Descubra quais são as profissões mais bem pagas do mercado

Carreiras — Escrito por

Conheça as profissões que oferecem os melhores salários do mercado e saiba como se preparar para exercê-las!

Para muitas pessoas, o retorno financeiro que uma profissão pode dar é um fator determinante na hora de escolher qual carreira seguir.

E não há nada de errado em pensar dessa forma, já que cursar uma faculdade significa investir tempo e dinheiro, portanto, é justo querer ser bem recompensado no futuro!

Sendo assim, que tal conhecer as profissões mais bem pagas no mercado de trabalho e saber  como se preparar para exercê-las? É que vamos mostrar ao longo do artigo. Confira!

As profissões mais bem pagas do mercado de trabalho

Medicina

A carreira em Medicina continua garantindo alta empregabilidade e os melhores salários no Brasil. O salário médio de um médico no país fica acima de 8 mil reais, enquanto um diretor de hospital pode ganhar em torno de 50 mil por mês.

Como se preparar: para atuar como médico é preciso cursar a faculdade de Medicina, que dura em média 6 anos. Já a especialização (em Cirurgia Plástica, Dermatologia ou Pediatria, por exemplo), que é opcional, dura no mínimo 2 anos.

Direito

A carreira em Direito inclui tanto o exercício da advocacia quanto os cargos em instituições como o Ministério Público e os tribunais de justiça. Um advogado do setor público ganha em média 29,9 mil reais por mês, enquanto um membro do ministério público recebe até 53 mil.

Como se preparar: a faculdade de direito dura 5 anos e só pode ser feita na modalidade presencial.

Diplomacia

A carreira diplomática garante estabilidade e altos salários. O salário inicial de um diplomata no Brasil é de 19 mil reais, podendo chegar a 27 mil reais (cargo de embaixador), sem considerar os adicionais.

Como se preparar: para ser diplomata, é preciso ter um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC (de qualquer curso) e ser aprovado no concurso de admissão do Instituto Rio Branco.

Administração/Finanças

Administração e Finanças são áreas versáteis que também garantem altos salários. O salário médio de um consultor financeiro, por exemplo, fica em torno de 7 mil reais, enquanto um supervisor administrativo ganha em média 5 mil.

Como se preparar: para atuar na área, uma opção é cursar a faculdade de Administração, que dura em média 4 anos e pode ser feita no formato presencial ou EAD. Existem também cursos tecnológicos com duração média de 2 anos, como Gestão FInanceira e Processos Gerenciais.

Marketing

O setor de marketing é crucial para empresas de todos dos setores, por isso os profissionais da área são muito valorizados. Um diretor de marketing ganha em média 7 mil reais, enquanto um diretor comercial pode receber acima de 17 mil.

Como se preparar: a faculdade de Marketing pode ser do tipo bacharelado, com duração de 4 anos, ou tecnológica, com 2 anos de duração, seja na modalidade presencial ou EAD.

Tecnologia da Informação

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) são muito requisitados pelo mercado e têm rápida ascensão salarial. Um analista de sistemas em início de carreira geralmente ganha acima de 4 mil reais, podendo chegar a 17 mil no auge da carreira.

Como se preparar: a faculdade de TI é oferecida em grau de bacharelado (4 anos) e tecnológico (2,5 anos), ambos disponíveis no formato presencial ou EAD.

Engenharias

As Engenharias estão no topo no ranking das profissões mais bem pagas, com destaque para áreas como Engenharia Ambiental, considerada estratégica para o desenvolvimento sustentável, garantindo um salário médio de 4 mil reais já no início da carreira.

Como se preparar: a faculdade de Engenharia é um bacharelado que dura aproximadamente 5 anos. Atualmente a maioria dos cursos podem ser feitos no formato presencial ou semipresencial, em instituições como o Centro Educacional Anhanguera.

Onde estudar

Como vimos, para exercer as profissões que garantem os melhores salários, é preciso fazer uma faculdade. 

Ao escolher onde estudar, é importante verificar se o curso é reconhecido pelo MEC, pois isso dá a garantia de receber um diploma válido em todo o Brasil ao se formar.

Também é preciso avaliar se os valores das mensalidades cabem no seu orçamento, para que você possa garantir a continuidade dos estudos.

Pensando nisso, fizemos uma pesquisa e elaboramos a lista abaixo, com faculdades que oferecem diversos cursos reconhecidos pelo MEC, além de terem mensalidades acessíveis e facilidades como bolsas de estudos e descontos especiais:

Veja também:

Saiba quais são as melhores profissões para trabalhar

As Profissões do Futuro

Depois de conhecer as profissões que mais dão dinheiro, conte para a gente nos comentários: você pretende seguir alguma dessas carreiras?

Comente