As Melhores Faculdades de Antropologia

Universidades — Escrito por

A Antropologia é a ciência que tem como principal objetivo estudar a humanidade e o homem abrangendo todas as dimensões que os envolvem. É um curso novo em nosso país, pois a Antropologia conseguiu seu lugar como ciência humana a poucas décadas. Possui como objeto de estudo as culturas humanas, os costumes sociais e os comportamentos da sociedade. Sua principal característica é o interesse pelas diversas formas de viver dos homens.

O curso de Antropologia tem como principal objetivo fornecer conhecimentos e habilidades para que o aluno esteja apto a investigar os grupos religiosos e étnicos, as migrações, as formações urbanas e rurais e as formas de expressão e comunicação dos mesmos. Também analisa conflitos e movimentos populacionais, hábitos e costumes e as relações entre os indivíduos. O curso de Antropologia ainda capacita o aluno para que este desenvolva métodos e técnicas de pesquisa para estudar os agrupamentos humanos e interpretar os problemas da política, da sociedade e da cultura.

A Antropologia possui também como objeto de estudo a interação dos homens com o ambiente no qual estão inseridos e a evolução da espécie humana, buscando conhecer as variações culturais que ocorreram ao longo do tempo. O curso de Antropologia é oferecido na modalidade de Bacharelado. Possui duração média de 4 anos. Algumas instituições de ensino superior oferecem o curso com outros nomes, como Antropologia Social, Antropologia Cultural, Antropologia (ênfase em diversidade cultural latino-americana), entre outros.

O curso de Antropologia exige do aluno muita leitura, principalmente de questões culturais, sociais e políticas. No início do curso, o aluno estudará disciplinas gerais, como geografia, história e ciência política. Nos anos seguintes, as matérias passam a ser mais específicas de Antropologia, como filosofia, psicologia e metodologia científica. O curso oferece ainda aulas práticas, onde o estudante realiza coletas e faz pesquisas de campo, analisando e interpretando dados empíricos. Algumas instituições de ensino superior oferecem o curso com ênfase em determinada área, desta forma, são acrescentadas algumas disciplinas a grade curricular.

O aluno formado no curso de Antropologia pode trabalhar em institutos governamentais, universidades, entidades indígenas e organizações não governamentais, fazendo relatórios relacionados as áreas de estudo de cada uma desses campos. Também pode realizar pesquisas quantitativas e qualitativas, atendendo a demandas de institutos de pesquisa.

O curso de Antropologia é oferecido em diversas instituições de ensino superior. Porém, é importante que o aluno opte por uma universidade que possua reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui valor e o aluno poderá conseguir ótimas oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, existem outras classificações do MEC, que servem para auxiliar o aluno durante a escolha da melhor faculdade. Com o objetivo de facilitar as pesquisas, o Enem Virtual desenvolveu o Ranking das Melhores Faculdades de Antropologia. Este Ranking utiliza como critério o reconhecimento pelo MEC das instituições de ensino superior que oferecem o curso de Antropologia.

Confira abaixo o Ranking das Melhores Faculdades de Antropologia:

As Melhores Faculdades de Antropologia

Melhores Faculdades Públicas de Antropologia

  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais;
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Paraíba;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina;
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Roraima;
  • Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – Pará;
  • Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) – Paraná.

Melhores Faculdades Privadas de Antropologia

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro;
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) – Goiás.

Esse ranking das Melhores Faculdades de Antropologia feito pelo Enem Virtual é atualizado constantemente, com o objetivo de manter nossos leitores sempre bem informados. Por isso, acesse nosso site periodicamente, sempre que precisar.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Tags: , , ,

Comente