Temas de Redação do Enem (1998 – 1999)

Redação — Escrito por

Para ser bem sucedido na prova do Enem é preciso estar preparado para a prova de redação. Desta forma o Enem Virtual selecionou para você todos os temas de redação do Enem separados por ano. Confira todos os temas de redação que já foram pedidos no Enem para se preparar para a prova.

Tema das Redações do Enem

Enem 1998

No ano de 1998 o Enem escolheu um tema relativamente simples para a redação.

(…) Viver e não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será Mas isso não impede que eu repita É bonita, é bonita e é bonita (…)
Luiz Gonzaga Jr.

Redija um texto dissertativo sobre o tema “Viver e Aprender” no qual você exponha suas idéias de forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador “O que é o que é”.

Dê um titulo à sua redação, que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.

Enem 1999

O encontro “Vem ser cidadão” reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.

O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.

([Adaptado de] “Para quem se revolta e quer agir”, “Folha de S. Paulo”, 16/11/1998)

Depoimentos de jovens participantes do encontro:

  • “Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A reaidade está nua e crua. (…) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu. (E.M.O.S, 18 anos, Minas Gerais)
  • A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar. (C.S.Jr., 16 anos, Paraná)
  • Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinârmico na sua escola, no seu bairro. (H .A., 19 anos, Amazonas)(Depoimentos extraídos de “Para quem se revolta e quer agir”, “Folha de S. Paulo”, 16/11/1998)Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social.Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.A redaçao deverá ser apresentada a tinta na cor azul ou preta e desenvolvida na folha grampeada ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.
Tags: ,

Comente