O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem se tornado a grande oportunidade que muitos jovens e adultos possuem para conquistar uma nova etapa de suas vidas. O vestibular convencional perdeu espaço para o Enem, que hoje tem sido usado como processo seletivo de grandes instituições públicas e particulares.

Para realizar este exame é importante que os estudos estejam em dia, o conteúdo fornecido no Ensino Médio é base de todas as questões. Os aprendizados do dia a dia e conhecimentos da atualidade mundial se tornam quesitos eliminatórios.

O diferencial do Enem é que as matérias encontram-se interligadas, fazendo com que o aluno não precise ficar decorando fórmulas, regras e conceitos. O foco está em resolver problemas, buscar soluções práticas e respostas objetivas para as perguntas multidisciplinares.

Para garantir o sucesso nas provas do Enem, os candidatos devem se preparar o mais breve possível, buscando ajuda em livros, revistas, apostilas, vídeos, entre outras ferramentas.

O Enem é o primeiro passo para aqueles que desejam concorrer ao Programa Universidade Para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é visto como a principal ferramenta de seleção e ingresso ao ensino superior público.

O acesso a internet torna possível e mais fácil o encontro de diversos materiais que irão auxiliar os estudos. Apostilas, revistas, aulas em DVD e CD com conteúdos intuitivos e didáticos que fornecem questões objetivas já estão disponíveis para compra em lojas online.

Mas o que tem agradado grande parte das pessoas são as apostilas gratuitas que podem ser adquiridas por meio de download em inúmeros sites. Você encontra também uma grande quantidade de vídeo aulas para complementar as apostilas. Estes materiais foram desenvolvidos com a finalidade de ajudar o processo preparatório para o Enem.

Segue abaixo algumas apostilas que foram liberadas pela Secretária de Educação do Estado do Paraná:

Tendo estas apostilas em mãos, o aluno deve programar horários de estudo, buscar informações extras em outros livros e materiais, e após isto, realizar exercícios relacionados ao tema de estudo.

Outra dica é fazer o download das provas e gabaritos do Enem 2011. Desta forma, o aluno poderá refazer a prova, aprimorar a habilidade de controle do tempo disponível para resolver as questões. É essencial que o candidato esteja ciente de todos os acontecimentos atuais do mundo e do Brasil, atualidade relacionada com conteúdos multidisciplinares é comum no Enem.

Para obter estas provas, basta acessar a página Enem 2011 – Provas e Gabaritos.

O importante é buscar ajuda para se sentir preparado na hora de realizar as provas do Enem, além de manter a calma, estar ciente de datas, horários e locais de realização das provas. Todos estes fatores contribuem muito para o bom rendimento do aluno e posteriormente para o alcance de seus objetivos.