Saiba quando devem acontecer as inscrições do Encceja 2020, conheça outras datas importantes do exame e veja como prosseguir os estudos.

Quem não concluiu o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada tem a opção de conseguir seu certificado por meio do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). 

O participante que é aprovado em todas as disciplinas da prova fica habilitado para prosseguir os estudos na etapa seguinte, seja no ensino médio (para quem fez a prova do ensino fundamental) ou no ensino superior (para quem fez a prova do ensino médio).

Você está se preparando para o Encceja 2020? Quer saber qual será o período de inscrições? Veja todos os detalhes abaixo!

Até quando vão as inscrições do Encceja 2020?

Para conhecer as datas exatas de inscrição do Encceja 2020, precisamos aguardar a publicação do edital do exame, previsto para o mês de abril.

Mas é possível estimar as datas com base nos anos anteriores: se o Encceja de 2020 seguir o padrão das últimas edições, as inscrições serão abertas cerca de 2 semanas após a publicação do edital.

Portanto, as inscrições do Encceja 2020 devem acontecer entre os meses de abril e maio e a previsão é que elas fiquem abertas por cerca de 10 dias. 

Todos os prazos e datas serão informados pelo governo no site oficial do Encceja, que fica dentro do portal do Inep (instituto responsável pelas provas).

Quem pode fazer o Encceja?

Existem idades mínimas para se inscrever em cada etapa do exame:

  • Ensino fundamental: ter 15 anos ou mais no dia do exame
  • Ensino médio: ter 18 anos ou mais no dia do exame

Existe taxa para fazer o Encceja?

Não! A inscrição e a participação no Encceja são gratuitas.

Como se inscrever no Encceja 2020?

As inscrições são feitas pela internet, no site oficial do Encceja. 

Fique atento: para ter certeza de que você abriu o site oficial, verifique o endereço do site no topo de seu navegador. O endereço exibido deve terminar em “gov.br”.

Passo a passo da inscrição

No período estabelecido pelo edital, siga estes passos para efetuar sua inscrição:

  1. Acesse o site oficial do Encceja e clique na opção de inscrição.
  2. Informe seu CPF e sua data de nascimento. Em seguida, responda ao desafio que verificará que você não é um robô (não se preocupe, é algo bem simples) e clique em “Enviar”.
  3. O sistema exibirá automaticamente alguns dados seus. Se estiverem corretos, prossiga. Se houver algum erro, entre em contato com o Inep pelo telefone 0800 616161.
  4. Informe os demais dados pessoais solicitados e seu endereço. Prossiga.
  5. Informe se você precisará de atendimento especializado ou específico para fazer a prova (em caso de deficiência ou de situação especial).
  6. Verifique os dados exibidos e, se estiver tudo certo, prossiga. Caso contrário, clique em “Anterior” e faça a correção necessária.
  7. Marque o nível de ensino (fundamental ou médio) correspondente e as provas em que você busca certificação.
  8. Escolha onde você fará a prova e aponte a instituição em que você prefere solicitar seu certificado (caso você seja aprovado em todas as disciplinas) ou sua declaração parcial de proficiência (caso você passe em uma ou mais disciplinas da prova, mas não em todas).
  9. Confira seus dados mais uma vez e responda ao questionário socioeconômico.
  10. Informe seus dados de contato, cadastre uma senha e clique em “Salvar” ou “Finalizar”. A tela final exibirá seu número de inscrição (lembre-se de anotá-lo em algum lugar seguro).
  11. Confira as informações e clique em “Sair” ou “Imprimir” (se você quiser ter uma cópia da confirmação de inscrição).

Qual é a data da prova do Encceja 2020?

O Inep ainda vai definir a data de realização da prova do Encceja 2020, mas ela costuma ser aplicada em agosto.

O exame é normalmente realizado em um domingo, com provas ao longo do dia: das 8h às 13h e, depois, das 14h30 às 20h30.

Quando é divulgado o resultado do Encceja?

Os resultados do Encceja são publicados, normalmente, no mês de dezembro. A data exata, contudo, só é divulgada pelo Inep após a realização das provas.

Consegui o certificado! E agora? Onde estudar?

Você sabia que no Brasil quem termina uma faculdade ganha, em média, mais do que o dobro de quem tem apenas o ensino médio? Sim! É o que mostra um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Então, vale muito a pena prosseguir os estudos e buscar o tão sonhado diploma de ensino superior!

Para começar, guarde esta dica de ouro: ao pesquisar onde fazer uma faculdade, verifique sempre se a instituição de seu interesse é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Só instituições credenciadas por ele emitem diplomas válidos.

A fonte oficial para verificar universidades credenciadas é o portal e-MEC, do próprio Ministério. Mas podemos ajudar com algumas sugestões: listamos abaixo ótimas universidades que cumprem todos os requisitos do MEC, trabalham com várias formas de ingresso (vestibular, Enem etc.) e têm programas próprios de bolsas e descontos. Clique para saber mais:

Curtiu as opções? Não deixe de navegar pelos sites das faculdades acima e se informar sobre cursos, processos seletivos, mensalidades e descontos. Bons estudos!

Leia mais:

Veja quais foram as datas e como foi o Encceja 2019

Descubra quais são as faculdades mais rápidas de se cursar

Você vai fazer o Encceja 2020? E quer fazer uma faculdade depois? Qual? Deixe um comentário e conte para a gente!