Descubra tudo sobre as bolsas de estudo da Anhanguera

Carreiras — Escrito por

A Anhanguera oferece diversos tipos de bolsas de estudos, inclusive para quem conseguem uma boa nota no Enem. Saiba mais, agora mesmo!

O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) está presente em 24 estados brasileiros oferecendo mais de 80 cursos de graduação presenciais, semipresenciais e a distância em diversas áreas.

A instituição tem cursos com mensalidades bastante acessíveis, sendo que os cursos tecnológicos e a distância têm os valores mais baixos do que outros. Mas, mesmo com mensalidades acessíveis, a faculdade ainda oferece programas de bolsas para seus alunos.

A faculdade oferece bolsas durante todo ano letivo e cada uma delas têm um critério de avaliação para conceder desconto para os alunos.

Neste post, vamos explicar como funcionam as bolsas da Anhanguera e como proceder para conseguir ser beneficiado. Confira!

Conheça os tipos de bolsas disponíveis na Anhanguera

A Anhanguera tem diversos programas de bolsas e cada um deles oferece um tipo de desconto. A seguir, vamos explicar como cada um deles funciona e como conseguir um desconto para realizar seu sonho de ingressar em um curso superior.

Bolsa Melhores Colocados

Esse benefício é concedido para candidatos que se destacam no processo seletivo da Anhanguera. A instituição oferece um bolsa integral para o primeiro colocado no vestibular geral e outra de 50% para o segundo colocado. Em ambos os casos, o desconto é válido até o final do curso, desde que o aluno cumpra os requisitos previstos em contrato.

No entanto, esse benefício não é oferecido em todas as unidades da Anhanguera. Então, se você quer concorrer a uma bolsa de estudos dessa categoria, deve ficar de olho no Edital para saber quais unidades oferecem esses benefícios.

Além disso, as bolsas só são distribuídas para candidatos que fazem o vestibular geral, ou seja, quem opta por utilizar a nota do Enem ou pelo vestibular agendado não pode concorrer aos descontos.

Quem deseja fazer os cursos de Medicina, Odontologia ou Veterinária não pode concorrer à bolsa.

Bolsa Enem

A bolsa Enem é concedida a candidatos que realizaram a prova do Enem e conseguiram uma boa pontuação. Quanto maior a nota do candidato, maior o desconto concedido pela faculdade, que pode chegar até a 100% do valor total do curso.

Bolsas da Anhanguera para alunos com deficiência

Pessoas com deficiências que queiram ingressar na Anhanguera ou já sejam alunos da instituição. As bolsas são integrais e são concedidas em ordem de matrícula, mas só valem para cursos a distância. Como no caso anterior, as bolsas podem ser limitadas a determinadas unidades da instituição.

Para tentar o benefício, é preciso apresentar laudo médico que comprove a deficiência. Outras regras e a lista completa de documentos necessários para requisitar o desconto podem ser encontrados no edital “Bolsas para pessoas com deficiência (PCD)”.

Bolsas da Anhanguera destinadas a paratletas da Educafro

Essa modalidade de bolsa é voltada para paratletas da Educafro e contempla pessoas afrodescendentes e carentes. As bolsas são válidas para os cursos a distância e as vagas são limitadas.

Além disso, as bolsas são distribuídas por ordem de matrícula no curso e só estão disponíveis em alguns polos da instituição.

Para tentar o benefício, os candidatos devem comprovar que são paratletas associados ao Educafro e apresentar laudo médico que prove que sua deficiência.

Bolsas do ProUni

O programa Universidade Para Todos (ProUni) também faz parte dos programas de bolsas Anhanguera. O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal, que concede bolsas de estudos integrais e parciais de 50% para alunos carentes que cursaram todo e ensino médio em escolas públicas ou bolsistas integrais na rede particular de ensino.

Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar de até 1,5 por pessoas. Já para pleitear um desconto de 50% é necessário a comprovação renda per capta de até 3 salários mínimos.

Além disso, o candidato precisa ter participado da última edição do Enem e alcançado uma nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de Redação. Quem tira as melhores notas pode escolher o curso que deseja estudar. Nessa modalidade, é possível conseguir desconto para os cursos de Medicina, Veterinária e Odontologia, que não são contemplados pelas bolsas da Anhanguera.

Bolsas da Anhanguera por convênio

A Anhanguera tem um programa de parcerias com empresas e instituições públicas e oferece descontos para funcionários das organizações. O candidato que trabalha em uma das empresas parceiras deve requisitar o benefício no ato da inscrição para o vestibular.

Programas de parcelamento Anhanguera

Além das bolsas Anhanguera, quem pretende ingressar na instituição também pode recorrer a programas de financiamento, caso não consiga ser contemplado em um dos projetos para concessão de descontos. Conheça as opções de financiamento para graduação disponíveis na faculdade.

Parcelamento Especial da Anhanguera

Esse é um programa criado pela própria instituição para beneficiar seus alunos e facilitar o acesso à educação superior. Intitulado como Programa de Parcelamento Estudantil Privado (PEP), o projeto permite que o aluno financie até 70% do valor total do curso. O aluno só paga o empréstimo depois de formado e tem prazo equivalente à duração de sua graduação para quitar a dívida.

Como o financiamento é feito na própria instituição, não há burocracia e nem necessidade de o aluno ter conta em banco, nem apresentar nota do Enem para conseguir o benefício.

Financiamento do FIES na Anhanguera

O FIES é um programa de financiamento estudantil criado pelo governo federal, que concede crédito com juros baixos e oferece facilidades para pagamento. Em alguns casos, os estudantes conseguem o financiamento com juros zero.

As regras do FIES costumam mudar a cada edição, mas geralmente, as regras para conseguir o benefício não são alteradas. Para tentar o financiamento é necessário ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e se enquadrar em uma das categorias exigidas pelo programa para ter direito ao benefício.

Como você viu, há diversas opções de bolsas na Anhanguera, além de programas de financiamento. Então, ficar sem estudar por falta de dinheiro não é desculpa, pois além desses programas, a faculdade tem ótimos cursos com mensalidades bastante acessíveis.

Veja também

Descubra se a Anhanguera é reconhecida pelo MEC

Gostou do post sobre as bolsas Anhanguera? Deixe sua opinião nos comentários.

Comente