O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova organizada pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivos: medir o grau de conhecimento dos estudantes do ensino médio brasileiro, classificar os candidatos em processos de seleção em instituições públicas e privadas de ensino superior, obter financiamentos do governo em uma faculdade ou certificar os estudantes com mais de 18 anos que ainda não tenham concluído o ensino médio.

Essa prova é constituída de 180 questões objetivas e uma prova de redação dividida em dois dias. As 180 questões são divididas em quatro grandes áreas de conhecimento que são: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Confira o que é cobrado de mais importante em cada uma dessas áreas e na prova de redação abaixo.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias aborda as seguintes disciplinas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Ela é composta por 45 questões objetivas e geralmente é aplicada no primeiro dia de provas.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias cobra as matérias de: Química, Física e Biologia. Ela é composta, também, por 45 questões de múltipla escolha e é aplicada juntamente com a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias no primeiro dia de provas.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Essa prova é aplicada no segundo dia de provas, com 45 questões objetivas, sendo cinco destas questões destinadas à língua estrangeira, que deve ser escolhida entre inglês ou espanhol no momento da inscrição.

Matemática e suas Tecnologias

Já a prova de Matemática e suas Tecnologias é composta apenas pela matéria de Matemática, porém ela geralmente vem com um contexto multidisciplinar, característica comum nas provas do ENEM. Ela é composta por 45 questões de múltipla escolha e é aplicada juntamente à prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no segundo dia de provas.

Redação

A prova de Redação é aplicada no segundo dia de provas, juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A redação no ENEM deve ser desenvolvida em prosa, do tipo dissertativa-argumentativa sobre um tema específico, divulgado apenas no momento da prova e deve conter no máximo 30 linhas. É necessário defender uma tese, expor um opinião a respeito do tema proposto, utilizando argumentos coerentes e bem elaborados. Ao final deverá ser apresentado uma proposta de intervenção social. O texto deverá ser escrito seguindo a norma padrão da Língua Portuguesa.

O primeiro dia de provas ocorre geralmente em um sábado, nesse dia a prova tem duração máxima de 4 horas e 30 minutos contados à partir do momento em que o aplicador autoriza o início das provas. No segundo dia, que geralmente ocorre em um domingo, a prova tem duração de 5 horas e 30 minutos contados à partir do momento em que o aplicador autoriza o início das mesmas. Esse tempo deve ser usado para a resolução das provas, desenvolvimento da redação (no segundo dia) e posterior marcação das respostas no cartão de respostas que deve ser entregue ao fim da prova.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]