Assuntos atuais que podem cair no ENEM

Enem — Escrito por

Para realizar uma boa prova do ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) e conseguir a pontuação que o curso de graduação desejado na faculdade pública de preferência exige que o participante do ENEM esteja atento a tudo que ocorre ao redor do mundo e no Brasil.
 Estar atualizado é fundamental, por isso é de extrema importância que o candidato leia revistas, jornais e assista à noticiários. É importante que o aluno tenha uma base sólida nos conhecimentos específicos obtidos durante o ensino fundamental e médio, mas os conhecimentos gerais também são importantes pois muitas vezes pode haver analogias em diferentes áreas de conhecimento nas questões, e um aluno preparado sempre leva vantagem.

Na prova do ENEM não se encontra questões específicas com o assunto de atualidades. Normalmente as atualidades aparecem em questões em que o contexto atual possa fazer uma comparação com uma que já tenha ocorrido há muitos anos atrás e que fazem parte da história do país e da humanidade.
 O candidato precisa estar informado e ligado para correlacionar os assuntos, o fato histórico ao fato atual.

É de extrema importância que o candidato filtre as informações dos noticiários, revistas e jornais. Não é viável e necessários saber tudo. O estudo precisa ser direcionado e objetivo. É preciso selecionar e revisar todos os assuntos mais importantes da atualidade e buscando o melhor entendimento e procurar absorver ao máximo sobre as informações das notícias.
 Veja alguns assuntos atuais que tem a possibilidade de aparecer nas provas do ENEM 2012.

Economia

A crise econômica mundial tem como foco alguns dos países da Zona do Euro (moeda única usada em quase toda a Europa). Os seus governos fizeram mau uso das contas públicas e da falta de responsabilidade fiscal  o que ocasionou o aumento da dívida pública. Os países europeus como Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e principalmente a Grécia foram os principais que levaram a Europa para uma dívida pública imensa, desemprego, e a recessão da economia. 
Temas como o surgimento da União Europeia e blocos econômicos podem aparecer na prova do ENEM 2012.

Energia

Energia é um tema forte e que tem uma grande possiblidade de ser pedida nas provas do Enem. As desvantagens e vantagens das diferentes formas de produção de energia, sendo renováveis ou não-renováveis no Brasil e nos principais países de ordem mundial. O acidente nuclear acontecido no Japão após o terremoto e tsunami, o plano de energia da Alemanha, Brasil e a construção da usina Belo Monte no Pará.

Meio Ambiente

O tema Meio Ambiente já vem aparecendo à várias edições do Enem e também é um forte candidato a aparecer na edição deste ano. O novo Código Florestal, Rio + 20, os dois derramamentos de petróleo no país e as catástrofes naturais brasileiras e as mundiais podem trazer questões com o tema sobre Sustentabilidade, Agronegócio e a utilização e formas de manutenção dos recursos naturais. Temas como o processo de  urbanização, habitação desordenada e em lugares indevidos, e os movimentos de placas tectônicas também podem aparecer.

Cidadania

As eleições municipais,  que serão realizadas no dia 7 de Outubro deste ano, os brasileiros poderão escolher os prefeitos e vereadores de suas cidades através de votações nas urnas. O processo eleitoral em diferentes épocas da história brasileira podem ser requisitadas. É relevante saber os três poderes, a divisão administrativa e política brasileira.

Geopolítica

As Ilhas das Malvinas, estão 500 km do litoral argentino e são administradas pela Grã-Bretanha. E a administração da ilha pelos dois países gerou a Guerra das Malvinas. Atualmente a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, reivindicou os direitos sobre as ilhas e trouxe a tona a tensão.
 Podem aparecer assuntos como as colônia Britânicas e o regime ditatorial da Argentina.
O papel do Brasil no cenário mundial poderá ser mencionada no exame como os desafios que o Brasil se depara por ser uma país emergente, de potência e ter uma economia forte, a sexta maior do mundo. As tentativas em vão do Brasil mediar os conflitos internacionais também poderá ser mencionado.

Tecnologia

Esse tema traz junto muitas polêmicas. O candidato precisa se posicionar criticamente e analiticamente sobre o assunto. No Enem 2011 a tecnologia apareceu como tema de redação e tem tudo para a parecer nesta e nas próximas edições do ENEM. As mobilizações acontecidas através das mídias sociais podem virar questões.

[Ache as faculdades e os cursos ideais para você!]

Tags: , ,

Comente