Saiba quais assuntos podem cair no Enem 2018

Enem — Escrito por

O Enem vem aí e, como em todos os outros anos, vai ser difícil prever os assuntos que vão cair nas provas de 2018.

Difícil, mas não impossível.

Cruzando dados estatísticos com a matriz de conhecimentos do Enem, temos uma bela amostra dos assuntos que devem dar as caras este ano.

Isso ajuda a direcionar melhor os estudos e aumenta as suas chances de tirar um notaço nas provas.

Se você quer saber quais são esses temas, basta ficar ligado no texto a seguir.

As matérias que vão cair no Enem 2018

O Enem é dividido em quatro provas objetivas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) mais a redação. Os assuntos que podem cair estão entre aqueles já vistos ao longo dos três anos do ensino médio.

Cada prova apresenta 45 questões de assinalar – com graus de dificuldade variados.

Agora vamos aos assuntos que podem cair no primeiro e no segundo dia de provas na edição de 2018!

Assuntos que podem cair no primeiro dia do Enem 2018

O primeiro dia de provas do Enem 2018 está marcado para 4 de novembro, um domingo. Os participantes farão três provas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação. Eles terão cinco horas e meia para concluir tudo: responder as 90 questões e ainda escrever um texto dissertativo-argumentativo.

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aborda assuntos de língua portuguesa, língua estrangeira (o candidato escolhe entre inglês e espanhol no momento da inscrição), artes, tecnologias da informação, comunicação e artes.

Aqui, o segredo para uma boa prova é dominar a arte de ler e interpretar textos. É preciso ter um bom repertório para encarar tranquilamente todas as questões, que geralmente são longas e analíticas.

E como se desenvolve esse repertório? Com muita leitura e muita prática de escrita!

Além disso, é preciso estar preparado para encontrar questões sobre movimentos literários (especialmente o modernismo), gêneros textuais, conhecimentos gramaticais (são poucas, mas existem) e recursos de expressão textual. É quase certo que devem cair assuntos como tecnologia, interpretação de imagens (fotos, gráficos ou ilustrações) e linguagens artísticas. Se você está preocupado com as questões de língua estrangeira, saiba que geralmente elas exigem do candidato a capacidade de compreensão do texto apresentado. Raramente cai gramática.

A prova de Ciências Humanas tem em comum com a de Linguagens a exigência de uma leitura e interpretação de texto precisas. Mas aqui é necessário dar um passo além e conjugar essa habilidade com conhecimentos de história, geografia, sociologia e um pouco de filosofia.

Entre os assuntos que o Enem mais gosta, e que provavelmente darão as caras em 2018, estão aqueles em pauta na sociedade brasileira ou internacional: racismo, imigração, o papel da mulher, o papel dos negros, os regimes políticos, as grandes revoluções, os movimentos sociais, o cenário político internacional, as guerras, a democracia, direitos humanos e questões ambientais. Os enunciados, assim como as alternativas das questões de língua estrangeira, são apresentados em português.

Os assuntos abordados na prova de Linguagens e Códigos têm bastante a ver com os temas da redação – por isso dá para dinamizar os estudos e, de quebra, ainda praticar a escrita. Fique esperto!

Já para a Redação será preciso se ligar nos temas que podem cair esse ano – e que não são poucos. Alguns especialistas estão apostando em questões como conservadorismo na política brasileira, a disseminação das fake news, os grandes eventos esportivos (é ano de copa do mundo), a polêmica do porte de armas, os rumos da nossa crescente população carcerária e outros tantos nessa linha.

Lembre-se de estudar a fundo os temas e praticar o texto no formato solicitado. Busque algumas referências de redações nota 1.000 (o próprio site do MEC apresenta algumas) e siga o exemplo.

Assuntos que podem cair no segundo dia do Enem 2018

O segundo dia do Enem 2018 acontece exatamente uma semana após o primeiro, em 11 de novembro. Será a vez de ficar cara a cara com as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

São 90 questões objetivas ao todo, que os participantes terão quatro horas e meia para resolver.

Os assuntos que você mais precisa estudar para a prova de Ciências da Natureza devem ter relevância para o contexto social humano e para os fenômenos mais simples do dia a dia aos quais a gente mal presta muita atenção, como, por exemplo, a tecnologias e os processos que estão por trás de um simples acendimento de lâmpada.

Só que aqui tem uma grande diferença em relação às práticas do primeiro dia: a lista de assuntos que podem cair é mais definida!

Por isso é bom prestar atenção em temas como recursos naturais, eletricidade, transformação energética, físico-química, fontes de energia renováveis e não renováveis, características das partículas, bioquímica, genética, evolução, tabela periódica, meio ambiente.

Durante os estudos, reforce o olhar crítico e busque sempre solucionar problemas de ordem prática (saúde, saneamento, desenvolvimento urbano, sustentabilidade, etc.).

A prova de Matemática é a única entre as quatro que têm questões de uma única disciplina. O nível geral é considerado alto, o que tira o sono de muitos participantes. Ainda bem que alguns assuntos aparecem com mais frequência, facilitando um pouco os estudos.

O Enem curte falar de porcentagem, geometria, estatística, probabilidade, álgebra, funções, aritmética, análise de gráficos e tabelas, razão, plano e espaço, retas e circunferência.

Faculdades onde você poderá estudar com a nota do Enem 2018

Um bom desempenho nas provas do Enem 2018 deve ser a meta de todo candidato que pretende entrar no ensino superior em 2019.

Com uma boa pontuação será possível tentar vaga em mais de uma centena de instituições públicas e milhares de particulares.

Há todo um mundo de conhecimento à sua espera.

Se você está atrás de algumas sugestões de faculdades onde estudar, a gente tem algumas bem interessantes. Dê uma espiada:

 

Veja também:

Saiba quais foram as mudanças feitas para o Enem 2018

Tem mais algum assunto que você gostaria de sugerir para complementar a nossa lista? Conte para a gente nos comentários!

Comente