A Administração é uma ciência jovem, possui pouco mais de cem anos. Entretanto, ela é a principal causadora do impressionante aumento da riqueza que aconteceu no século XX e do extraordinário aumento da qualidade de vida no mundo moderno.

É notável que cada vez mais outras ciências necessitam da Administração para a transformação de idéias, pesquisas e descobertas em produtos, serviços, informações, entretenimentos, saúde e segurança a serem consumidos pela sociedade.
As recentes descobertas da medicina, das tecnologias e das comunicações necessitam de organizações com boa Administração para transformá-las em produtos e serviços disponíveis no mercado. Além disso, as cidades, os estados e as nações dependem cada vez mais da Administração para alcançar níveis de excelência em qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Portanto, hoje os desafios dos gestores são cada vez maiores devido ao aumento da complexidade das organizações e suas relações com o mundo. Assim, o administrador deve possuir uma formação abrangente e dominar técnicas que permitam tratar a complexidade com eficiência e eficácia. O curso de Administração envolve diversas áreas tradicionais como o Marketing, as Finanças, a Estratégia, a Gestão de Pessoas e a Produção, bem como áreas emergentes como a aplicação de ferramentas de suporte à decisão nas empresas.

Exemplos de disciplinas dos cursos de Administração com conteúdos na área humanista: Filosofia, Sociologia, Direito, Gestão de Pessoas, Teoria das Organizações, Empreendedorismo, dentre outras. Exemplos de caráter profissionalizante: Finanças, Marketing, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Logística, Economia, Gestão da Produção, Administração de Serviços, Estratégia Empresarial, dentre outras.

O curso de Administração, por ser abrangente, concebe profissionais capacitados para a carreira executiva e também para o empreendedorismo. O administrador trabalha em inúmeros departamentos de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos. Veja a seguir alguns exemplos de áreas de atuação do administrador:

• ADM Financeira: análise, assessoria financeira e controle de custos;
• ADM da Produção: controle de produção e planejamento de produtos;
• ADM de Materiais: logística, compras, vendas;
• ADM de Gestão de Pessoas: cargos e salários, controle e coordenação de pessoal, interpretação de performances, locação de mão-de-obra;
• ADM Mercadológica: gestão de vendas, canais de distribuição, estudo e pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos

Devido à grande dinâmica da economia nacional e mundial, da política e da sociedade de hoje, com avanços e transformações acontecendo constantemente e em uma grande velocidade, é essencial que o administrador esteja sempre atualizado, em sintonia com os acontecimentos do mundo para que, avaliando a conjuntura econômica, social e política, saiba traçar um plano de ação para a empresa.

O mercado de trabalho é extremamente competitivo e quem estiver interessado em seguir a carreira de Administração deve se preocupar em escolher uma boa instituição. Analise as informações disponibilizadas nos sites atentando para: grade de disciplinas, carga horária total do curso (mínimo de 3.000 horas), coordenador do curso (experiência e formação acadêmica), professores que ministram aulas, instalações (laboratórios e biblioteca), dentre outras informações. Agende uma visita à instituição para verificar detalhes pessoalmente.

O mercado de trabalho está bastante aquecido para os Administradores, portanto é uma carreira que está em alta e recompensa os bons profissionais. Existem sites como o do Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA SP (http://www.crasp.com.br/) e o Conselho Federal de Administração – CFA (http://www.cfa.org.br), onde os interessados podem verificar inúmeras informações relevantes sobre a profissão como: mercado de trabalho, história da profissão, Código de Ética do Profissional de Administração (CEPA), campos de atuação do administrador, relação de todos os cursos de Administração do Brasil e publicações realizadas na área da Administração.

Por: Etapa