Nos dias 3 e 4 de Novembro de 2012 serão aplicadas as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). No segundo dia de exame é cobrada uma redação do tipo dissertativo-argumentativo. Para fazer uma boa redação e alcançar uma nota alta é necessário saber a estrutura do texto módulo de redação exigido, estar atualizado sobre todos os assuntos mais comentados durante o ano, praticar bastante a escrita e ainda ler muito. A leitura de textos é essencial para escrever bem.

Na redação do ENEM, é apresentado o tema seguido de textos de apoio. É de extrema importância que o candidato faça uma leitura e interpretação eficiente dos textos de apoio, eles te ajudaram e muito para desenvolver o tema. Na prova objetiva de Linguagens, Códigos e suas tecnologias podem conter várias questões que abordem temas pertinentes à redação, portanto outra dica é fazer a prova antes de se iniciar a redação. O candidato deve estar ligado ao tema e durante a resolução da prova e a leitura dos textos de apoio fazer anotações que julgar importantes e que podem auxiliar na elaboração do texto.

Como é feita a correção da redação?

De acordo com o MEC (Ministério da Educação, são avaliados), durante a correção, são avaliados cinco competências:

  1. O domínio sobre a norma padrão de escrita da Língua Portuguesa
  2. A percepção e entendimento do tema pedido e o desenvolvimento da proposta baseado em conceitos adquiridos que envolvam todos os temas e áreas. O desenvolvimento do texto dentro da estrutura específica da dissertação.
  3. A organização e a interpretação dos argumentos selecionados, levando em consideração a relação entre eles e a opinião do candidato em defesa do posicionamento escolhido.
  4. A utilização de mecanismos da Língua Portuguesa no desenvolvimento de um texto coeso e o conhecimento sobre os mesmos.
  5. A elaboração de um alvitre em contra partida à problemática abordada, levando em consideração todos os direitos humanos.

A correção será executada por dois avaliadores. Ambos não saberão a nota que a redação recebeu de cada um, a correção será independente. A nota mínima que poderá ser atribuída a cada competência é 0 (zero) pontos e a máxima 200 (duzentos) pontos, totalizando 100 (mil) pontos de redação.
O primeiro avaliador fará sua correção e atribuirá uma nota para cada competência exigida para a correção. No final o avaliador dará uma nota que varia de 0 a 1000. O segundo avaliador seguirá o procedimento e fará a correção utilizando os mesmos métodos do primeiro.
Em caso de concordância de notas, ou seja, se ambas não tiverem uma discrepância grande a nota final será a resultante da média aritmética simples. Se a diferença de notas for de 200 pontos ou se a diferenças de notas em cada uma das competências for maior que 80 pontos um terceiro avaliador é selecionado.
Na terceira correção, a nota que a redação receber do avaliador substituirá a nota que os dois primeiros avaliadores atribuíram. Se a diferença de nota dos dois primeiros avaliadores e o terceiro for muito discrepante, uma banca de 3 (três) corretores será selecionada e nota dada a redação pela banca será a nota final do participante.

Quais as razões para ser atribuída nota zero?

São consideradas quatro razões para que a redação do candidato receba nota zero, para cada fator a redação é configurada à um título, Texto insuficiente, Fuga ao tema/Não atendimento ao tipo textual, Em Branco e Anulada:

  • Quantidade de linhas escritas inferior a 7 linhas, o conteúdo será desconsiderado e o texto receberá o título de “Texto insuficiente”. As cópias de dos textos de apoio ou de questões que estejam presente nas provas objetivas não serão contabilizadas no número mínimo de linhas.
  • O texto escrito fugir da linhagem de estrutura do tipo dissertativo-argumentativo ou não atender ao tema e a proposta pedida e receberá o título de “Fuga ao tema” ou “Não atendimento ao tipo textual”.
  • A Folha de Redação estiver limpa, sem texto inserido. Receberá o título de “Em branco”.
  • O texto contenha desenhos, escritas impróprias e algumas formas que demonstrem o proposito de anulação ou descaso. A redação receberá o título de “Anulada”.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]