

Vestibular — Escrito por

Já imaginou acessar a lista da Fuvest 2018 e ver seu nome entre os escolhidos? Deve dar um sentimento indescritível de alívio e vitória, uma vontade de sair aos berros contando para todo mundo.

É como chegar ao fim de uma maratona longa e pesada, que levou um ano inteiro para ser cumprida.

Com a próxima edição da Fuvest não vai ser diferente. Já tem gente por aí com o coração batendo forte, à espera das provas e dos resultados.

Quem participa deste que é um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do Brasil precisa se preparar bem, tanto na parte intelectual quanto na psicológica. O concurso acontece em duas etapas, uma mais complicada que a outra, e até chegar o dia de ver seu nome entre os escolhidos vai ser uma prova de fogo.

Por isso a gente foi atrás de tudo o que diz respeito ao resultado da Fuvest 2018: quando sai, o que é preciso fazer, as chances de entrar e, claro, as alternativas para você começar o ano matriculado em uma faculdade de respeito!

 

A divulgação do resultado da Fuvest 2018

Como você já sabe, a Fuvest é dividida em duas fases. Ou seja: teremos dois resultados, divulgados em datas diferentes, e sentiremos duas vezes mais frio na barriga!

A primeira fase é composta de uma prova objetiva com 90 questões, cada uma com cinco alternativas. O objetivo dessa etapa é escolher apenas um determinado número de candidatos com o melhor desempenho para continuarem na disputa. A prova é a mesma para todos os inscritos.

A segunda etapa é ainda mais difícil, com provas dissertativas (você vai ter que escrever bastante!) aplicadas durante três dias seguidos. Algumas mudam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

É uma maratona e tanto!

A divulgação dos resultados deve acontecer em dezembro de 2017 e fevereiro de 2018.

E numa delas, um detalhe interessante: o candidato tem até seis chances de descolar a vaga. Seis chances!

Vamos agora às datas em que vão sair os resultados de cada fase da Fuvest 2018.

 

Divulgação do resultado da primeira fase da Fuvest 2018

A primeira fase da Fuvest 2018 acontece em novembro de 2017. Os resultados saem pouco tempo depois, no dia 18 de dezembro de 2017, quando os candidatos saberão também seus locais de prova para a segunda fase.

Aqui não adianta nutrir muitas expectativas. Quem passar, passou. Não haverá segunda ou terceira chamada. É importante se preparar bem para garantir vaga entre os cerca de 30% do total de candidatos que vão estar nesta lista.

Um detalhe importante: quem acertar menos de 27 questões estará desclassificado automaticamente.

Se o seu nome aparecer na lista de aprovados para fazer a segunda fase, não perca nem mais um minuto: redobre os estudos para a pedreira que virá em seguida.

 

Divulgação dos resultados da segunda fase da Fuvest 2018

Menos de dois meses depois do sufoco da prova objetiva, vem a segunda etapa –que é mais longa, mais difícil e exclusiva para quem conseguir passar na primeira fase.

A segunda fase acontece no começo de janeiro de 2018 e é composta por três provas.

A primeira é de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. O candidato tem que responder a 10 perguntas e escrever um texto dissertativo de acordo com a temática proposta pela Fuvest (o assunto só é revelado na hora da prova).

No segundo dia, terá que resolver 16 questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química.

No terceiro, 12 questões sobre duas ou três disciplinas específicas ligadas ao curso escolhido.

Os resultados da segunda fase da Fuvest demoram um pouco mais para sair. A lista de aprovados será conhecida no dia 2 de fevereiro de 2018.

Quem passar aqui garante definitivamente a vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) – já pensou?

Só que esse resultado tem uma particularidade interessante em relação ao da primeira fase. O candidato que não tiver o nome entre os primeiros escolhidos tem até seis chances de descolar a vaga tão desejada.

Isso porque alguns alunos não conseguem efetuar a matrícula, desistem do curso ou perdem os prazos estipulados pela universidade.

Quando isso acontece, a Fuvest vai chamando os candidatos mais bem colocados até ocupar todas as vagas. O limite é de seis chamadas.

É um processo que pode se estender até meados de março. E para não perder as esperanças, basta ficar ligado nas divulgações que serão feitas no site da Fuvest.

 

Fique por dentro de todas as datas da Fuvest 2018

Tão importante quanto estudar para garantir uma vaga na Fuvest é ficar atento às datas de todos os procedimentos antes, durante e depois das provas.

A organização do concurso é impiedosa. Se você perder algum prazo, por um minuto que seja, vai ficar de fora e ter que esperar até o ano que vem para tentar de novo.

Por isso tenha sempre as principais datas em dia. Aqui trouxemos algumas:

 

Até 7 de agosto de 2017 – isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição da Fuvest geralmente custa um dinheirão. Quem está em dificuldades financeiras pode pedir isenção total ou abatimento do valor – desde que, obviamente, se encaixe nos critérios definidos pela organização do concurso.

