Saiba se tirar 600 na redação do enem é uma boa nota

Enem — Escrito por

Se você está curioso para saber se 600 pontos na redação do Enem é uma boa nota, veio ao lugar certo! Vamos responder essa pergunta que deixa vários estudantes preocupados. Confira!

Das cinco provas do Enem, a redação é a que causa maior rebuliço. O tema só é revelado no dia e os candidatos têm um prazo bem apertado para ler o enunciado, entender o assunto corretamente, desenvolver o texto no modelo dissertativo-argumentativo e passar a limpo para a folha final.

Para se ter uma noção da importância dessa etapa, zerar a redação exclui totalmente o candidato de participar de qualquer processo seletivo que use a nota do Exame para permitir ingresso no ensino superior – um pesadelo!

Quem consegue cumprir a missão com sucesso, no entanto, ganha uma bela vantagem. A redação do Enem vale de 0 a 1.000, pontuação que faz a maior diferença nos concorridos processos seletivos que utilizam a nota do Exame.

Mas a questão que vamos responder hoje é a seguinte: será que tirar 600 na redação do Enem é uma boa nota?

Antes de responder, precisamos esclarecer algumas coisas…

A redação do Enem

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é proposta por uma frase-tema. Em 30 linhas, o estudante deve discorrer sobre o assunto proposto, o qual, geralmente, aborda temas atuais da sociedade brasileira.

Para auxiliar o candidato no desenvolvimento do texto, o Enem oferece textos de apoio de diferentes fontes.

O formato da redação argumentativa é: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: o escritor apresenta o tema, principais dúvidas e conceitos relacionados, os quais serão abordados ao longo do texto.
  • Desenvolvimento: aqui, as ideias são expostas de acordo com argumentos e fatos, buscando construir uma linha de raciocínio.
  • Conclusão: o autor propõe intervenção social com o fechamento dos argumentos e da principal ideia abordada, segundo o tema e os textos de apoio.

Tirar 600 na redação é uma boa nota?

Podemos dizer que tirar 600 na redação do Enem é algo positivo e com certeza pode ajuda você a conseguir uma vaga na faculdade! 

Isso acontece pois a maioria dos estudantes que fazem o Enem fica com uma pontuação na redação entre 400 e 600 pontos. Tendo isso em mente, é possível dizer que você está melhor colocado do que vários outros estudantes!

Mas lembre-se de duas coisas: a primeira é que, se você quiser ficar mais tranquilo quanto seu desempenho, precisa se esforçar para acertar várias das questões das outras provas. Tudo isso para que você tenha o melhor resultado possível.

A segunda coisa é que mesmo que 600 pontos na redação seja uma nota muito boa, você fica ciente de que ainda existe espaço para melhoria. 

Em outras palavras, é possível estudar mais e se capacitar para conquistar uma nota ainda melhor (caso seja necessário, claro).

Se você manter esses dois pontos em mente, certamente vai conseguir uma boa pontuação total e conquistar a sua vaga na faculdade!

Critérios de avaliação da redação

A redação do Enem é corrigida de acordo com cinco critérios, cada um deles vale de 0 a 200 pontos. Para obter nota máxima, você precisa:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Onde estudar usando a nota do Enem?

Se tiver um bom desempenho na redação e nas outras provas, pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, então existem opções aos montes. 

Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e esforço dedicado foram em vão.

Nesse caso, podemos indicar algumas faculdades que são referência de ensino e contam com o certificado de qualidade do MEC.

Você ainda conta com a opção de usar a sua nota no Enem para conseguir uma bolsa de estudos integral ou até 70% de desconto no valor da mensalidade.

Chegou a hora de utilizar a sua nota da redação do Enem e conquistar uma vaga num curso de nível superior!

Veja também:

Confira quais são as notas de corte do Sisu 2020

Saiba quais cursos participam do Sisu 2020

Preparado para conquistar uma nota incrível na redação? Compartilhe conosco nos comentários!

Comente