4 dicas para conseguir Bolsas de Estudos através do ENEM

Bolsas de Estudo, Ciência sem Fronteiras, Enem, Fies, Prouni — Escrito por

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais importantes do país, principalmente para os vestibulandos que desejam ingressar em uma faculdade.

Com o resultado alcançado é possível participar de diversos processos de seleção espalhados pelo país. Além disso, é possível conseguir bolsas de estudos e financiamentos para graduação superior. Fique por dentro de todas as vantagens ao realizar o ENEM:

Instituições Particulares de Ensino Superior

Pelo ENEM é possível conseguir bolsas e financiamentos através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), respectivamente. Além dessas opções, existe ainda a oportunidade de participar de vestibulares próprios das instituições que podem resultar em bolsas dependendo da classificação final.

ProUni

O ProUni é o processo de seleção que oferece vagas e seleciona estudantes para as instituições particulares de ensino superior. Através das notas é possível conseguir bolsas de estudos parciais (50% do valor total da mensalidade) ou integrais (100% do valor da mensalidade).

FIES

O FIES oferece bolsas aos estudantes que não têm condição de arcar com os valores totais ou parciais das mensalidades dos cursos em universidades particulares. Para solicitar o financiamento, é preciso já estar matriculado em um curso superior de uma instituição conveniada e ter participado do ENEM a partir de 2009.

Vestibulares Tradicionais

Algumas instituições ainda oferecem oportunidades de bolsas de estudos para os melhores classificados em seus vestibulares tradicionais.

Bolsas de Intercâmbio

Além das bolsas de estudos tradicionais para os cursos superiores das instituições particulares de ensino, é possível participar de processos seletivos em programas de intercâmbios. Para isso é necessário estar cursando uma graduação e participar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Ciência sem Fronteiras

O programa é destinado a quem já ingressou em um curso superior. É possível concorrer a bolsas de intercâmbios em diversos países. A seleção realizada atualmente solicita ao estudante a comprovação de participação no ENEM e a nota alcançada é um dos critérios de seleção.

Como participar do ENEM?

O estudante deve ficar atento as datas do programa! Quando o período de inscrição estiver aberto, o estudante deve então acessar o site do ENEM e fazer sua solicitação para participar do exame. Em seguida as datas das provas serão divulgadas, assim como qualquer informação essencial ao estudante para realizar a avaliação.

A prova será aplicada em dois dias e será constituída de 180 questões e uma redação.
As matérias que são ensinadas durante o ensino médio, são cobradas no exame divididas em quatro áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Para mais informações em como participar do ENEM, é possível nosso editorial exclusivo sobre a prova do ENEM em 2014.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , , , , , , ,

Comente