Os pedidos podem ser feitos até o dia 7 de agosto no próprio site da Fuvest. Os resultados das isenções devem ser divulgados até o dia 18 de agosto.

 

21 de agosto a 11 de setembro de 2017: período de inscrições

Essa é uma das datas mais importantes para quem vai fazer a Fuvest 2018: o período de inscrições abre no dia 21 de agosto e vai até as 23h59 do dia 11 de setembro. São mais ou menos 20 dias para fazer todo o processo pelo site da Fuvest.

A inscrição não é nenhum bicho de sete cabeças. Basicamente, você terá que informar seus dados pessoais, algumas informações extras, escolher suas opções de curso, criar uma senha e pronto. Ah, claro, precisa pagar o boleto de inscrição também. Quem obtiver isenção total ou parcial vai encontrar essa informação no próprio sistema da Fuvest.

Nosso conselho é fazer a inscrição logo nos primeiros dias. Evite perrengues de última hora, como sistema lento, banco fechado e esse tipo de situação.

O prazo limite para pagar a taxa, aliás, é no dia 12 de setembro. A gente nem precisa dizer que quem perder a data vai ficar de fora, né?

 

17 de novembro de 2017: divulgação dos locais de prova

Tradicionalmente a Fuvest divulga o local de provas somente cerca de uma semana antes do grande dia. Este ano será no dia 17 de novembro. Para saber onde você vai fazer os exames, basta acessar o site da Fuvest, informar seu número de CPF e senha.

 

26 de novembro de 2017: primeira fase da Fuvest 2018

A prova da primeira fase da Fuvest é aplicada no último domingo de novembro, dia 26. São no total 90 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

A organização dá um tempo total de cinco horas para os candidatos resolverem todas as questões e preencherem o cartão-resposta.

 

18 de dezembro de 2017: resultado da primeira fase da Fuvest 2018

Pouco mais de três semanas após a prova da primeira fase, sai a lista dos candidatos que continuam na disputa. O resultado da primeira fase da Fuvest 2018 é divulgado no dia 18 de dezembro de 2017.

 

7 a 9 de janeiro de 2018: segunda fase da Fuvest 2018

Menos de dois meses depois da primeira fase, acontece a segunda. As provas aqui são dissertativas e exigem um conhecimento apurado por parte dos candidatos. São três dias seguidos: 7, 8 e 9 de janeiro de 2018 – domingo, segunda e terça-feira. Só vai poder fazer a segunda fase quem tiver sido aprovado na primeira.

 

2 de fevereiro de 2018: segunda fase da Fuvest 2018

Sai a primeira convocação (primeira chamada) dos aprovados no vestibular. Se o seu nome aparecer na lista, parabéns! Lembre-se de ficar de olho nas datas de matrícula.

Se você não estiver entre os classificados, não desanime. A Fuvest tem até seis chamadas, que podem se estender até a metade de março.

Dicas rápidas para se dar bem na Fuvest 2018

Para se dar bem na Fuvest o jeito é estudar muito, de preferência com mais de um ano de antecedência.

Mas alguns macetes podem ser bastante úteis para você estudar com mais eficácia e chegar ao dia das provas mais bem preparado.

Veja alguns:

  • Antes de tudo, preste atenção às tais obras obrigatórias. Leia tudo com bastante atenção. Não adianta ficar no resumo. A Fuvest 2018 vai explorar bastante o conteúdo dos livros.
  • Está por fora das obras obrigatórias? Então anote aí. São nove livros:
    • Vidas secas – Graciliano Ramos
    • Sagarana – João Guimarães Rosa
    • O cortiço – Aluísio Azevedo
    • Minha vida de menina – Helena Morley
    • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
    • Mayombe – Pepetela
    • Iracema – José de Alencar
    • Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade
    • A cidade e as serras – Eça de Queirós
  • Use e abuse das provas das edições anteriores da Fuvest. Elas vão ajudar você a se familiarizar com o grau de dificuldade das questões.
  • Muitas questões podem ser resolvidas com leitura atenta e interpretação de texto – invista nisso.
  • Ler e analisar gráficos e tabelas também é fundamental para um bom desempenho.
  • Fique por dentro dos assuntos que caem com maior frequência nas provas.
  • Leia o manual do candidato com atenção redobrada, para não perder nenhum detalhe.

 

Onde estudar se não rolar Fuvest 2018

O Brasil tem uma quantidade interessante de faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento. Elas podem ser uma ótima alternativa caso você não consiga vaga na Fuvest 2018, esteja pensando em estudar em outros lugares ou prefira adotar outros formatos de estudo (a distância, por exemplo).

Conheça algumas:

 

Veja também:

70 assuntos que sempre caem na Fuvest 

 

Já está com o coração batendo forte de ansiedade pelos resultados da Fuvest 2018? Conte aqui para a gente suas expectativas em relação à prova!

Comente