Tudo sobre o Enem

Enem — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já faz parte da vida de todos os estudantes brasileiros e é uma das provas mais importantes do País.

Criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem cresceu em número de questões, quantidade de participantes e importância.

Atualmente, fazer o Enem e conseguir uma boa nota pode ser a chave para entrar no ensino superior. Programas do Governo Federal como ProUni, FIES e Sisu exigem o Enem e, por causa deles, cada vez mais pessoas têm acesso à universidade.

Acha pouco? O Enem ainda pode servir para complementar a nota do vestibular e até para se matricular em uma faculdade sem precisar fazer provas.

Saiba mais sobre o Enem, uma das provas mais importantes do País!

 

Como funciona o Enem

O Enem é uma prova que dura dois dias e acontece todo ano, normalmente entre o final de outubro e as primeiras semanas de novembro.

O conteúdo cobrado envolve todas as matérias dos três anos do ensino médio, organizadas em quatro áreas do conhecimento:

  • Matemática e suas Tecnologias: Cálculos, Teoria dos conjuntos, etc.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.

O Enem também tem uma prova de redação, na qual os participantes devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto naquela edição do Exame. O tema da redação só é revelado na hora da prova e normalmente envolve um assunto importante ou polêmico da atualidade.

 

Dias de prova do Enem

O Enem acontece em dois domingos consecutivos. As 180 questões objetivas e a redação são divididas desta forma:

Primeiro dia do Enem:

  • Tempo de Prova: 5h30
  • Matérias: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Segundo dia do Enem:

  • Tempo de Prova: 4h30
  • Matérias: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias

 

Para que serve o Enem

A importância do Enem aumentou ao longo dos anos e hoje em dia o Exame serve para:

  • Avaliar a qualidade do ensino médio.
  • Participar do Programa Universidade para todos (ProUni) e concorrer a uma bolsa de estudos em faculdade particular.
  • Participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e disputar uma vaga em universidade pública sem precisar fazer o vestibular.
  • Solicitar o financiamento estudantil do FIES para pagar a faculdade privada.
  • Complementar a nota do Vestibular Tradicional.
  • Entrar em universidade privada sem precisar fazer provas.

 

Quem pode fazer o Enem

Embora muitos dos participantes sejam alunos do terceiro ano do ensino médio, qualquer pessoa pode se inscrever para fazer o Enem. Não há limite de renda ou idade para participar.

O Inep, órgão ligado ao MEC que organiza o Enem, prevê uma série de casos em que o participante pode solicitar atendimento especial no momento da inscrição para fazer a prova, como por exemplo:

  • Gestantes
  • Idosos
  • Lactantes
  • Pessoas portadoras de deficiências físicas ou intelectuais

 

Inscrição para o Enem

As inscrições para o Enem acontecem todo ano e normalmente são abertas no mês de maio, época em que o Inep divulga o edital do Exame com o cronograma, regras, locais de prova e informações sobre o Enem.

Quem quiser participar do Enem deve se inscrever na página oficial do Exame , na Internet.

 

Como estudar para o Enem

O Enem é um exame longo e complexo, mais parecido com uma prova do vestibular do que com as provas da escola.

As questões objetivas, muitas vezes, envolvem mais de uma matéria. São as chamadas “questões interdisciplinares”.

A melhor forma de estudar para o Enem é entender de verdade os conteúdos, pois o Exame passa longe da decoreba. As questões exigem, principalmente, uma boa capacidade de interpretação de texto.

Ler bastante ajuda em todos os aspectos da prova do Enem, tanto nas questões objetivas como na prova de redação.

Praticar o modelo de questões do Enem também é muito útil. Procure fazer os simulados oferecidos por escolas e cursinhos. Você também pode baixar as provas anteriores pela Internet e tentar resolver as questões sozinho em casa. Isso ajuda bastante a ter familiaridade com esse tipo de exame.

Se possível, ao fazer um “simulado” em casa, tente chegar o mais próximo possível das condições da prova do Enem, marcando o tempo exato para responder todas as questões e passar os resultados para o cartão-resposta sem interrupções.

Quanto mais acostumado você estiver com o tipo de prova do Enem, mais tranquilo ficará no dia do Exame.

A redação é outro ponto que você deve praticar. Se ainda estiver no ensino médio, aproveite para tirar dúvidas com seus professores de Português. O modelo de redação pedido no Enem é bastante específico e exige que o participante saiba expor suas ideias com clareza, defender seu ponto de vista e propor uma solução para o problema exposto no tema.

 

Resultado do Enem

Com tantos programas importantes de acesso à universidade usando a nota do Enem, não é a toa que os candidatos fiquem ansiosos para saber logo o resultado do Exame.

A pontuação do Enem é feita com base em cálculos complexos que levam em consideração, por exemplo, o grau de dificuldade de cada questão. Questões mais difíceis, que quase ninguém acertou, por exemplo, valem mais do que questões consideradas fáceis. Por isso, para saber seu desempenho no Enem não basta somar o número de acertos.

Quem quiser consultar seu desempenho no Enem deve esperar até a organização divulgar o resultado final do Exame. Essa divulgação costuma acontecer alguns meses depois da prova, entre o final de dezembro e o início de janeiro.

Para consultar o resultado do Enem, basta entrar na mesma página onde fez sua inscrição, digitar o CPF e a senha.

Onde estudar com a nota do Enem

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, além de participarem do ProUni e do FIES:

Veja também:

De quantos pontos preciso para passar no Enem?

Comente