Entenda o que é o curso Academia Enem

Enem — Escrito por

Você já ouviu falar no Academia Enem? Trata-se de um curso oferecido pela prefeitura de Fortaleza. Confira mais detalhes agora mesmo!

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, no estado do Ceará, criou um cursinho muito bacana para os estudantes da cidade: o Academia Enem. O curso é gratuito e tem o objetivo de preparar os jovens que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressarem em um curso superior.

E o curso não é voltado apenas para quem deseja fazer o Enem! Estudantes que pretendem fazer o vestibular tradicional também podem se matricular.

Quer saber mais informações sobre o Academia Enem? Então fique ligado neste post, pois explicaremos como funciona o programa, quem pode se inscrever e como se matricular. Confira!

O que é o Academia Enem?

É um curso gratuito, voltado principalmente para estudantes da rede pública de ensino, que tem o objetivo de preparar os alunos para o Enem ou o vestibular tradicional.

Embora o curso seja voltado para estudantes de escolas públicas, caso haja vagas remanescentes, alunos da rede particular de ensino também podem se inscrever no programa.

As aulas acontece nos finais de semana, principalmente no sábado ― alguns encontros podem ocorrer no domingo, dependendo do cronograma de aulas. No total, são 30 encontros presenciais ao longo do ano, que ocorrem no Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres.

Grande parte do conteúdo é disponibilizado no site do Academia Enem. Na página, os alunos têm acesso a videoaulas, links e dicas de pesquisas, para que eles possam se aprofundar em determinada área.  Além de todo esse suporte, os estudantes ainda têm aulas com excelentes professores!

Quais são as vantagens do Academia Enem para os estudantes?

Além de ter acesso a um ensino de qualidade, os estudantes que participam do programa Academia Enem ainda recebem material didático como apostilas e simulados. Além disso, a prefeitura de Fortaleza fornece uniformes para os alunos do projeto, vale-lanche e vale-transporte para os dias de aula.

O projeto disponibiliza 8 mil vagas anuais, o que abre possibilidades para diversos estudantes de baixa renda. Mas, para se manter no curso, o aluno precisa ter frequência mínima de 75%. A ausência do estudante sem justificativa acarreta seu desligamento do programa.

Como são as aulas?

As aulas acontecem nos finais de semana, das 13h às 17h30. As datas são divulgadas logo no início do ano, para que os alunos possam se planejar, afinal muitos deles precisam conciliar as aulas de ensino médio com o cursinho preparatório.

Além das aulas para reforço e para tirar dúvidas, os alunos ainda fazem simulados durante todo o ano para testar seus conhecimentos. Como é voltado para o Enem, o conteúdo do cursinho é baseado nas disciplinas e no formato do exame.

Como fazer a inscrição para participar do projeto?

As inscrições para participar do Academia Enem são feitas via internet, sempre no início do ano. Não há uma data específica para o término do período de inscrições, pois ele só acaba quando as vagas são totalmente preenchidas.

Mas fique atento! Como se trata de um projeto gratuito, é preciso ser esperto e ficar sempre de olho no site caso queira garantir seu lugar no programa.

O processo de inscrição também é gratuito. Depois do cadastro, o candidato deve comparecer pessoalmente na Rede Cuca para entregar a lista de documentos necessários para validar sua matrícula. O aluno pode comparecer a qualquer um dos locais especificados abaixo.

  • Cuca Barra: Av. Presidente Castello Branco, 6417 – Barra do Ceará
  • Cuca Jangurussu: Av. Castelo de Castro com Av. Contorno Leste – Jangurussu
  • Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim

Onde consigo mais informações sobre o Academia Enem?

Você pode conseguir mais informações sobre o projeto no site da instituição, nas redes sociais do programa, no endereço onde são ministradas as aulas ou por telefone. Abaixo seguem os contatos e links do site e redes sociais:

  • Coordenadoria de Juventude: (85) 3452-5371
  • Site: www.juventude.fortaleza.ce.gov.br
  • Facebook: /AcedemiaEnem
  • Ginásio Paulo Sarasate: Rua Ildefonso Albano, 2.050 – bairro Dionísio Torres

Onde posso estudar usando a nota do Enem?

O projeto Academia Enem é, sem dúvida nenhuma, uma excelente oportunidade para estudantes de Fortaleza que desejam ingressar em uma faculdade, mas não têm condições de pagar um cursinho preparatório. Mas, afinal, quais faculdades em Fortaleza aceitam a nota do Enem como forma de ingresso?

Bom, você já deve saber que há diversas boas faculdades na cidade de Fortaleza, tanto públicas quanto particulares. Sabemos que o principal objetivo dos estudantes é ingressar em uma faculdade pública, mas isso nem sempre é possível, pois a concorrência em instituições federais e estaduais é bastante acirrada.

Por isso, não desista caso você não consiga garantir sua vaga pelo Sisu! Caso você não alcance a nota necessário para conseguir uma vaga em uma instituição pública, saiba que você ainda pode estudar em uma boa faculdade particular, pagando muito pouco ou mesmo nada!

A nota do Enem também vale para quem deseja conseguir uma bolsa pelo ProUni ou para ingressar em faculdades que aceitam o Enem como forma de ingresso, sem a necessidade de fazer vestibular.

A seguir, selecionamos algumas boas faculdades particulares em Fortaleza que, além de aceitarem alunos pelo Enem, ainda são parceiros do ProUni. No mais, algumas delas, como a Anhanguera, ainda têm programas próprios de concessão de bolsas de estudo. Vamos à lista?

Assim, fazendo o curso Academia Enem e conseguindo uma boa pontuação no exame, você poderá ingressar em alguma dessas faculdades. Elas oferecem diversos cursos, em todas as áreas de formação: bacharelado, licenciatura e tecnológicos, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Veja também:

Saiba como ter um bom plano de estudos para o Enem

Saiba quais são as notas de corte do Enem 2019

Você conhecia o projeto Academia Enem da cidade de Fortaleza? Conte o que achou de tudo isso deixando seu comentário aqui embaixo.

Comente