Saiba quais são os assuntos mais importantes do Enem 2019

Enem — Escrito por

Para se sair bem no exame do Enem não tem outro caminho, é preciso dominar os assuntos que caem na prova. A seguir, saiba mais sobre eles.

Se preparar para a prova do Enem não precisa ser um bicho de sete cabeças. Embora a prova englobe um conteúdo bastante amplo e variado, é preciso ter em mente que o conteúdo todo é, basicamente, o que foi apresentado ao aluno ao longo dos três anos de Ensino Médio.

Então, para te ajudar, preparamos um levantamento dos principais pontos e assuntos que caem em cada prova do Enem. Confira a seguir:

Os assuntos das provas do Enem

Como é de conhecimento comum, o exame do Enem é realizado em mais de um dia, sendo um dia dedicado à prova de Redação e os outros para diferentes provas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Abaixo, saiba mais sobre os assuntos que caem em cada uma dessas provas:

Assuntos da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Na prova de Ciências Humanas, o estudante vai encontrar 45 questões relacionadas a grandes temas como História, Geografia, Sociologia e Filosofia. É importante saber que essas questões costumam ter um perfil multidisciplinar, ou seja, são pensadas de tal maneira que desafiam o estudante a fazer conexões entre conteúdos de diferentes áreas para chegar à resposta certa.

Então, para se preparar para essa prova, uma boa ideia é mergulhar fundo nos conteúdos aprendidos nessas disciplinas. Não deixe de estudar assuntos como:

  • Os conflitos entre colonizadores e indígenas
  • Brasil colonial
  • Brasil república
  • os regimes políticos
  • as lutas dos negros no país (da escravidão até hoje)
  • os movimentos culturais
  • as grandes revoluções no mundo todo
  • a guerra pela independência
  • a luta por direitos
  • história do Brasil
  • questões ambientais.

Outro ponto importante sobre o Enem é que a prova costuma trazer perguntas sobre temas atuais, pautados pela sociedade no ano anterior, e comumente presentes em jornais e redes sociais. 

Assuntos da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Esta prova é um desafio de leitura e interpretação de texto. São 45 questões, como nas outras provas, trazendo temas relacionados à língua portuguesa, língua estrangeira, artes, literatura, educação física e tecnologias da informação e da comunicação.

Para se preparar para esta prova, uma boa dica é dominar as diferenças e semelhanças entre os diferentes gêneros textuais, as variedades linguísticas, linguagens artísticas, recursos expressivos do texto, texto argumentativo, norma padrão da língua portuguesa, literatura e os movimentos artísticos.

É nesta prova que se encontram as perguntas em língua estrangeira. O estudante pode optar entre fazer a prova em inglês ou espanhol. Também nesta prova, a ideia é avaliar a capacidade de interpretação de texto e leitura do candidato.  

Assuntos da prova de Matemática e suas Tecnologias

Esta prova traz questões de assuntos ligados a conhecimentos numéricos, geométricos, algébricos e de estatística e probabilidade e é considerada uma das mais desafiadoras por ser a única a propor 45 questões da mesma disciplina.

Nesta prova você poderá encontrar questões sobre razão, proporção, porcentagem, juros, figuras geométricas planas e espaciais, sequências, progressões, trigonometria, análise de dados estatísticos, medidas, gráficos e funções, equações e inequações, trigonometria, retas e circunferências.

Assuntos da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Esta prova, por sua vez, une questões de assuntos atrelados a disciplinas como Química, Biologia e Física.

Não deixe de estudar temas como fenômenos ondulatórios e oscilatórios, circuitos elétricos, reciclagem, recursos naturais, processos bioquímicos, genética, ecologia, reprodução, evolução, taxonomia, propriedade dos elementos, partículas, substâncias, o universo, termodinâmica, eletromagnetismo, radiação, transformação de energia, tabela periódica, recursos energéticos e minerais.

Assuntos da prova de Redação do Enem

Ao longo das últimas edições do Enem, a Redação costuma propor ao candidato temas ligados à atualidade, à realidade nacional.

Liberdade de expressão, ascensão do pensamento conservador, saúde pública, meio ambiente e desenvolvimento, porte de armas, produção e disseminação de notícias falsas, uso de agrotóxicos, privacidade de dados, populações prisionais, geopolítica internacional, por exemplo, são temas que podem cair na prova de Redação do Enem.

Esta prova avalia o candidato em relação a sua capacidade de argumentação, escrita, uso de recursos textuais, além do domínio do tema apresentado e a ideia construída e apresentada ao longo do texto.

Boas faculdades para entrar com a nota do Enem

A seguir, confira uma lista de boas faculdades, bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) nas quais você pode disputar uma vaga usando a nota do Enem para ingresso direto ou por meio do ProUni, programa do governo federal que concede bolsas de estudos.

Essas faculdades também tem como grande vantagem o fato de oferecerem mensalidades acessíveis, programas de financiamento, assim como toda a estrutura necessária para suportar as atividades dos variados cursos.

Conheça:

Veja também:

Como usar a nota do Enem pra entrar na faculdade

Agora que você já sabe o que estudar, conte para gente que curso pretende fazer e em qual faculdade gostaria de estudar! Deixe sua opinião nos comentários!

Comente