A lista de espera do SiSU

Sisu — Escrito por

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o processo pelo qual estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012 podem se inscrever para ocupar uma das vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em instituições públicas de ensino superior.

Este processo de seleção é composto por um período de inscrição, que foi do dia 7 ao dia 11 de janeiro, e três etapas de convocação para realização da matrícula.

A primeira etapa ocorreu no dia 14 de janeiro com a divulgação da primeira chamada para matrícula dos melhores classificados em cada curso. A segunda etapa consiste na realização de uma segunda chamada marcada para o dia 28 de janeiro. A terceira e última etapa do SiSU é a lista de espera.

Quem pode participar?

Podem participar da lista de espera os estudantes que não tenham sido chamados em sua primeira opção, ou que tenham sido convocados para a segunda opção, independente de terem realizado a matrícula. Essa lista tem como objetivo preencher as vagas remanescentes após as chamadas anteriores.

Como e quando posso participar?

Para participar da lista de espera é necessário que o estudante acesse o site do SiSU no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro, marque a opção correspondente a participar da lista em seu boletim do candidato e aguardar o resultado. Só é possível manifestar o interesse em participar da lista de espera para o curso escolhido em sua primeira opção.

Como e quando o resultado é divulgado?

A divulgação da lista de espera acontece no dia 18 de fevereiro no site da instituição escolhida. A partir deste dia a responsabilidade de convocar os estudantes é exclusivamente das instituições e é de responsabilidade do estudante ficar atento ao site da sua respectiva instituição para não perder a vaga.

Ocorrem quantas chamadas na lista de espera?

Na lista de espera não há limite de convocações, acontecendo sucessivas chamadas até que se preencha todas as vagas disponibilizadas pela instituição.

Como proceder?

Ao ser convocado o candidato deve se informar junto a instituição para tomar conhecimento dos documentos necessários, os horários disponíveis e o local onde deve ser realizada a matrícula.

Após começarem as aulas ainda ocorrem chamadas?

Sim, é possível que ocorram algumas chamadas após o início das aulas, pelo fato de alguns estudantes não comparecerem e/ou desistirem de iniciar o curso.

Onde acontece a chamada para matrícula?

As convocações da lista de espera acontecem nos próprios sites das instituições.

Números do SiSU:

Neste ano houve um acréscimo de 16% em relação ao ano anterior, no número de vagas disponíveis no SiSU, ao todo foram mais de 129 mil vagas em cerca de 3,7 mil cursos em 101 instituições. O número de inscrições desse ano também superou anos anteriores com quase 2 milhões de inscritos.

Outra novidade nesse ano foi a presença de cotas em todas os institutos federais de ensino superior, respeitando a Lei de Cotas. Foram cerca de 12,5% de vagas destinadas às políticas afirmativas, número esse que deverá subir a 50% até 2016, como prevê a lei. Os estudantes que optaram pelas ações afirmativas representam 44% do total de inscritos.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , ,

Comente