Atualidades também caem na prova do Enem – Como se preparar

Enem — Escrito por

Nas provas do Enem o conteúdo das questões vai além do que se aprende durante o ensino fundamental e o ensino médio. O objetivo é avaliar o aprendizado adquirido durante anos de estudo, juntamente com o conhecimento do dia a dia e dos acontecimentos de grande repercussão dentro e fora do Brasil. Desta forma, a prova visa avaliar a capacidade de raciocínio do aluno e também seus conhecimentos gerais.

[Encontre os cursos e faculdades ideais para você]

A busca por novas informações deve ser constante, o aluno tem que saber opinar e aplicar uma visão crítica diante dos fatos que ocorrem em seu país e no mundo, sempre respeitando a cultura, raça, religião, sexo e idade.

A forma mais básica de se preparar para o tema Atualidades do Enem é ir atrás das principais notícias, seja assistindo um telejornal, lendo uma revista ou um jornal de bom reconhecimento e até mesmo buscando notícias constantes em sites na internet, prezando sempre pela segurança da informação acessada.

Ao se tratar do Enem 2012 é importante que o aluno domine as notícias que foram mais repercutidas no ano de 2011 e no 1º semestre de 2012. As questões que abordam temas atuais estarão relacionadas a fatos mais recentes que tiveram alguma importância para sociedade.

Exemplos de assuntos que costumam ser fortemente abordados são os relacionados aos conflitos religiosos, guerras, descobertas de novas tecnologias, criação de leis e acordos, mudanças ambientais, disputas políticas, entre outros.

O fato do candidato estar atualizado garante que parte da prova seja facilmente dominada, pois o Enem preza pela leitura e interpretação. A presença de charges, recortes de jornais e revistas, trechos de notícias da internet, propagandas, gráficos e tabelas é frequente. Se o candidato tiver conhecimento prévio do que está sendo abordado ou retratado na questão, ele não terá tanta dificuldade ao interpretar e encontrar a solução adequada.

Após abordar o assunto Atualidades torna-se impossível não comentar alguns outros tópicos que irão complementar os estudos daqueles que desejam obter sucesso durante a realização do Enem. Além de seguir as dicas já citadas, o candidato deve iniciar o processo de estudo e preparação intensiva para o Enem o quanto antes. Começar a estudar um mês antes não garantirá conhecimento suficiente. Outro ponto de grande relevância é a realização das provas anteriores, quanto mais praticar e conhecer o estilo das questões, mais segurança terá.

A redação é essencial para garantir o ingresso em uma boa universidade pública, então leia e escreva muito, busque pelos temas que já foram abordados, pesquise possíveis temas polêmicos e atuais. Tire da cabeça a ideia de que na hora de fazer uma redação você terá uma ideia genial e irá escrever, seguindo as regras exigidas, tendo como resultado um texto coeso com o tema.

Na realidade, quanto mais conhecimento o aluno for acumulando, melhor será seu desempenho. Só que não basta garantir o conhecimento. No momento de fazer as provas é preciso manter a calma e concentração. Nervosismo não garante um bom resultado, erros desnecessários podem ser cometidos.

Conheça mais dicas em: Como se preparar para o Enem 2012

Após seguir tudo que foi apresentado até agora, evite problemas extras. Procure manter-se informado de todas as datas, horários, prazos de inscrição/consulta, formas de acesso aos resultados, sites/telefones/e-mails de contato, não perca papéis e senhas, mantenha-se sempre adiantado em todos os processos e garanta toda a documentação necessária.

Para maiores informações, siga a página do MEC direcionada ao Enem.

Tags: ,

Comente