As Melhores Faculdades de Biomedicina

Universidades — Escrito por

Apontada como uma das profissões mais importantes do século, a Biomedicina tem crescido bastante no mercado e nas faculdades brasileiras.

A área conecta a biologia e a medicina na pesquisa das causas, tratamentos e cura para as principais doenças que afetam a humanidade.

A graduação está disponível em centenas de faculdades pelo país – inclusive na modalidade a distância.

Com a concorrência crescente no mercado, é fundamental dar o primeiro passo na profissão com uma formação de qualidade.

Por isso, a gente trouxe para você as melhores faculdades de Biomedicina e alguns detalhes importantes sobre o curso que você precisa conhecer. Confira a seguir!

As melhores faculdades de Biomedicina

As faculdades de Biomedicina são avaliadas periodicamente pelo MEC. Essa avaliação é bastante ampla e criteriosa, cobrindo aspectos como: nível da infraestrutura geral oferecida pela faculdade (bibliotecas, salas de aula, instalações gerais), a formação dos professores (quanto mais mestres e doutores, melhor), a qualidade dos laboratórios, os recursos didáticos disponíveis, o plano de desenvolvimento institucional e o grau de conhecimento adquirido pelo aluno ao longo da formação.

Tudo isso se converte em indicadores de qualidade, conhecidos como Conceito de Curso (CC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e as notas obtidas no Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Cada item recebe uma nota que pode variar de 1 a 5, sendo 5 considerado excelente e o 1, péssimo.

Conheça a seguir algumas das instituições que obtiveram notas máximas (4 ou 5) em todos os conceitos:

  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)
  • Centro Universitário Lusíada (UNILUS)
  • Centro Universitário São Camilo (SÃO CAMILO)
  • Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Universidade Feevale (FEEVALE)

Damos também destaque especial a outras boas faculdades que contam com a graduação em Biomedicina:

O curso de Biomedicina (inclusive o oferecido por algumas das faculdades acima) só foi avaliado, até agora, no modelo presencial.

O formato a distância, que está se popularizando bastante por aqui, ainda não passou pela análise completa dos técnicos do MEC – talvez por ser uma novidade relativamente recente no nosso mercado. Isso não quer dizer que sejam ruins – basta optar por uma faculdade reconhecida na qual você confia.

Você pode consultar a avaliação de todos os cursos e faculdades que oferecem Biomedicina gratuitamente pela internet, no site do e-EMEC.

Basta acessar a página, clicar no item “busca avançada” e, nos campos apropriados, indicar o nome da instituição e da graduação que você deseja pesquisar.

 

Sobre o curso de Biomedicina

Biomedicina é um curso de bacharelado com duração média de 4 anos. Disponível em mais de 300 faculdades pelo país, tornou-se a principal escolha de cerca e 70 mil estudantes atualmente.

Para se ter uma ideia, no espaço de um ano o número de matriculados de Biomedicina aumentou em quase 10 mil estudantes!

Grande parte da oferta (cerca de 92%) está na rede particular de ensino. Anualmente são oferecidas aproximadamente 60 mil vagas em todo o Brasil.

O curso é bastante denso, com conteúdos que vão desde a química simples até a anatomia humana, passando por conteúdos de física, biologia molecular, bromatologia, meio ambiente, genética, matemática e muito estudo de patologias.

Os biomédicos saem da faculdade habilitados a diagnosticar, tratar e pesquisar a cura para as principais doenças que atingem os seres humanos.

As oportunidades de trabalho se espalham por clínicas, laboratórios de análise, indústria farmacêutica, empresas de bioengenharia, de análise ambiental ou mesmo na docência superior.

Tudo isso também pode ser feito a distância, por meio dos cursos online de graduação. Os profissionais formados nessa modalidade têm diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e atuação legal no mercado de trabalho – desde que opte por uma faculdade reconhecida pelo MEC e habilitada a oferecer a graduação. No Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) você encontra essa opção disponível.

 

Veja também:

Saiba o que fazer com o resultado do Enem

 

 

E aí, já decidiu em qual faculdade vai fazer o curso de Biomedicina? Conte para a gente nos comentários!

Tags: , ,

Comente